Quando nossas vias aéreas estão inflamadas, elas se tornam mais estreitas, o que pode causar uma doença pulmonar chamada asma. E saber quais alimentos quem sofre asma pode consumir é uma forma de neutralizar os sintomas.
Ela é uma das doenças crônicas mais comuns que afetam as crianças, embora os adultos também possam ter. Embora não seja possível determinar todas as suas causas, muitas vezes a asma está relacionado a fatores genéticos, ambientais e ocupacionais.
Embora não haja cura conhecida, existem, no entanto, maneiras de tratar temporariamente os sintomas quando eles ocorrem. Se você produz muito muco, tem dificuldade para respirar, está constantemente respirando com dificuldade ou sente um aperto no peito, esses superalimentos podem ajudar.
1. Abacate
O abacate, com seus altos níveis de L-glutationa, protege nossas células dos danos dos radicais livres (como a histamina). Esta fruta pode ser preparada de várias maneiras e é considerada “a mestre dos antioxidantes”.
2. Mel
Misturar uma colher de chá de mel em uma xícara de água morna (três vezes ao dia) remove o catarro da garganta e trata os sintomas da asma. Da mesma forma, também reduz os níveis de colesterol, previne e trata a gengivite e digere a gordura pré-acumulada.
3. Couve
A couve tem mais vitamina C por xícara do que uma laranja inteira. Esta vitamina reduz a contração muscular em nossas vias aéreas. Por exemplo, este vegetal também é carregado com beta-caroteno, um fitoquímico antioxidante que, além de aliviar os sintomas da asma, também contém níveis compactos de vitamina A, vitamina K, vitamina C, B6, manganês e muito mais.
4. Café
Da mesma forma, a cafeína pode abrir as vias respiratórias dos pulmões por até quatro horas, o que pode aliviar os sintomas da asma, como chiado, aperto no peito e falta de ar. O café pode tratar imediatamente os ataques ou sintomas de asma à medida que acontecem, tornando mais fácil para você respirar.
5. Espinafre
O espinafre é amplamente considerado o “rei dos superalimentos” porque é recheado com vitamina C, beta-caroteno, vitamina E, potássio, zinco, ferro, cálcio e magnésio. A deficiência de magnésio é comum entre aqueles que sofrem de asma, pois a vitamina pode ajudar na resistência das vias aéreas.
6. Banana
Comer uma banana por dia reduz os sintomas de asma porque podem prevenir a formação de radicais livres. Provavelmente porque bananas, ricas em potássio e fibras, podem ajudar a baixar a pressão arterial.
7. Alho
O alho melhora a congestão pulmonar, reduz a inflamação das vias aéreas e combate as infecções pulmonares. Isso se deve em grande parte à vitamina C, que neutraliza as moléculas que causam a constrição das vias aéreas. Portanto, prepare uma mistura saudável: esmague três dentes de alho, acrescente a duas xícaras de água quente, ferva até sobrar uma xícara, deixe descansar por cinco minutos e divirta-se!
8. Água
Sim, água. Não ter vapor de água suficiente nos pulmões faz com que as vias aéreas se contraiam. Isso fornece muco, que (em conjunto com a constrição) forma ataques e sintomas de asma.
9. Gengibre
Além de estimular o sistema imunológico, o gengibre também ajuda a tratar a asma — e a manter o trato respiratório sob controle. Por exemplo, junto com o relaxamento dos músculos das vias aéreas, os níveis de captação de cálcio são regulados, o que diminui os ataques de asma.
Fique atento aos alimentos para a asma
Mas, certifique-se de que você não é alérgico a nenhum dos alimentos listados aqui. E não é necessário adicionar todos à sua dieta, mas colocar alguns deles no seu cardápio diário pode trazer benefícios enormes à sua saúde.
Portanto, se você sofre de asma, invista nestes superalimentos. Mas lembre-se sempre de seguir também as orientações de seu médico. Ele saberá indicar melhores tratamentos e evitar que os problemas respiratórios possam ser potencializados.
Então, se gostou de nossas dicas sobre alimentos para asma, o convido a assistir ao meu vídeo sobre alimentos que nos dão melhor qualidade de vida. Tenho certeza que vai adorar! E não esqueça se ativar o sininho e seguir meu canal!