Você está visualizando atualmente Cúrcuma: um poderoso anti-inflamatório natural

Cúrcuma: um poderoso anti-inflamatório natural

A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório natural. Originária da Índia e do sudeste da Ásia, a cúrcuma pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre.

Essa planta é muito comum na casa dos brasileiros, principalmente como tempero culinário.

Entretanto, o que muitos não sabem, é que ela apresenta diversos benefícios para a saúde.

Vamos conhecer mais sobre os benefícios da cúrcuma?

Benefícios da cúrcuma para a saúde

Anti-inflamatória

A cúrcuma é uma planta medicinal utilizada tradicionalmente na medicina Indiana há cerca de seis mil anos e está entre os compostos anti-inflamatórios naturais mais eficazes.

Isso porque tem como forma de ação a inibição de moléculas envolvidas no processo inflamatório de diversas patologias como artrite reumatoide, Alzheimer, Parkinson, depressão, esclerose múltipla e algumas doenças autoimunes.

Leia também: Os melhores suplementos para turbinar o cérebro

Antioxidante

A curcumina é um potente antioxidante neutraliza radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e várias doenças, além de ativar as próprias enzimas antioxidantes do nosso corpo.

Ou seja, a cúrcuma tem uma dupla ação contra radicais livres, por isso é considerado um antioxidante tão poderoso.

Analgésico

A curcumina auxilia no processo de resposta de alívio da dor no corpo, sendo tão eficaz como outra medicação a tratar lesões de atletas.

Anti-cancerígeno

Por conta de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a cúrcuma pode ajudar a prevenir câncer.

Além disso, é uma super aliada no tratamento do câncer de sangue, pâncreas, intestino, medula óssea e próstata, sendo usada sozinha ou combinada com outros medicamentos.

Diminui o colesterol

O consumo da cúrcuma ainda reduz os níveis do colesterol ruim, pois estimula o fígado a produzir ácidos biliares em maior quantidade. Ácidos estes que precisam do colesterol para sua síntese.

Isso quer dizer que o corpo vai precisar de mais colesterol para conseguir produzir os ácidos biliares, o que faz com que o próprio organismo transforme o colesterol em excesso em algo que ele precisa.

Além disso, os ácidos biliares não apenas digerem a gordura dos alimentos, mas também tornam menor a absorção do colesterol pelo corpo, o que fazendo com que os níveis de colesterol na corrente sanguínea diminuam consideravelmente.

Como incluir a cúrcuma na sua alimentação

Seja em forma em raiz, em pó ou em cápsulas, existem várias maneiras de consumir a cúrcuma.

O pó de cúrcuma é muito utilizado como tempero. Por isso, ao procurar em lojas, seja a granel ou em pacotinhos, é possível achar diferentes tonalidades, sendo a curcumina a responsável pela sua coloração mais intensa.

A escolha depende das preferências e afinidades com o sabor, pois quanto mais curcumina, ou seja, mais escuro o pó, mais acentuado e intenso é o sabor.

Se você gosta de alimentos in natura, a cúrcuma em raiz pode ser uma boa pedida. O sabor tende a ser um pouco mais cítrico, fresco e picante do que a versão em pó.

Seu uso é bastante parecido com o gengibre, podendo ser picado em pedaços pequenos, ralado ou processado.

Se você busca seus benefícios mas não gosta do sabor, ainda existe a opção de consumi-la em cápsulas.

Conclusão

Seja na medicina ou na culinária, essa substância é de grande valia e apresenta benefícios imensos para o organismo. Pois a cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório natural, além de antioxidante e benéfico no controle de diversas doenças.

Portanto, vale a pena investir no consumo dessa planta diariamente para desfrutar de tudo de bom que ela tem a oferecer pela nossa saúde.
Espero que tenha gostado do artigo sobre os benefícios da cúrcuma. E já aproveito para convidar para que me siga nas redes sociais. Tenho canais no Facebook, Instagram e Youtube, com muita novidade sobre saúde e qualidade de vida!