Você está visualizando atualmente Qual é a relação entre queda de cabelo e vitamina D

Qual é a relação entre queda de cabelo e vitamina D

A vitamina D também é considerada um hormônio e exerce funções no crescimento dos folículos capilares, logo, o seu declínio está relacionado à queda de cabelo.

AGENDE SUA CONSULTA COMIGO 

A vitamina do sol – vitamina D – é um hormônio que tem ação muito grande sob o nosso organismo, dentre elas:

  • Regeneração pós musculação e  auxíio no ganho de massa magra
  • Melhora da imunidade
  • Previne infecções
  • Melhora a saúde da pele e cabelos
  • Melhora o humor e tem um papel importante no tratamento de ansiedade e depressão

Fatores que levam à queda de cabelo

Mas antes de falarmos mais sobre esse hormônio, eu gostaria de salientar que a perda de cabelos está associada a diversos fatores. Podemos destacar três:

  • Hormonal

Homens, por exemplo, estão mais expostos à queda de cabelo devido a testosterona.  Hormônio que quando convertido pelo organismo promove o enfraquecimento dos fios.

  • Emocional

O estresse é um dos maiores causadores da queda de cabelos, bem como a ansiedade e a depressão.

  • Fatores nutricionais

A falta de uma alimentação rica em nutrientes reflete na nossa saúde e aparência. E a falta de vitamina D está diretamente associada à queda de cabelos. Neste artigo eu irei explicar melhor este último fator.

O poder dos probióticos além das funções intestinais

A vitamina D e a saúde do nosso cabelo

A principal função que a vitamina D exerce, relacionada aos nossos cabelos, é no seu crescimento. Dessa forma, ela estimula o nascimento folículos capilares e auxilia em um ciclo de crescimento saudável dos fios.

A alopecia areata, condição onde há a perda total de cabelo em algumas regiões do couro cabeludo, também pode ser causada por deficiência de vitamina D.

Quais os níveis de vitamina D para prevenir a queda de cabelo?

Os níveis ideais ainda são tópico de discussão entre os especialistas. Mas eu geralmente considero saudáveis níveis mínimos de 40 a 60 ng/mL. Pessoas com uma quantidade de vitamina D que variam entre 20 até 30 ng/mL, eu geralmente aconselho a buscarem por suplementação.

Ainda, existem fatores externos que podem atrapalhar a absorção. Por exemplo, pessoas de pele negra podem ter mais dificuldade em absorver esse hormônio através da exposição solar. E fatores como obesidade, sedentarismo e consumo de álcool também diminuem a sua absorção.

Como consumir vitamina D?

A fonte mais famosa de vitamina é o sol. O qual, ao atingir a pele, estimula a síntese desse hormônio no organismo humano. Mas também é possível conseguir esse nutriente através de alimentos como peixes, queijos, cogumelos e na gema do ovo.

Mas para bons níveis que evitem, por exemplo, a queda de cabelo, precisamos manter os exames em dia. Dessa forma você e o seu médico saberão quando existe a necessidade da sua suplementação.

E se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre suplementação, saúde integrativa e longevidade saudável, te convido a se inscrever no meu canal no youtube! Lá eu posto vídeos toda a semana sobre assuntos relevantes envolvendo saúde e medicina.

CONHEÇA O MEU CANAL NO YOUTUBE