Você está visualizando atualmente <strong>O que são radicais livres? É possível prevenir a formação?</strong>

O que são radicais livres? É possível prevenir a formação?

Os radicais livres são naturalmente produzidos pelo nosso corpo durante os processos metabólicos. Porém, a produção excessiva dessas moléculas causa danos ao organismo, sendo o efeito mais conhecido o envelhecimento precoce. 

Mas se engana quem pensa que os radicais livres são apenas vilões para nossa saúde! 

Para entender o que eles são e como mantê-los sob controle, continue essa leitura.

O que são os radicais livres?

Considerados como moléculas reativas e instáveis, os radicais livres circulam pelo nosso corpo buscando roubar elétrons de outras moléculas para atingir a estabilidade. Chamamos esse processo de estresse oxidativo

E em situações ideais, o nosso corpo produz substâncias chamadas de antioxidantes, os quais dariam conta de manter o estresse oxidativo sob controle.

Mas o grande problema é que algumas pessoas não conseguem produzir enzimas antioxidantes suficientes. E isso pode acontecer devido a alguns fatores externos ou por causa dos nossos hábitos. 

O que aumenta a produção de radicais livres?

Basicamente, os radicais livres se formam a todo o tempo, inclusive ao respirarmos. Por isso, não é possível prevenir sua formação. Mas o que eu indico é que você tenha hábitos que diminuam sua formação, melhorando o equilíbrio do corpo. 

Dentre os fatores que mais causam o aumento dessas moléculas, posso destacar aqui:

  • Poluição
  • Agrotóxicos 
  • Tabagismo
  • Álcool 
  • Alimentos industrializados

Você pode gostar também::: Sensibilidade ao glúten: sintomas e sinais para ficar de olho

Como diminuir o estresse oxidativo?

A longevidade saudável é uma escolha que fazemos todos os dias, através das nossas escolhas alimentares e a inclusão de exercícios físicos na rotina. E isso é fundamental na prevenção do estresse oxidativo. 

E para isso, algumas trocas inteligentes fazem toda a diferença. Dentre elas, consumir alimentos orgânicos, fugir de ambientes poluídos e dos alimentos ricos em conservantes é ideal. 

Mas eu sei que essas trocas podem ser difíceis de fazermos quando há tantas opções ao nosso redor. E tudo fica ainda mais difícil quando nós não sabemos muito bem por onde começar. Logo, o seu médico nutrólogo pode ser o seu melhor amigo nesse momento. 

Ajudar você a buscar formas de viver uma vida plena, longa e livre de doenças é a minha missão como médico. E se você busca começar a viver melhor e com mais qualidade, saiba que posso ajudá-lo, o link para agendar sua primeira consulta comigo está logo abaixo.




francis agendar