O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH, é uma condição de saúde mental que afeta 4,4% dos adultos. O que poucos sabem é que há alguns alimentos que pioram o TDAH.
Pessoas com o transtorno podem apresentar sintomas como dificuldade de concentração, inquietação e impulsividade ou dificuldade para concluir tarefas.
Embora o TDAH seja normalmente tratado com estimulantes, a pesquisa mostra que a dieta certa também pode ajudar a melhorar os sintomas — e a dieta errada pode piorá-los.
No artigo abaixo, relaciono 5 alimentos que pioram o TDAH e, por isso, devem ser evitados ao máximo. Ficou curioso? Então é só seguir a leitura para conferir!
Como a dieta afeta quem tem TDAH?
Tendo uma dieta saudável e balanceada é importante para uma vida saudável. Muitos alimentos podem afetar os níveis de energia e concentração.
Portanto, certas escolhas alimentares podem ser melhores do que outras para pessoas com TDAH.
Além disso, estudos demonstraram que pessoas com TDAH se beneficiam de uma dieta saudável. Isso consistiria em alimentos como:
- Grãos inteiros
- Frutas
- Legumes
- Proteínas com baixo teor de gordura, como soja, quinoa e feijão
- Ácidos graxos essenciais, como peixes, nozes e sementes
Por exemplo, alimentos processados, produtos artificiais e carboidratos refinados como pão e cereais devem ser limitados. Esses alimentos podem piorar a capacidade de concentração.
Abaixo explico melhor os efeitos negativos de cada um.
Leia também::: A importância de incentivar hábitos saudáveis na infância
1. Açúcar
Comer alimentos açucarados pode causar picos e quedas de glicose no sangue, o que pode afetar os níveis de energia.
Aliás, é relatada uma ligação entre o consumo de açúcar e a hiperatividade em crianças com TDAH.
Enquanto alguns estudos indicam uma ligação entre o alto consumo de açúcar e refrigerantes com uma maior prevalência de diagnóstico de TDAH, outras pesquisas não encontram conexão.
Mesmo que não melhore os sintomas de TDAH, limitar a ingestão de açúcar é uma escolha saudável para todos, pois pode reduzir o risco de diabetes, obesidade e cárie dentária.
2. Outros carboidratos simples
O açúcar é um carboidrato simples — ou refinado. Mas outros carboidratos simples também podem contribuir para mudanças rápidas nos níveis de açúcar no sangue e as pessoas devem consumi-los com moderação.
Os alimentos abaixo contêm carboidratos simples:
- pão branco
- arroz branco
- macarrão
- batatas
- salgadinhos
- refrigerantes
- bebidas energéticas
- batatas fritas
3. Cafeína
A saber, pequenas quantidades de cafeína podem beneficiar algumas pessoas com TDAH — inclusive algumas pesquisas sugerem que ela pode aumentar os níveis de concentração.
No entanto, a cafeína pode intensificar os efeitos de certos medicamentos para TDAH, incluindo quaisquer reações adversas que uma pessoa possa sentir.
Além disso, adultos com TDAH devem limitar a ingestão de cafeína, especialmente se estiverem tomando medicamentos para TDAH. Por outro lado, crianças e adolescentes devem evitar chá, café e refrigerantes que tenham cafeína completamente.
4. Aditivos artificiais
Algumas crianças com TDAH podem se beneficiar com a remoção de aditivos artificiais de suas dietas.
Inclusive há recomendação científica que as crianças evitem esses aditivos, principalmente corantes alimentares, porque eles podem piorar os sintomas de TDAH.
Os aditivos artificiais também podem interferir nos hormônios, no crescimento e no desenvolvimento.
Por exemplo, muitos produtos pré-embalados e processados contêm corantes, aromas e conservantes artificiais, incluindo alguns:
- Cereais do café da manhã
- doces
- biscoitos
- refrigerantes
- vitaminas para crianças
5. Alérgenos
Alguns pesquisadores afirmam que a remoção de alérgenos potenciais — como glúten, trigo e soja — pode melhorar o foco e reduzir a hiperatividade.
No entanto, a eliminação desses alérgenos provavelmente só beneficia aqueles que realmente têm alergia ou intolerância.
Mas considere sempre discutir alergias alimentares com um médico ou nutricionista antes de remover esses alimentos da dieta.
Leia também::: Ômega-3: Entendendo os benefícios do EPA e DHA
Converse sempre com seu médico
Antes de considerar qualquer tratamento para o TDAH, converse com o profissional de saúde.
Dessa forma, pessoas com TDAH se beneficiam de uma dieta saudável composta de grãos inteiros, frutas, vegetais e proteínas com baixo teor de gordura.
Sua dieta pode afetar a eficácia da medicação para TDAH. Ou seja, é importante limitar ou evitar alimentos e bebidas ácidas com certos medicamentos para TDAH.
Mas antes de tentar um novo suplemento ou dieta, é importante discutir os possíveis riscos e benefícios com um profissional de saúde.
Espero que tenha gostado do artigo sobre alimentos que pioram o TDAH. Igualmente para mais dicas sobre vida saudável, longevidade e alimentação, siga também meu canal do Youtube!