Os benefícios da vitamina D vem chamando cada vez mais atenção quando o assunto é saúde. E não é por menos, esse hormônio (sim, hormônio), desempenha diversas funções essenciais no nosso corpo.
No artigo de hoje, reuni os grandes benefícios da vitamina D. Vamos lá?
Hormônio D?
Bioquimicamente, “hormônio é uma molécula produzida por células especializadas de animais e secretada geralmente em pequenas quantidades na corrente sanguínea”.
Além disso, exerce um efeito fisiológico específico sobre uma, ou mais partes do corpo.
Para que a luz solar possa auxiliar a produção do HORMÔNIO D no organismo, o seu fígado e o seu rim devem estar funcionando perfeitamente e seus níveis adequados.
Isso vai permitir que além do metabolismo do cálcio e saúde óssea e dentária, várias outras ações como otimização da saúde cardiovascular, melhora da imunidade e prevenção de câncer.
No entanto, os benefícios da vitamina D não param por aí.
Ela influencia a ação, em média, de 8 a 10% dos nossos genes!Claro que não são os únicos responsáveis, mas é uma quantidade simbólica e que pode auxiliar, ou prejudicar, o nosso organismo.
Qual é a quantidade ideal de vitamina D?
Sinto lhe informar, mas a média que aparece nos exames laboratoriais, quase sempre não devem ser seguidas à risca.
Muitas pessoas, até mesmo profissionais, olham apenas o valor de referência.
Se fosse tão simples assim, por exemplo, você não precisaria de um médico. Qualquer um poderia olhar e tirar conclusões sobre seus exames, não é mesmo?
O que aparece, na denominada curva de gauss, é matemática pura, não quer dizer que é bom, ou ruim.
Segundo estudos, níveis mais altos de hormônio D, e não simplesmente a média, auxiliam o nosso corpo no combate ao câncer, à obesidade, ao diabetes e às doenças degenerativas.
LEIA TAMBÉM>>> Os perigos do consumo de álcool para jovens
E digo mais! Várias doenças ligadas ao processo de envelhecimento podem ser prevenidas se associarmos um estilo de vida saudável com níveis satisfatórios do hormônio D. Portanto, é como se fosse uma proteção a mais.
Atualmente, as pessoas estão trabalhando cada vez mais e em ambientes fechados, o que diminui o contato com a luz solar e acaba por nos impactar em nossa saúde de forma muito significativa!
Isso nos leva a uma grande dúvida: quais são as melhores fontes de vitamina D?
Acima de tudo, para ser sintetizada pelo organismo, é necessário se expor ao sol sem proteção.
Da mesma forma, não é recomendado ficar muito tempo exposto ao sol. Ache um meio termo, combinado?
- Salmão
- Atum
- Ovo
- Cogumelos
- Cereais e aveia
Em outros casos, a suplementação é o mais indicado. Isso deve ser feito em conjunto com um especialista para lhe orientar sobre o melhor tratamento para você.
Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre a VITAMINA D e seus benefícios! Me acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos exclusivos sobre saúde e longevidade saudável.
Até breve,
Dr. Francis Vinicius.