Você já sabe como funciona a dieta cetogênica? Ela é um tipo de dieta que prioriza o consumo de proteínas para a perda de peso.
E quando falamos em emagrecimento, os dados são assustadores: dados do estudo “A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS” mostra que até 2030, a prevalência de excesso de peso pode chegar a 68%, ou seja, sete em cada 10 pessoas, e a de obesidade a 26%, ou uma a cada quatro.
Por isso, cada vez mais pessoas procuram formas de emagrecer e manter um peso saudável. E entre as opções surge a dieta cetogênica, que explico como funciona no artigo abaixo!
O que é a dieta cetogênica?
A dieta cetogênica é uma dieta baixa em carboidratos na qual o corpo produz pequenos módulos de combustível no fígado que se denominam de cetonas, que produzem energia.
As cetonas são um combustível alternativo para o corpo, usado quando há escassez de açúcar (glicose) no sangue.
Ao comer muito poucos carboidratos, quantidades moderadas de proteína e altos níveis de gorduras naturais, as cetonas são produzidas.
Elas se originam no fígado a partir de gordura e usadas em todo o corpo como combustível para dar energia.
Curiosamente, o primeiro registro da dieta cetogênica data de 1921, quando se usou como tratamento para crianças com epilepsia porque diminuía a frequência de convulsões.
Como funciona a dieta cetogênica?
O princípio da dieta cetogênica é reduzir a ingestão de carboidratos para menos de 50 gramas por dia, mas qual é o objetivo disso?
O corpo geralmente utiliza a glicose produzida endogenamente, por meio de um processo chamado gliconeogênese, ou sintetizada a partir de carboidratos, como fonte de energia.
Quando você deixa de consumir esse tipo de alimento e a disponibilidade de glicose diminui, a produção endógena não consegue acompanhar as necessidades do organismo, por isso é necessário encontrar uma fonte secundária de energia.
Um segundo processo chamado cetogênese começa então (daí o nome da dieta). Esse mecanismo é responsável por fornecer uma fonte alternativa de energia a partir dos corpos cetônicos (que vêm das gorduras).
Em outras palavras, ao não alimentar carboidratos que seriam sintetizados como glicose para energia, você força seu corpo a explorar as reservas de gordura.
Leia também::: O poder da aveia para a saúde intestinal
Quais alimentos pode e não pode comer?
Agora você sabe mais sobre o que consiste a dieta cetogênica. Para você ter uma ideia mais clara de como essa alternativa funciona, aqui você verá uma lista de alimentos permitidos e proibidos.
- Carne bovina e suína
- Peixes e mariscos
- Queijo
- Gorduras naturais como abacate, manteiga, óleo de coco e azeite de oliva
- Ovos
- Legumes que crescem acima do solo
Os principais alimentos a evitar são aqueles que contêm muito açúcar e amido. Alimentos ricos em carboidratos, como pão, macarrão, arroz e batatas também devem ser evitados.
E frutas devem ser dispensadas, embora algumas, como mirtilos, possam ser consumidos com moderação. Todos os alimentos processados devem ser removidos da dieta.
Benefícios da dieta cetogênica
Se considera a dieta cetogênica segura e adequada para quase qualquer pessoa interessada em perder peso.
Mas você também tem muitos tipos de alimentos para misturar e combinar, ao contrário de outras dietas mais restritivas.
No entanto, existem alguns casos em que não se recomenda, como em pacientes com diabetes, pancreatite, insuficiência hepática, distúrbios metabólicos e outras condições médicas.
Em termos gerais, o equilíbrio da dieta cetogênica, benefícios e malefícios tem mais pontos a favor do que contra. No entanto, antes de fazer mudanças drásticas é importante que você consulte um nutricionista.
Dessa forma, você saberá qual dieta cetogênica é a certa para você e evitará erros comuns que podem atrapalhar seus resultados.
Leia também::: Os efeitos da falta de vitamina D no corpo
Cuide da sua saúde
A dieta cetogênica pode ser especialmente útil para queimar o excesso de gordura corporal sem passar fome, além de melhorar o diabetes tipo 2 e a síndrome metabólica.
Mas antes de iniciar este plano alimentar, é fundamental ter o acompanhamento de um médico ou nutricionista.
Por fim, espero que tenham gostado do artigo sobre como funciona a dieta cetogênica e, para mais dicas e informações sobre saúde, me siga em meu canal do Youtube!