Você está visualizando atualmente As 10 melhores fontes de vitamina D

As 10 melhores fontes de vitamina D

Fontes de vitamina D fornecem nutrientes essenciais exigidos pelo organismo para a absorção de cálcio, desenvolvimento ósseo, funcionamento imunológico e alívio da inflamação. 

Sua deficiência pode levar ao raquitismo, enfraquecimento do sistema imunológico, aumento do risco de câncer, crescimento deficiente do cabelo e osteomalácia. 

Em contrapartida, o excesso de vitamina D pode fazer com que o corpo absorva muito cálcio, levando ao aumento do risco de doenças cardíacas e cálculos renais.

De modo geral, nosso organismo produz vitamina D quando exposto ao Sol. Mas com pessoas trabalhando cada vez mais em ambientes fechados, somado ao uso de protetor solar, a deficiência desse nutriente é cada vez mais comum.

Por isso, consumir boas fontes de vitamina D pode ser um grande diferencial, e apresento as 10 melhores no artigo abaixo. Confira!

1. Salmão

O salmão é uma excelente fonte de vitamina D. Também é uma ótima fonte de proteínas e ácidos graxos ômega-3, essenciais para uma boa saúde. 

2. Cogumelos Shiitake

Cogumelos Shiitake são ricos em vitamina D e fáceis de preparar. Basta lavar os cogumelos e cortá-los em pedaços finos. 

Você pode cozinhá-los de várias maneiras diferentes, incluindo fritar, cozinhar no vapor ou ferver. 

Leia também::: Qual o tempo ideal de sono REM?

3. Ovos

Para aumentar seus níveis de vitamina D, tente cozinhar ovos. Afinal, eles também são uma ótima fonte de proteínas e ácidos graxos ômega-3 e fáceis de preparar. 

Você também pode consumi-los de várias maneiras diferentes, incluindo fritos, mexidos ou fervidos.

4. Leite de Amêndoas 

O leite de amêndoa é uma ótima alternativa ao leite de vaca. É rico em vitamina D e também é baixo em calorias. 

Você pode beber leite de amêndoa por si só ou pode adicioná-lo à receita favorita.

5. Óleo de fígado de bacalhau

Este suplemento de óleo de peixe é a maneira mais fácil e rápida de adicionar mais vitamina D à sua dieta diária. 

Mas lembre-se que consumir boas fontes alimentares de vitamina D – como óleo de fígado de bacalhau – é crucial para ajudar seu corpo a absorver o cálcio necessário para apoiar o desenvolvimento e a manutenção dos ossos saudáveis.

6. Fígado

O fígado bovino é outra excelente fonte de vitamina D. Aliás, a carne bovina também é uma das melhores fontes de vitamina B-12 e as carnes de órgãos são uma das principais fontes de ferro. 

7. Queijo ricota

O queijo ricota se destaca entre os queijos por seu teor relativamente alto de vitamina D. Por exemplo, com 25 ui de vitamina D, ainda seriam necessárias cerca de 24 porções para obter sua dose diária exclusivamente de queijo ricota Dito isto, a ricota tem cerca de cinco vezes mais vitamina D do que a maioria dos outros queijos.

8. Sardinha

Este é mais um enlatado que é uma opção para uma rotina mais rica em vitamina D. Apenas duas latas desse peixe oferecem 46 UIs.

9. Ostra

Não é um alimento tão comum no dia a dia, mas também ajuda a aumentar a vitamina D no corpo, além de conter ferro, potássio e outras vitaminas como B e C.

10. Manteiga

Agora que você escolheu ovos para o café da manhã, considere aumentar o sabor e os nutrientes adicionando manteiga. A manteiga contém vitamina D, bem como cálcio – nutrientes que são vitais para o crescimento e desenvolvimento ósseo.

Leia também::: O que causa a síndrome metabólica?

Suplementos como fontes de vitamina D

Em suma, sempre recomendamos obter sua dose diária recomendada de nutrientes principalmente por meio de sua dieta. 

Felizmente, há uma boa chance de você já comer alguns dos melhores alimentos para vitamina D, incluindo nesta lista.

No entanto, se você não gosta desses alimentos ricos em vitamina D — ou se seus níveis ainda estão aquém — você sempre pode optar por um suplemento de vitamina D, seguindo sempre a orientação médica. 

Espero por fim que tenham gostado das dicas de fontes de vitamina D e, caso deseja agendar uma consulta, basta clicar no botão abaixo!