Você está visualizando atualmente 5 sintomas da fadiga crônica que vão além do cansaço

5 sintomas da fadiga crônica que vão além do cansaço

A fadiga crônica é uma condição em que você sente um cansaço persistente e que não vai embora, mesmo após uma noite de sono. 

Esta é uma condição multifatorial e que geralmente tem raízes em desequilíbrio hormonais, deficiência de vitaminas, maus hábitos alimentares e de vida, além do sedentarismo. 

Mas se engana quem acredita que a fadiga crônica é apenas um cansaço, ou pior, preguiça. Na verdade, ela é uma condição complexa e que se manifesta de diversas formas. E para ajudá-lo a identificar essa questão, abaixo você pode alguns sinais de que é hora de se consultar com um profissional:

francis agendar

1. Sono de baixa qualidade pode ser um sinal de fadiga crônica

Pode até parecer contraditório o fato de se sentir cansado mas não conseguir dormir um sono de boa qualidade. Mas isso é muito comum. Inclusive, demorar muito tempo para pegar no sono, sofrer com constantes interrupções ou passar noites em claro podem ser tanto um fator que contribui para a fadiga crônica, quanto um fator causador.

E se você sofre para conseguir dormir bem, recomendo a leitura do meu e-book gratuito:

O-PODER-DE-UMA-BOA-NOITE-DE-SONO

2. Problemas de memória e concentração também são alertas para a fadiga crônica

    Quando sofremos com esta condição, o nosso sistema cognitivo para de funcionar de forma adequada. Isso é um mecanismo de defesa desencadeado pelos desequilíbrios que a fadiga crônica causa. Nesse sentido, você pode experienciar: 

    • Memória de curto prazo comprometida 
    • Dificuldade em manter o foco nas suas tarefas 
    • Confusão mental 
    • Dificuldade em assimilar novas informações
    • Raciocínio mais lento

    3. Prisão de ventre 

    Existe uma estrutura muito curiosa no nosso organismo conhecida como “eixo cérebro-intestino”. E ela representa a ponte de comunicação entre o cérebro e o intestino, dessa forma, quando há algum problema em algum deles o outro também pode sofrer com sintomas. Nesse sentido, a fadiga crônica está profundamente ligada ao nosso cérebro, dessa forma, podem haver ruídos nessa comunicação, como a dificuldade em ir ao banheiro.

    4. Sensibilidade a luz ou barulhos

    Como a fadiga crônica é uma condição ocasionada por uma combinação de fatores, ela tende a nos deixar mais irritados e indispostos. Isso faz com que nos tornemos hipersensíveis a alguns estímulos, como música alta, luzes ou sons do cotidiano. 

    5. Dores pelo corpo

    As dores são uma das formas que o nosso cérebro encontra de sinalizar que há desequilíbrios no organismo. E as dores pelo corpo, em especial dores musculares, podem ser causadas pelos processos inflamatórios e alterações que acontecem no sistema nervoso central. 

    Como você viu até aqui, sofrer com problemas de sono, dores, irritabilidade e outros sintomas nunca é normal. Estes são sinais de que você precisa buscar cuidar da sua saúde com um profissional da área. Assim, se você desconfia que a fadiga crônica pode estar prejudicando o seu rendimento pessoal e sua qualidade de vida, acesse o link abaixo e vamos conversar:

    francis agendar