Você está visualizando atualmente Quais são os sintomas de metabolismo lento?

Quais são os sintomas de metabolismo lento?

O metabolismo lento é um dos principais responsáveis pelo emagrecimento ser mais difícil para algumas pessoas. 

Seu metabolismo é o processo pelo qual seu corpo queima energia para funções corporais básicas, como batimentos cardíacos, função cerebral e respiração. 

Como seu metabolismo queima comida como combustível, aqueles com metabolismo rápido aparentemente podem comer o que quiserem e não ganhar peso, enquanto aqueles com metabolismo lento precisam trabalhar muito mais para perder ou manter seu peso.

Para aprender a reconhecer os sintomas do metabolismo lento, e como acelerar o seu, confira o artigo que compartilho com vocês abaixo!

O que é taxa metabólica?

Seu metabolismo não é um processo ou mecanismo único no corpo. Em vez disso, seu metabolismo é uma série de funções e reações químicas que seu corpo realiza o tempo todo. 

A taxa metabólica é a velocidade com que seu corpo executa essas funções. Todo o processo metabólico converte alimentos em energia para o seu corpo usar.

Sua taxa metabólica basal (TMB) é o número de calorias que seu corpo precisa para realizar suas funções mais básicas de sustentação da vida. Mesmo quando você está descansando, seu corpo queima calorias enquanto desempenha funções como respiração, processamento de nutrientes, produção de células e circulação. 

Conhecer sua TMB pode ajudá-lo a atingir suas metas de perda de peso. Entender quantas calorias seu corpo queima pode ajudá-lo a determinar quantas você pode consumir. Sua TMB é determinada por vários fatores, incluindo:

  • Sexo
  • Altura
  • Peso
  • Idade
  • Histórico de peso
  • Composição do corpo
  • Fatores genéticos

Taxa metabólica de repouso

Enquanto sua TMB é o número mínimo de calorias que seu corpo precisa para funções básicas em repouso, sua taxa metabólica de repouso (TMR) é o número total de calorias queimadas enquanto seu corpo está descansando. 

Muitas pessoas usam os termos taxa metabólica basal e taxa metabólica de repouso de forma intercambiável, embora sejam ligeiramente diferentes. Apesar dessa diferença, sua TMR pode ser usada para ajudar a estimar sua TMB.

Idade Metabólica

Sua idade metabólica é sua TMB, ou o número de calorias que seu corpo queima em repouso, em comparação com a TMB de outras pessoas em sua idade cronológica. 

Comparar sua TMB com pessoas da mesma idade cronológica pode ajudá-lo a determinar se seu metabolismo é mais ou menos eficaz do que outros na população em geral.

Leia também::: Qual é a relação entre testosterona e emagrecimento?

Sintomas de um metabolismo lento

Seu metabolismo é uma parte essencial da regulação de várias funções corporais, incluindo o nível de energia, a capacidade de perder ou ganhar peso e a regulação da temperatura corporal. 

A saúde e a eficiência do seu metabolismo afetam diretamente sua sensação de bem-estar. Enquanto um metabolismo diminui naturalmente com a idade, vários fatores podem fazer com que o metabolismo funcione mais lentamente. 

Felizmente, as mudanças no estilo de vida e o tratamento das causas subjacentes podem ajudar a acelerar o metabolismo.

1. Ganho de peso

Um dos sinais mais aparentes de um metabolismo lento é o ganho de peso. Geralmente, a qualidade da dieta e o nível de exercício são alguns dos fatores mais críticos para ganhar peso. 

Um metabolismo lento também pode contribuir para o ganho de peso. Um metabolismo menos eficiente retarda a conversão de calorias, o que significa que você queima menos calorias. Usar menos calorias faz com que seu corpo armazene gordura adicional.

2. Dificuldade em perder peso

Outro sintoma comum de um metabolismo lento é a incapacidade de perder peso de forma eficaz. 

Um metabolismo mais lento pode tornar mais difícil perder peso porque o corpo se esforça para conservar calorias para obter energia. 

3. Fadiga

Muitas pessoas com metabolismo mais lento podem experimentar fadiga crônica ou sentir-se letárgicas. 

Se o seu metabolismo for lento, o processo de quebrar os alimentos e transformar as calorias em níveis de energia será mais lento. Se esse processo desacelerar, diminuirá seus níveis gerais de energia. 

Mas se você tem um metabolismo lento, pode ser incapaz de se livrar de uma sensação de sonolência ou achar que se cansa com muita facilidade. Pesquisas mostram que mudanças na composição corporal e na ingestão alimentar podem influenciar na percepção de fadiga.

4. Fraqueza e doenças

Seu corpo requer um sistema imunológico saudável para evitar que bactérias ou vírus o deixem doente. 

Seu sistema imunológico pode ser afetado negativamente pelo metabolismo lento e torná-lo mais vulnerável a adoecer ou sentir-se fraco em geral. Além disso, você pode sentir rigidez articular ou muscular, dor e fraqueza.

5. Pele Seca

Algumas pessoas com metabolismo lento podem apresentar pele seca e irritada, propensa a rachaduras. Os hormônios que controlam os processos metabólicos do corpo são os mesmos hormônios que ajudam a manter a pele e as unhas saudáveis. 

Um desequilíbrio metabólico pode revelar-se através da irritação da pele. A pele seca, com coceira, escamosa ou oleosa pode até ser acompanhada de palidez ou pigmentação irregular.

6. Cabelos ralos

O ciclo de crescimento do cabelo requer nutrientes adequados para continuar gerando cabelo. 

Se um metabolismo lento afetar a ingestão de nutrientes do seu corpo, seu cabelo pode não ser capaz de crescer tão forte e saudável quanto antes. 

Enquanto algumas pessoas podem experimentar queda de cabelo ou uma mudança na textura, outras podem notar que seus cabelos estão mais opacos do que o normal. Além disso, alguns podem até experimentar uma perda de cabelo mais generalizada.

7. Mudanças de humor

As mudanças de humor são um sintoma comum relacionado a um metabolismo lento. Eles podem experimentar mudanças de humor ou ser mais propensos a várias emoções. 

Em alguns casos, pessoas com metabolismo mais lento podem ter maior probabilidade de apresentar sintomas depressivos ou ansiedade. A depressão ou um humor negativo também podem levar algumas pessoas a levar um estilo de vida menos saudável, retardando ainda mais o metabolismo.

8. Incapacidade de concentração

Outro efeito colateral de um metabolismo lento pode ser dificuldade de concentração ou sensação de esquecimento. 

Se o seu metabolismo não estiver funcionando corretamente, você pode ter lapsos de memória de curto prazo ou ser mais esquecido do que o normal. 

Além disso, concentrar-se em tarefas ou projetos importantes também pode ser mais desafiador para você. Sem nutrição adequada, seu corpo não pode suportar vários processos mentais.

Aumente seu metabolismo

Um metabolismo lento pode causar ganho de peso e dificultar a perda de peso. Por exemplo, você pode fazer inúmeras mudanças no estilo de vida que podem promover um metabolismo mais saudável e ajudá-lo a perder o excesso de peso. 

Embora seu metabolismo seja determinado por vários fatores, incluindo idade e genética, manter um estilo de vida saudável e se exercitar pode ajudar. Se você deseja aumentar seu metabolismo, considere fazer o seguinte:

Aumente sua massa muscular

Aqueles que têm mais músculos corporais geralmente têm metabolismos mais altos que funcionam com mais eficiência. 

O corpo requer mais energia para manter a massa muscular do que precisa para manter a gordura. Dessa forma, aumentar a massa muscular pode  aumentar sua taxa metabólica de repouso, o que significa que seu corpo queimará mais calorias por dia. 

Evite lanches noturnos

Lanchar tarde da noite pode levá-lo a comer demais. Além disso, muitas pessoas vão para a cama depois de um lanche tarde da noite. Nesse caso, o corpo não terá tanto tempo para queimar essas calorias.

Beba bastante água

Água e hidratação adequada são vitais para o processo metabólico. Se você não beber água suficiente todos os dias, seu metabolismo pode desacelerar. 

Consumir uma quantidade saudável de água diariamente pode fornecer hidratação adequada e aumentar a velocidade do seu metabolismo. 

Durma o suficiente

Um horário de sono adequado é essencial para um estilo de vida saudável. Pesquisas sugerem que a privação do sono pode alterar o metabolismo da glicose e os hormônios  que ajudam a regular o metabolismo. 

Além disso, o sono está diretamente ligado à nossa qualidade de vida e a diversos processos hormonais e metabólicos. Aqueles com um horário de sono pouco saudável podem ter maior probabilidade de sofrer complicações cardiovasculares e metabólicas.

Reduza o Estresse

O estresse crônico pode fazer com que as pessoas experimentem desejos intensos e levar ao consumo excessivo de alimentos não saudáveis. O estresse também pode retardar o metabolismo, levando ao ganho de peso.

Leia também::: Como o corpo reage ao estresse?

Tenha ajuda

Como viu, o metabolismo lento pode afetar diretamente sua qualidade de vida, impactando também no aumento do peso e, por consequência, no surgimento de doenças.

Por isso, caso perceba os sintomas de metabolismo lento, procure ajuda médica. O profissional é o mais indicado para detectar corretamente as causas e indicar o tratamento mais eficiente.

E se você deseja melhorar seu metabolismo, clique no botão abaixo e agende uma consulta de avaliação!