Você está visualizando atualmente Melhores alimentos para controlar a rinite

Melhores alimentos para controlar a rinite

Quando você pensa em alimentos e alergias, pode pensar em manter alguns deles fora de sua dieta para evitar uma reação adversa. Mas a conexão entre alimentos para rinite é vasta e permite reduzir os terríveis sintomas de quem sofre desse mal.

A rinite alérgica costuma ocorrer apenas durante certas partes do ano — geralmente na primavera ou no verão. Ela se desenvolve quando o sistema imunológico reage exageradamente aos alérgenos, como o pólen das plantas, o que resulta em muita congestão, espirros e coceira.

Embora o tratamento geralmente envolva medicamentos, as mudanças no estilo de vida também podem ajudar a aliviar seus problemas. Adicione certos alimentos à dieta pode veja como eles ajudam a aliviar sintomas como nariz entupido e lacrimejamento

Desde a redução da inflamação até o fortalecimento do sistema imunológico, há uma série de opções dietéticas que ajudam a mitigar o sofrimento das alergias sazonais. Aqui está uma lista de alimentos que você pode experimentar:

1. Frutas cítricas

Embora seja uma velha história de que a vitamina C previne a gripe, ela pode ajudar a reduzir a duração de um resfriado, além de oferecer benefícios para quem sofre de alergias e rinite. 

Comer alimentos ricos em vitamina C demonstrou diminuir a rinite alérgica. Portanto, durante a estação das alergias, fique à vontade para se abastecer de frutas cítricas com alto teor de vitamina C, como laranja, limão, lima, pimentão e frutas vermelhas.

2. Cúrcuma

A cúrcuma é conhecida como uma potência antiinflamatória por um bom motivo. Seu ingrediente ativo, a curcumina, tem sido associado à redução dos sintomas de muitas doenças causadas por inflamação e pode ajudar a minimizar o inchaço e a irritação causados ​​pela rinite alérgica.

Embora os efeitos da cúrcuma nas alergias sazonais não tenham sido estudados extensivamente em humanos, as pesquisas são promissoras. A cúrcuma pode ser ingerida em comprimidos, tinturas ou chás — ou, é claro, ingerida em alimentos. 

3. Tomates

Embora os cítricos tendam a ter toda a glória quando se trata de vitamina C, os tomates são outra excelente fonte desse nutriente essencial. Um tomate de tamanho médio contém cerca de 26% do valor diário recomendado de vitamina C.

Além disso, o tomate contém licopeno, outro composto antioxidante que ajuda a reprimir a rinite. O licopeno é mais facilmente absorvido pelo corpo quando é cozido, então escolha tomates enlatados ou cozidos para um impulso extra.

4. Salmão e outros peixes oleosos

Um peixe por dia poderia evitar os espirros? Há algumas evidências de que os ácidos graxos ômega-3 dos peixes podem aumentar sua resistência à alergia e até melhorar a asma.

Um estudo alemão de 2005 descobriu que quanto mais ácido graxo eicosapentaenóico (EPA) as pessoas tinham na corrente sanguínea, menor o risco de sensibilidade alérgica ou rinite.

Outro estudo mais recente mostraram que os ácidos graxos ajudaram a diminuir o estreitamento das vias aéreas que ocorre na asma e em alguns casos de rinite. Esses benefícios provavelmente vêm das propriedades antiinflamatórias do ômega-3.

5. Cebolas

A cebola é uma excelente fonte natural de quercetina, um bioflavonóide que você pode ter visto vendido como suplemento. Algumas pesquisas sugerem que a quercetina atua como um anti-histamínico natural, reduzindo os sintomas de alergias sazonais. 

Além disso, as cebolas também contêm vários outros compostos antiinflamatórios e antioxidantes, não há como errar ao incluí-los na dieta durante a estação das alergias.

Alimentos para a rinite

O desabrochar e a floração da primavera podem ser uma coisa linda, mas para quem sofre de rinite, é também uma época de muita coceira no nariz. Por isso, colocar os alimentos listados em sua dieta pode contribuir para reduzir os efeitos das alergias.

Esses alimentos não devem substituir nenhum tratamento indicado pelo médico, mas podem ajudar como parte de seu estilo de vida geral. Use alimentos para a rinite e permita a redução a inflamação e a reação alérgica, garantindo maior qualidade de vida para você, seja do ponto de vista de dar fim à coceira no nariz, ou pela melhora na alimentação.