Você está visualizando atualmente Sintomas respiratórios de covid-19: quando procurar ajuda?

Sintomas respiratórios de covid-19: quando procurar ajuda?

Os sintomas de covid-19 são os de uma gripe ou resfriado. Nesse post você vai saber quando deve procurar ajuda e quando deve ficar em casa.

Quais os sintomas de covid-19?

Sinais como febre, tosse, coriza e falta de ar fazem o paciente se incluir no grupo de casos suspeitos de Covid-19. O Ministério da Saúde orienta que todos aqueles que apresentarem estes sintomas fiquem em isolamento domiciliar por 14 dias, e só procure ajuda médica caso os sintomas se agravarem. Além disso, a Organização Mundial da Saúde também orienta que todos aqueles que residem com o possível infectado, também pratiquem o isolamento por duas semanas.

Tenho sintomas de resfriado, o que fazer?

Se você apresenta sintomas leves de resfriado, fique em casa. Ao fazer isso você evita se deslocar até a unidade de atendimento, na qual poderia infectar o(a) motorista até lá (caso tenha usado táxi ou algum aplicativo de transporte), o(a) recepcionista da emergência, o(a) enfermeiro(a), o(a) médico(a), pacientes da sala de espera, laboratorista, farmacêutico etc..

Nesse caso, se você estiver mesmo com a Covid-19, o médico irá te comunicar que você está estável e te indicará a voltar caso apresente sintomas de alarme. Ele te indicará também que fique em casa 14 dias avaliando seus sintomas. Assim como você poderia ter feito já inicialmente.

Mas com essa ida à emergência, além de você poder ter infectado um grande número de pessoas, caso fosse positivo para o Corona Vírus, também pode ter colocado você e toda sua família em risco. Caso você fosse negativo para o Covid-19,  você teria se exposto ao vírus na unidade de atendimento e também precisará ficar em isolamento por duas semanas por conta disso.

Estou em isolamento, o que fazer nesse período?

Durante os 14 dias de isolamento, é importante ficar atento à evolução dos seus sintomas. Manifestações leves como coriza e tosse por diversos dias não é alarmante. Porém, se houver presença de febre incessante e tosse que acompanha desconforto respiratório, procure atendimento médico.

Os sintomas de covid-19 pioraram, e agora?

Caso você já esteja com os sintomas, em isolamento e apresente falta de ar, tosse forte ou febre que não melhora mesmo com o uso de dipirona ou paracetamol, procure ajuda médica.

Para saber mais sobre o Covid-19 e outras curiosidades, fique ligado às nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/drfrancisvinicius/

Facebook: https://www.facebook.com/drfrancisvinicius