A asma afeta cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil e é a principal doença crônica em crianças. Por conta disso, há muitos mitos e verdades sobre a asma.
Ela causa inflamação ou inchaço nas vias respiratórias, o que leva a sintomas como aperto no peito, respiração ofegante, dificuldade para respirar e tosse.
Embora a asma seja bastante comum, há muitos conceitos errados sobre a doença, como é tratada e como afeta a vida cotidiana de uma pessoa. Por isso, aqui estão mitos e verdades sobre a asma, juntamente com os fatos, sobre como viver com essa condição.
Mito 1: Seu filho não deve fazer exercícios se tiver asma
Quando seu filho tem asma, é importante evitar os gatilhos, como pólen, fumaça de cigarro e mofo. Mas uma coisa que as crianças não devem evitar é o exercício.
A atividade física é importante para o bem-estar geral. Se os exercícios fizerem com que a asma de seu filho aumente, converse com seu médico. Ele ou ela pode prescrever um medicamento de ação curta que seu filho pode inalar antes do exercício para prevenir os sintomas.
Beba bastante água e reserve algum tempo para se aquecer e esfriar antes e depois dos exercícios. Existem atletas olímpicos e profissionais com asma – a chave é mantê-la sob controle.
Mito 2: Remédios para asma só durante um ataque
Existem medicamentos chamados de alívio rápido, ou “resgate”, que só precisam ser tomados durante um ataque de asma.
No entanto, se o médico prescrever um medicamento de controle, certifique-se de que ele será tomado conforme as instruções. Os medicamentos controladores ajudam a reduzir a inflamação nas vias respiratórias para evitar que um ataque de asma aconteça.
A maioria dos medicamentos de controle funciona melhor se você tomá-los todos os dias, mesmo nos dias em que não apresenta sintomas.
Mito 3: A asma afeta apenas crianças, e então elas crescem
A asma geralmente começa durante a infância, mas afeta pessoas de todas as idades. Muitas pessoas pensam que as crianças crescem com asma, mas isso não é exatamente verdade.
Muitas pessoas que têm asma na infância melhoram à medida que envelhecem, mas os sintomas podem piorar novamente na idade adulta.
Leia também: Nariz entupido e descongestionantes nasais
Mito 4: A asma vem e vai
A asma é uma condição crônica. Mesmo quando você se sente bem, ele ainda está lá. Por isso, o objetivo do tratamento da asma é controlar a doença para que você possa viver sua vida diária com poucos sintomas, se é que há algum.
Fale com o médico, siga um plano de tratamento e evite os gatilhos que podem causar um ataque de asma. Embora não exista uma cura para a asma, trabalhar com seu médico para encontrar o plano de tratamento certo pode ajudar a viver uma vida normal com sintomas raros e crises.
Mitos e verdades sobre a asma
Além dos mitos e verdades sobre a asma que citamos, há vários outros. Por isso, o mais importante é buscar orientação médica. Somente o profissional de saúde saberá indicar o melhor tratamento, por meio de um diagnóstico completo.
Entre os mitos e verdades sobre a asma, a falta de ar geralmente lembrada. Ela é uma verdade que pode ocorrer durante uma crise e, mais informações sobre a falta de ar, podem ser consultadas neste outro artigo que escrevi especialmente sobre o tema. Boa leitura!