Você está visualizando atualmente Mitos e verdades sobre o refluxo

Mitos e verdades sobre o refluxo

Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), mais da metade da população brasileira relata problemas associados ao estômago, como o refluxo. Mas o incômodo causado pelo refluxo pode muitas vezes ser confundido com com a má digestão. E é por isso que neste post vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre o refluxo, fique ligado!

O que é

O refluxo, popularmente conhecido como azia, acontece quando o conteúdo gástrico retorna para o esôfago, que não é preparado para receber estas substâncias ácidas. Esse conteúdo também pode alcançar a boca, gerando alterações dentárias.

Em crianças pequenas, ele pode ocorrer por conta da fragilidade dos tecidos presentes entre a transição entre estômago e esôfago, porém, na maioria das vezes, esse problema desaparece sozinho.

O tratamento utilizado em problemas de refluxo é a adoção de uma alimentação mais saudável e adequada, com algumas restrições, juntamente com medicamentos que controlam a secreção ácida produzida pelo estômago.

Essa doença tão comum, principalmente em pessoas mais velhas, ainda gera muitas dúvidas, e por isso hoje vamos esclarecer algumas delas:

Mitos e verdades sobre o refluxo

1. Ele causa apenas os sintomas de queimação, azia e vômitos

– MITO: outros sintomas podem se fazer presentes. Como a tosse, rouquidão, asma e catarro.

2. Gordura abdominal pode causar refluxo.

– VERDADE: A gordura abdominal e a obesidade podem ocasionar em refluxo, por conta da pressão exercida dentro do estômago, o que auxilia no aparecimento da doença.

3. Chocolate, álcool e café podem aumentar os sintomas.

– VERDADE: estes são alimentos capazes de afrouxar o esfíncter inferior do esôfago. Este é um músculo que fica na passagem do esôfago para o estômago.

4. Pães e carboidratos podem aumentar o refluxo.

– VERDADE: Os carboidratos mais pesados aumentam a produção do ácido do estômago, e também ficam na lista de alimentos a serem evitados.

5. Esta doença pode estar associada à alguma doença cardíaca.

– MITO: O refluxo e doenças cardíacas podem ter sintomas parecidos, como a dor na região do tórax. Porém não existe nenhuma relação entre as duas doenças. É extremamente importante consultar um médico para identificar a doença causadora da dor.

6. Enquanto estiver dormindo, não sofrerei os sintomas.

– MITO: É muito comum a pessoa ter refluxo ao dormir. Isso porque está na posição horizontal, o que facilita o retorno das substâncias gástricas. Isso acontece principalmente quando o paciente faz uma refeição muito pesada antes de ir deitar.

7. Ter hérnia de hiato é a mesma coisa que ter refluxo.

MITO: A hérnia de hiato é uma modificação anatômica que facilita a ocorrência do refluxo. É comum pacientes com refluxo apresentarem hérnia de hiato, porém muitos pacientes com a hérnia não apresentam refluxo.

Esta é uma doença que pode ser confundida com outras com potencial mais grave. Por isso é extremamente importante que um médico seja consultado, para que possa fazer o diagnóstico e passar o tratamento correto.

Espero que estas curiosidades de hoje tenham lhe ajudado a sanar algumas dúvidas. Em caso de sintomas, não deixe de consultar um médico capacitado. Entre em contato comigo e agende sua consulta! Um abraço e até a próxima, Dr. Francis.