A diminuição da libido corresponde a uma queda no desejo sexual, e essa é uma das maiores queixas em relação à saúde da mulher. Isso porque, além de questões relacionadas aos problemas de comunicação entre o casal, mulheres sofrem de desequilíbrios hormonais após os 35 anos. E isso afeta diretamente na diminuição da libido.
E existem inúmeros fatores que podem contribuir para isso, desde os fatores relacionados à saúde mental até os distúrbios sexuais.
Diminuição da libido em mulheres
Um motivador muito comum em relação à queda de libido são os fatores externos. Por exemplo, em casamentos é comum ocorrer a perda de interesse pelo parceiro. E isso acontece principalmente por falta de comunicação entre as duas partes.
Muitas vezes aquilo que gerava a excitação sexual no início do relacionamento já não funciona mais. Logo, existe uma necessidade em sempre manter um diálogo aberto sobre os interesses de ambos, ou seja: conversar sobre sexo!
Ainda, problemas de saúde mental podem ter um impacto profundo na vida sexual das mulheres. Nesse sentido, a depressão ou sintomas ansiosos diminuem o desejo, bem como o uso de diversas medicações controladas para tratar essas questões.
E ao encontro disso entram problemas com autoestima, rotina monótona e perda de interesse.
Porém, causas orgânicas também causam uma queda na libido feminina. Por exemplo, ciclo menstrual irregular, gravidez e principalmente o climatério e menopausa.
Você pode gostar também::: Como identificar os sinais dos distúrbios hormonais?
Como recuperar o desejo sexual?
Como você viu, as causas são diversas e o primeiro passo para recuperar o desejo sexual é identificar o agente causador.
Para isso, geralmente é necessário fazer um tratamento que inclua o acompanhamento médico e psicológico. Dessa forma conseguimos analisar todos os fatores e elencar os possíveis motivos.
Mas em linhas gerais é possível sentir uma melhora no desejo sexual seguindo algumas indicações:
- Converse com o seu parceiro: abrir um diálogo sobre quais são os seus desejos, o que você não gosta e como você gosta de ser estimulada é uma forma certeira de melhorar as coisas.
- Cuide de você mesma: se você se sente envergonhada ou desconfortável com o seu corpo, além de abrir o jogo sobre essa questão para o seu parceiro, faça coisas que melhorem sua relação com sua autoimagem.
- Cuide da sua alimentação: você sabia que um dos motivos da secura vaginal – fator que atrapalha muito no desejo – pode melhorar através de uma alimentação rica em probióticos e livre de ultraprocessados? Isso porque na sua vagina habitam milhares de microrganismos que desempenham funções importantes e quando desregulados atrapalham na libido
- Movimente o seu corpo: você já ouviu aquela lei da física muito famosa? “Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso”. Isso vale para tudo na vida! Buscar se exercitar, além de melhorar a sua relação com o corpo, também te dá mais disposição, diminuindo aquela preguiça na hora que você sente uma “fagulha” acender.
A diminuição da libido em mulheres no climatério
As mulheres que passam pela fase do fim da sua idade reprodutiva podem enfrentar problemas mais profundos. Isso porque, desde a perimenopausa até a pós-menopausa, os níveis de testosterona, estrogênio e progesterona caem, fazendo a mulher peder o interesse seuxal.
Além disso, esse desequilíbrio hormonal causa outros problemas como a secura vaginal, insônia, sintomas depressivos, oscilações de humor e aumento de peso.
Porém essas questões tem solução!
A reposição hormonal, quando iniciada na perimenopausa, tem um alto poder de devolver a qualidade de vida da mulher bem como recuperar sua libido.
Em linhas gerais, questões relacionadas ao desejo sexual são diferentes para cada indivíduo e é normal que algumas pessoas sintam mais ou menos do que outras. Porém, perder totalmente a libido não é algo normal e precisa de atenção médica.
Espero que esse artigo tenha sido esclarecedor! E se você gostou e quer saber mais sobre saúde e longevidade saudável, no meu canal no youtube eu tenho diversas playlists sobre todos os assuntos .