Se você é uma mulher se aproximando dos 40 ou 50 anos, há uma boa chance de que a menopausa esteja em sua mente.
A menstruação é uma parte natural da vida da maioria das mulheres — e quando chega, pode ser um período emocional por muitas razões diferentes.
A menopausa é causada por uma alteração nos níveis hormonais. Mas à medida que você se aproxima do seu último período, seus níveis de estrogênio caem, fazendo com que seus ovários parem de liberar óvulos a cada mês.
Mas as mudanças no corpo são ainda mais intensas, como compartilho no artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
Períodos menstruais irregulares
O sintoma físico mais reconhecível e significativo da menopausa é uma mudança nos seus períodos menstruais.
Você pode pular períodos ou fazê-los vir com mais frequência do que o habitual. Aliás, podem ser muito leves ou muito intensos. Eventualmente, você vai parar de menstruar completamente.
Ondas de calor e suores noturnos
As ondas de calor são episódios curtos em que de repente você sente muito calor e suor, principalmente no rosto, pescoço e peito.
Elas duram apenas alguns minutos, mas podem ser muito desconfortáveis, especialmente quando ocorrem à noite e causam transpiração excessiva.
Mudanças simples no estilo de vida podem ajudar no gerenciamento de ondas de calor e suores noturnos.
Vista-se em camadas, para que você possa remover uma camada quando precisar, mantenha um ventilador no quarto, e tente evitar alimentos ou bebidas que pareçam desencadear o calor (por exemplo, cafeína, comida picante).
Leia também::: As 10 melhores fontes de vitamina D
Dificuldade em dormir
Você pode achar que luta para dormir durante a menopausa — especialmente se tiver suores noturnos.
Além disso, entrar em uma boa rotina de dormir pode tornar o sono mais fácil para você. Você também pode tentar manter seu quarto fresco e usar roupas de cama em camadas que você pode tirar facilmente durante a noite.
Se você tiver um protetor de colchão, tente evitar materiais sintéticos ou de plástico, pois eles retêm o calor. Uma boa alternativa é um 100% algodão.
Secura vaginal
A diminuição do estrogênio pode causar secura vaginal, coceira e dor. Isso significa que o sexo pode se tornar mais desconfortável.
A saber, lubrificantes vaginais podem ajudar a combater isso, juntamente com o estrogênio vaginal. Outra alternativa é o laser vaginal, que melhora a produção de colágeno na região e favorece a lubrificação.
Alterações na pele
A menopausa pode causar algumas mudanças diferentes na pele. Você pode notar que ela fica mais seca ou aparecem mais espinhas.
Ossos enfraquecidos
A queda dos níveis de estrogênio contribui para a redução da densidade óssea em mulheres na pós-menopausa, o que significa que você terá um risco aumentado de osteoporose.
Isso, por sua vez, aumenta o risco de fraturas, por exemplo, pulso quebrado, quadril quebrado.
Existem muitos suplementos disponíveis para ajudar a prevenir ou tratar a osteoporose, incluindo suplementos de vitamina D e cálcio. Mas siga sempre a orientação de um profissional de saúde.
Sintomas psicológicos
Além dos sintomas físicos listados acima, é bastante comum experimentar mudanças de humor durante a menopausa. Você pode se sentir mais ansiosa, estressada e deprimida do que o normal.
Também pode ter problemas com sua memória e concentração e ter menos desejo por sexo.
Leia também::: Como o corpo reage ao estresse?
Converse com seu médico
Um ponto que deve ser frisado é que a menopausa é diferente para todos. Algumas mulheres estão bem com seus sintomas e isso não afeta muito o seu dia-a-dia.
Mas para mulheres que estão tendo dificuldade com seus sintomas, é importante conversar com seu médico. Com os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos, mudanças no estilo de vida podem ajudar.
Além disso, prefira uma alimentação saudável, pratique atividades físicas, tenha boas noites de sono, e evite ao máximo o estresse.
Ao seguir essas dicas, as mudanças durante a menopausa podem ser menos intensas, e você ter melhor qualidade de vida.
Espero por fim que tenham compreendido as mudanças que acontecem no corpo da mulher na menopausa e, para mais dicas e muita informação, me siga também no Instagram, Facebook e Youtube!