Você está visualizando atualmente Alimentação contra a sarcopenia: O que comer para prevenir e tratar?

Alimentação contra a sarcopenia: O que comer para prevenir e tratar?

A sarcopenia é uma condição caracterizada pela perda progressiva de massa muscular e força, que afeta principalmente as mulheres na pós-menoapusa. 

Para prevenir a sarcopenia, nada melhor do que uma boa combinação entre alimentação e a prática de musculação. Dessa forma, uma alimentação rica em fontes de proteínas e gorduras boas é uma excelente pedida! 

francis agendar

A importância das proteínas na prevenção à sarcopenia

As proteínas são um dos nutrientes mais importantes para prevenir a sarcopenia, pois fornecem os aminoácidos necessários para a construção e manutenção da massa muscular. 

E uma forma prática de aumentar o consumo de proteínas é através do uso de suplementos, como o whey protein e a creatina. Inclusive, já há estudos que apontam o uso de tais suplementos como fundamentais na prevenção da sarcopenia, principalmente em pessoas com mais idade. 

O whey protein é uma proteína de alta qualidade, facilmente absorvida pelo organismo e que contém níveis de proteína concentrados. 

Já a creatina é um composto encontrado naturalmente nos músculos e que tem um papel importante na produção de energia durante exercícios intensos. Nesse sentido, a suplementação com creatina e Whey Protein tem sido associada ao aumento da força muscular e da massa magra em idosos e adultos jovens. 

Ou seja, esta é uma excelente combinação para a prevenção à sarcopenia!

Você pode gostar também::: Como funciona a dieta cetogênica?

Vitaminas e minerais na prevenção à sarcopenia

A vitamina D, por exemplo, é fundamental para a absorção de cálcio, nutriente essencial para a saúde muscular e óssea. Já as vitaminas do complexo B, como a  B12, diminuem a fraqueza muscular, fadiga e perda de força, sintomas comuns em pacientes com sarcopenia. 

Vale ressaltar que a vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios. Portanto, vegetarianos e veganos têm maior risco de deficiência de vitamina B12 e podem precisar de suplementação para prevenir a sarcopenia e outras condições relacionadas à perda muscular.

Exercitar o seu corpo é a melhor forma de viver uma vida sem doenças

A prática de musculação é uma das formas mais eficazes de prevenir a sarcopenia, já que o treinamento de força aumenta a massa muscular e a força. 

E aliar esta prática a uma alimentação rica, variada e saudável, é com certeza uma escolha inteligente!

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre como ter uma vida longa e sem doenças, inscreva-se no meu canal no YouTube. Lá eu compartilho semanalmente novos conteúdos sobre alimentação, exercícios físicos e outros temas relacionados à saúde e bem-estar.