Você está visualizando atualmente O impacto da grelina na perda de peso 

O impacto da grelina na perda de peso 

A grelina é o hormônio responsável em enviar ao corpo os sinais de fome. Por isso, controlá-lo pode desempenhar um papel muito importante no emagrecimento.

O principal papel da grelina é estimular o apetite, diminuir o metabolismo e aumentar o armazenamento de gordura. Não surpreendentemente, os níveis aumentarão após um período de dieta, especificamente com restrição calórica crônica. 

Dito de outra forma, o hormônio da fome aumenta depois que você perde peso para estimular o apetite e tentar fazer você recuperar o peso perdido. É por isso que se torna muito mais fácil voltar a engordar após uma dieta.

Ou seja, a grelina é apenas uma das muitas razões pelas quais comer menos, exercitar-se mais não funciona para perda de peso duradoura. E é sobre esse impacto da grelina na perda de peso que detalho no artigo abaixo. Confira e tire suas dúvidas!

 O que é grelina?

A grelina é um hormônio produzido no estômago. Pense nela como seu hormônio estimulante do apetite e ganho de peso. 

Quando seus níveis aumentam, você sente mais fome e quer comer mais comida. 

Além disso, o hormônio desacelera seu metabolismo e faz com que mais alimentos que você come sejam armazenados como gordura.

A grelina é mais do que apenas o seu “hormônio da fome” e tem efeitos nos músculos, ossos, coração e até no câncer. 

Leia também::: Quais são os sintomas de metabolismo lento?

O que estimula a grelina?

A grelina é liberada em um padrão pulsátil, o que significa que ela sobe e depois cai novamente. 

Algumas literaturas afirmam que o hormônio sobe antes de uma refeição e cai depois de comer. 

No entanto, novas pesquisas estão desafiando essa suposição e sugerindo que a grelina, como muitos outros hormônios, tem seu próprio ritmo circadiano e é liberada antes da hora normal das refeições de uma pessoa. 

Sabemos que dietas crônicas de restrição calórica e privação de sono também levam ao aumento do hormônio e do apetite. 

Você pode pensar que não comer por um tempo – como por meio do jejum intermitente – também estimularia seu apetite, mas pesquisas mostram o contrário. 

Grelina e obesidade

Então, qual é a conexão grelina-obesidade? Está no cérebro. A alimentação hedônica (comer apenas por prazer) aumenta a grelina e outro hormônio chamado endocanabinóide 2-araquidonoil-glicerol, ou (2-AG). 

Juntos, eles trabalham para aumentar a ingestão de alimentos e a massa corporal. Então, se você está comendo demais, o estômago estica e sua realidade de “vazio” e “cheio” se redefine no cérebro para níveis anormais. 

Para alguns de nós, isso resulta em uma incapacidade de distinguir entre a fome real e a percebida. A cura pode envolver a prática de jejum intermitente, para o estômago e o nervo vago possam reprogramar e redefinir o conceito de fome. 

Mas antes de iniciar qualquer jejum intermitente, verifique com seu profissional de saúde se ele é realmente seguro para você. A maioria de nós faz um jejum noturno de 12 horas enquanto dorme e depois quebra o jejum com o café da manhã. 

Aliás, a higiene do sono saudável também interrompe a secreção de grelina. E não ficar com fome enquanto tenta dormir é uma coisa muito boa. Por isso, procure dormir bem durante à noite.

Leia também::: Como identificar distúrbios hormonais?

Tenha melhor qualidade de vida

Como vimos, a grelina tem um papel fundamental não só na perda de peso, mas também no processo de manutenção do peso saudável. É por isso que devemos manter níveis adequados no organismo para evitar comer em excesso e sem necessidade.

Por fim, espero que tenham compreendido o papel da grelina no organismo e, para mais dicas e muita informação, siga também meu canal do Youtube clicando no banner abaixo!