Você está visualizando atualmente O que causa a síndrome metabólica?

O que causa a síndrome metabólica?

A síndrome metabólica é um conjunto de distúrbios que ocorrem juntos e aumentam o risco de desenvolver diabetes tipo 2 ou doença cardiovascular (derrame ou doença cardíaca).

As causas da síndrome metabólica são complexas e não bem compreendidas, mas acredita-se que haja uma ligação genética.

Estar acima do peso ou obeso e fisicamente inativo aumenta o risco de desenvolver essa condição, que às vezes também é chamada de síndrome de resistência à insulina.

Para explicar de forma mais detalhada o que é a síndrome metabólica, e quais suas principais causas, preparei o artigo abaixo com algumas informações. Siga a leitura e confira!

O que é a síndrome metabólica?

À medida que envelhecemos, tendemos a nos tornar menos ativos e podemos ganhar excesso de peso.

Esse peso geralmente é armazenado ao redor do abdômen, o que pode levar o corpo a se tornar resistente ao hormônio insulina.

Isso significa que a insulina no corpo é menos eficaz, especialmente nos músculos e no fígado.

A síndrome metabólica não é uma doença em si, mas um conjunto de fatores de risco para que muitas vezes ocorram juntos. Uma pessoa é diagnosticada como tendo síndrome metabólica quando tem três ou mais causas como:

• gordura visceral (abdominal) – excesso de gordura dentro e ao redor do estômago (abdômen)
  • pressão arterial elevada (hipertensão)
  • triglicerídeos elevados no sangue
  • baixos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL) – o colesterol ‘bom’
  • glicemia de jejum alterada ou diabetes. A glicemia alterada ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, mas não altos o suficiente para serem diagnosticados como diabetes tipo 2

Todas essas condições estão interligadas de maneiras complicadas e é difícil descobrir a cadeia de eventos.

Qual condição – se houver – é o gatilho principal? Alguns médicos consideram que a obesidade pode ser o ponto de partida para a síndrome metabólica

Por exemplo, reduzir o peso corporal e participar de atividades físicas regulares pode melhorar os níveis de triglicerídeos e colesterol, diminuir a pressão arterial e aumentar a resposta do corpo à insulina.

Isso pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Leia também::: Os efeitos da falta de vitamina D no corpo

Síndrome metabólica e resistência à insulina

A resistência à insulina significa que seu corpo não usa o hormônio insulina de forma tão eficaz quanto deveria, especialmente nos músculos e no fígado.

Em suma, seu sistema digestivo decompõe os carboidratos em glicose, que passa do intestino para a corrente sanguínea.

À medida que o nível de glicose no sangue aumenta, o pâncreas secreta insulina na corrente sanguínea.

Ademais, a insulina permite que a glicose se mova para as células musculares. Uma vez dentro de uma célula, a glicose é “queimada” – junto com o oxigênio – para produzir energia.

Mas quando uma pessoa tem resistência à insulina, o pâncreas precisa produzir e liberar mais insulina do que o normal para manter os níveis normais de glicose no sangue.

Aliás, a resistência à insulina aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e se encontra na maioria das pessoas com essa forma de diabetes.

Dessa forma, se o pâncreas não puder produzir insulina extra para superar a resistência do seu corpo, seus níveis de glicose no sangue aumentarão e você desenvolverá glicemia de jejum alterada, tolerância diminuída à glicose ou diabetes.

Mas pessoas com diabetes tipo 2 frequentemente também apresentam outras características da síndrome metabólica e um risco significativamente aumentado de doenças cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos).

Adote hábitos saudáveis

Mais da metade de todos os brasileiros têm pelo menos uma das condições da síndrome metabólica. Sugestões para reduzir seu risco incluem:

Faça mudanças no estilo de vida

A saber, comer uma dieta saudável, exercitar-se regularmente e perder peso reduzirá drasticamente o risco de doenças associadas à síndrome metabólica, como diabetes e doenças cardíacas.

Mude sua dieta

Coma muitos alimentos integrais naturais, vegetais e frutas. Para ajudar na perda de peso, reduza a quantidade de alimentos que você come e limite os alimentos ricos em gordura ou açúcar. Por isso, reduza as gorduras saturadas, que estão presentes na carne, laticínios integrais e muitos alimentos processados. Pare ou limite ao máximo o consumo de álcool.

Aumente seu nível de atividade física

O exercício regular pode assumir muitas formas diferentes, dependendo do que melhor lhe convier. Por exemplo, tente fazer pelo menos 30 minutos de exercício em pelo menos cinco dias de cada semana. Tente também evitar passar longos períodos de tempo sentado, levantando-se ou caminhando de um a dois minutos.

Gerencie seu peso

Aumentar a atividade física e melhorar os hábitos alimentares ajudará você a perder o excesso de gordura corporal e a reduzir seu peso.

Pare de fumar

Além disso, fumar aumenta o risco de doenças cardiovasculares, derrame, câncer e doenças pulmonares. Parar de fumar trará muitos benefícios à saúde, especialmente se você tiver síndrome metabólica.