Você está visualizando atualmente Qual a relação entre álcool e refluxo

Qual a relação entre álcool e refluxo

Não importa a época do ano, o refluxo causado pelo consumo de álcool pode sempre ser um incômodo na vida dos pacientes. Seja em época de festas juninas ou Natal, é comum integrarmos o consumo de bebida alcóolica a estas datas festivas. E com isso, o tão conhecido refluxo pode aparecer. Por conta disso, no post de hoje falaremos sobre a relação entre o álcool e o refluxo!

O que é o refluxo?

Resumidamente, o refluxo é aquela sensação incômoda de queimação que sentimos no peito. Isso acontece principalmente por conta dos ácidos do estômago que acabam voltando para o esôfago, que não possui estrutura preparada para receber este tipo de substância.

As principais causas do refluxo são a má alimentação, a ingestão de álcool, a gravidez ou hérnias de hiato. E os sintomas são a queimação, ou azia, tosse, mau hálito, náuseas, indigestão, entre outros.

Qual a relação entre o refluxo e o consumo de álcool?

O consumo de álcool já faz parte da rotina de finais de semana de muitos brasileiros. Apenas de a maioria das bebidas alcóolicas não serem ácidas, ele é um verdadeiro vilão para quem sofre de refluxo.

Mas por que? Bom, o álcool pode  deixar a válvula que liga o esôfago ao estômago mais relaxada, e com isso a substância ácida do estômago tem mais facilidade de voltar ao esôfago. E assim acontece a queimação proveniente do refluxo. 

Como tratar?

Primeiramente, é claro, deve-se fazer a redução do consumo de álcool e adotar um estilo de vida mais saudável. Isso pode melhorar não só o refluxo mas também sua saúde de modo geral. Além disso, para aliviar os sintomas de queimação, pode ser feito o uso de antiácidos à base de hidróxido de alumínio ou de magnésio. Porém o uso destes componentes não deve ser contínuo, e sim para pequenas exceções, em casos de exagero do álcool ou comida.

Em caso de queimação recorrente e persistente, um médico deve ser consultado! Se não tratado, o refluxo pode evoluir para doenças mais sérias com tratamento mais complexo.

Por esse motivo, não deixe sua saúde em segundo plano! Em caso de refluxo recorrente, busque a ajuda de um profissional capacitado. Entre em contato comigo e agende sua consulta!