Você está visualizando atualmente SOP: Existe tratamento sem anticoncepcional?

SOP: Existe tratamento sem anticoncepcional?

A SOP – Síndrome dos ovários policísticos – é extremamente comum e afeta uma grande porcentagem das mulheres em idade reprodutiva, mas diferente do que muitas pessoas pensam, os anticoncepcionais podem ser vilões nesse tratamento.

Embora os sintomas possam ser “amenizados” pelos anticoncepcionais, isso não significa que eles estão sendo tratados, de fato.

Ainda, muitas pessoas acreditam que não existe uma forma de tratar a SOP além das opções hormonais.

Por isso, continue esta leitura para entender melhor o papel do anticoncepcional nos tratamentos convencionais para SOP e opções naturais de tratamento.

Como funciona o tratamento com anticoncepcional para SOP?

Os anticoncepcionais são um problema grave na saúde das mulheres e diversos profissionais da medicina já alertam para os riscos que essa categoria de medicamentos apresenta.

Isso porque eles sequer são um tratamento hormonal. Na verdade, os anticoncepcionais são um combinado de estrogênio e da progesterona sintéticos que fazem com que o organismo não libere  os hormônios FSH e LH.

Isso impede o desenvolvimento dos folículos ovarianos e, por consequência, de uma gestação.

Mas falando exclusivamente sobre a SOP, esse combinado sintético age na amenização de sintomas como acne, irregularidade menstrual e excesso de pelos. Todos esses sintomas são derivados do hiperandrogenismo.

Nesse sentido, os anticoncepcionais entram no organismo para diminuir os níveis dos hormônios andrógenos, principalmente da testosterona.  Porém, assim que as mulheres param de ingerir as pílulas, tais sintomas voltam após algumas semanas.

É por isso que eu, e diversos outros colegas, não consideramos os anticoncepcionais como tratamento hormonal. Pois eles não regulam ou tratam os sintomas, apenas os mascaram pelo período do tempo em que as mulheres os tomam.

Você pode gostar também::: Qual a relação entre desequilíbrio hormonal e dificuldade em perder peso?

Existe tratamento sem anticoncepcional?

A melhor forma de manter essa condição sob controle é uma combinação de mudanças nos seus hábitos de vida junto com uma dieta bem estruturada.

Digo isso porque, primeiramente, os anticoncepcionais podem prejudicar muito a saúde da mulher que sofre com a síndrome dos ovários policísticos. Por exemplo, esse medicamento aumenta a resistência insulínica, levando à retenção de líquidos e aumento do peso.

Nesse sentido, apostar em uma dieta antiinflamatória tem alto potencial de auxiliar na manutenção dos sintomas e tratamento da condição.

Por exemplo, consumir carboidratos de baixa qualidade causa picos de insulina no sangue, algo prejudicial para quem sofre com SOP. O mesmo acontece quando há um consumo alto de açúcar.

Isso acontece porque os picos de insulina estimulam os receptores de estrogênio nos ovários, resultando nos sintomas indesejados.

Você pode gostar também::: Os princípios da dieta cetogênica

A SOP, embora muito comum, não pode ser normalizada. É muito importante que você mantenha suas consultas ginecológicas para manter sua saúde reprodutiva em dia. Além disso, buscar um atendimento médico especializado na manutenção do peso saudável é bastante válido.

E se esse é o seu caso e você gostaria de conversar diretamente comigo, o link para agendar uma conversa está logo abaixo. Será um prazer recebê-la!