Você está visualizando atualmente É possível ter qualidade de vida com a rinite?
man with runny nose on white background, in blue toning, ill with laryngitis

É possível ter qualidade de vida com a rinite?

A rinite alérgica é uma doença do nariz, resultante da reação inflamatória das mucosas nasais quando expostas à substâncias que o organismo identifica como estranhas.

Como ocorre a rinite?

O nariz é responsável por proteger o corpo de substâncias alérgicas, e impedir que estas cheguem aos nossos pulmões. As reações que temos ao entrar em contato com essas matérias, como coriza, espirros e bloqueio da via aérea nasal fazem parte deste mecanismo de defesa, e estes sintomas são reversíveis.

O impacto na qualidade de vida

A partir da pesquisa da recorrência dos sintomas é avaliada a intensidade deste problema, e junto à isso também é avaliada progressão da eficácia do tratamento realizado.

Apesar de ser uma doença não considerada grave, a rinite alérgica pode influenciar muito na qualidade de vida do paciente, podendo afetar o sono, o rendimento no trabalho e estudos e demais atividades do dia a dia.

Sono: Por causar dificuldades para respirar, a rinite alérgica pode impactar muito no sono do paciente. Isso pode causar o cansaço durante o dia, irritabilidade, problemas na memória e cognitivos em atividades diárias. Além disso, estas alterações no sono podem comprometer o aprendizado, atenção e comportamento de crianças e adolescentes.

Rendimento: Cerca de 60% dos pacientes com rinite sazonal e 40% dos pacientes com rinite permanente relatam danos ao rendimento no trabalho. Dentre os problemas causados pela rinite que afetam o desempenho no trabalho estão a dor de cabeça, cansaço, baixo rendimento e falta de concentração.

Demais atividades: Pessoas com a rinite alérgica, principalmente crianças, tendem a sofrer por conta da limitação de atividades que a rinite pode impôr. Por exemplo no ambiente escolar a criança pode ser privada de certas atividades que envolvam contato com alérgenos. Na vida adulta um grande número de pessoas relata embaraço e frustração  por ter de carregar consigo lenços e ter necessidade  de assoar ou coçar o nariz repetidamente.

Tratamento da rinite alérgica

Qualquer tratamento que ajude na diminuição dos sintomas, principalmente na obstrução é bem vindo. Apesar de que evitar ambientes alérgenos seja uma ótima solução, muitas vezes é impossível, por exemplo na escola ou trabalho. Na maioria das vezes o uso de anti-histamínicos (de preferência os de segunda geração) e corticosteróides intranasais será a melhor solução. Normalmente os corticosteróides são a melhor solução para a desobstrução nasal.

A rinite alérgica é um mal que atinge muitas pessoas e influencia na qualidade de vida desses pacientes. É de extrema importância que se consulte um médico para verificar os melhores tratamentos para cada pessoa. Na hora de prescrever um tratamento existem vários fatores a serem considerados, por isso busque ajuda de um médico capacitado.

Enfrentando problemas com a rinite? Entre em contato e marque uma consulta com o Dr. Francis!