Doutor, quem tem asma pode fazer exercícios físicos? Por diversas vezes já recebi essa pergunta, seja por meio das redes sociais ou de pessoas em meu consultório. E a resposta é sim!
Entretanto, se você sobre de asma, não se preocupe tanto, que você não está sozinho. A asma é uma das doenças crônicas mais comuns entre crianças e adultos. Somente no Brasil, estima-se que existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos.
Mas, por mais que a resposta sobre a prática de atividades físicas por asmáticos possa parecer simples, diversos fatores precisam ser considerados.
Pessoas que sofrem com a asma devem tomar alguns cuidados especiais quando forem praticar algum exercício físico. Em primeiro lugar, devem observar a característica de cada atividade, considerando sempre suas particularidades.
E é sobre os benefícios, cuidados e orientações que abordo nesse artigo. Afinal de contas, há tantos mitos e verdades sobre a asma que é natural existirem dúvidas. Vamos lá?!
Os benefícios à saúde
Os exercícios podem ajudar a melhorar os sintomas da asma a longo prazo, além de melhorar a saúde geral.
Porém, algumas formas de exercício podem causar crises de asma, levando a respiração ofegante ou aperto no peito. Entretanto, as pessoas podem evitar os sintomas ou ataques de asma usando técnicas específicas e participando de atividades adequadas.
Desde que a asma de uma pessoa esteja sob controle, os exercícios podem oferecer muitos benefícios à saúde.
Os exercícios podem ajudar na asma?
Toda atividade física, quando bem executada, pode melhorar a saúde cardíaca e a função pulmonar. Em geral, os exercícios oferecem vários benefícios à saúde, como melhorar a saúde do coração, estimular a saúde mental e reduzir o risco de muitos problemas de saúde.
Pessoas com asma também podem notar outros benefícios específicos para a saúde, incluindo:
- Melhora a função pulmonar, o que aumenta a resistência geral e reduz o tempo que uma pessoa leva para sentir falta de ar
- Perda de peso, o que pode reduzir o risco de ataques de asma
- Melhora da função do sistema imunológico, o que reduz o risco de infecções respiratórias superiores que podem desencadear sintomas de asma
- Melhora do humor e redução do estresse, o que pode diminuir os sintomas da asma
Além disso, a prática de atividade física, para qualquer pessoa, permite aumento dos níveis de energia ao longo do dia. Também auxilia na melhoria dos níveis de açúcar no sangue, protege o cérebro de doenças relacionadas à idade, e fortalece nossos ossos e músculos.
LEIA MAIS>>> Quais alimentos quem sofre de asma pode consumir?
Quais os exercícios que podem ser praticados?
Pessoas que sofrem com a asma podem descobrir que aumentar lentamente seu nível de exercício reduz o risco de crises. Por exemplo, exercícios que se concentram na promoção da capacidade pulmonar e na regulação da respiração podem ser especialmente benéficos.
Os exercícios e atividades que oferecem a uma pessoa curtos períodos de atividade com descanso entre eles podem funcionar bem. Exercitar-se dessa maneira permite que a pessoa seja ativa e melhore sua resistência e força sem colocar muita pressão sobre os pulmões.
Por isso, listo como benéfico para quem tem asma fazer os seguintes exercícios:
Ioga
A ioga ajuda a pessoa a se concentrar na respiração. A respiração controlada e rítmica durante o exercício pode ajudar a aumentar a capacidade pulmonar de uma pessoa. Ao mesmo tempo, aumenta a força muscular para um condicionamento físico geral.
A ioga e a respiração rítmica também podem ajudar a diminuir os níveis de estresse de uma pessoa. A saber, o estresse é um gatilho para asma em muitos pacientes. Portanto, reduzir o estresse pode ajudar a reduzir as crises de asma.
Natação
A natação resulta na inalação de ar quente e úmido, o que é bom para pessoas com asma. Além disso, a natação também pode ajudar no controle da respiração. Por ser uma atividade suave, e as pessoas podem trabalhar no sentido de fazer sessões mais intensas à medida que sua forma física e a capacidade pulmonar melhoram.
Outras formas de exercício
Por exemplo, os exercícios leves a moderados também funcionam bem. Em especial quando envolvem movimentos constantes. Isso melhora os níveis de resistência e evita o esforço excessivo dos pulmões. Exemplos incluem:
- Andar de bicicleta
- Caminhar
- Corridas leves
- Usar as escadas ao invés do elevador
Outros exercícios e atividades mais extenuantes não são necessariamente ruins para a asma, mas é melhor que cada indivíduo converse com um médico antes de decidir o melhor exercício para eles.
Então, o médico pode aconselhar sobre os riscos de esportes específicos, como corrida, basquete ou futebol, e como controlar os sintomas durante essas atividades.
Pratique atividades físicas
Ao iniciar qualquer atividade física, evite as de alta intensidade, pelo menos até que tenha adquirido resistência. Correr ou jogar futebol, por exemplo, podem ser demais para uma pessoa com asma se ela não estiver acostumada a se exercitar.
Portanto, também é fundamental prestar atenção ao corpo durante o exercício. Pois, se uma determinada forma de atividade física está causando uma crise, a pessoa deve parar de fazer a atividade até que seus sintomas estejam sob controle.
Gostou do artigo? Então, quem tem asma pode fazer exercício físico sim. Não só podem, como devem! E para mais informações sobre esse tema, confira o vídeo que postei no meu canal no Youtube. E não esqueça de deixar seu like!
Um abraço e até a próxima!