Você está visualizando atualmente 5 sinais incomuns da depressão em homens

5 sinais incomuns da depressão em homens

Cansaço, isolamento e perda de interesse por atividades que gostava antes são sinais típicos da depressão, mas você sabia que a depressão pode se manifestar de formas diferentes em homens e mulheres? 

Por exemplo, enquanto mulheres deprimidas demonstram sintomas como choro ou comportamentos que demonstram tristeza, os homens têm muito mais tendências agressivas quando deprimidos.  

Depressão em homens

Embora muitos pensem que a depressão é mais comum em mulheres, na verdade, o mais provável é que os homens sejam tão afetados quanto elas. Isso porque, existe ainda muita resistência entre os homens em procurar ajuda, principalmente quando falamos em saúde mental

Logo, os sinais da depressão em homens também são muito menos difundidos, visto que são bastante diferentes dos sinais em mulheres. 

Quais os sinais da depressão em homens?

A depressão é uma patologia que afeta, principalmente, o nosso humor. O que muda a forma como nos relacionamos com outras pessoas e a maneira como vivemos de forma geral. 

Os sintomas mais comuns da depressão geralmente são os mesmos entre homens e mulheres, como:

  • Sentimento de tristeza e um certo vazio
  • Dificuldade em dormir ou dormir demais
  • Sentir-se cansado e fadigado
  • Mudanças no apetite 

Porém, a forma como ambos os gêneros demonstram esses sentimentos são diferentes. 

Por exemplo, homens com depressão tendem a se colocar em situações mais perigosas. Nesse sentido, os homens têm maior tendência em recorrer ao uso de substâncias como o álcool e as drogas. Algo que, além de ser um comportamento destrutivo, leva a situações perigosas como brigas e outras atitudes violentas. 

Dentre os comportamentos mais comuns, posso destacar:

  1. Envolvimento com atividades de risco: nesse primeiro ponto entram atividades que podem prejudicar a saúde e vida financeira como sexo sem proteção, apostas em jogos ou uso de drogas e abuso de bebida alcoolica.
  1. Isolamento: embora os homens possam seguir tendo vida social, o mais comum é eles se afastarem de familiares. Uma das possíveis explicações é o medo de que esse círculo social mais íntimo consiga ver que existe algum problema.
  1. Relacionamentos abusivos: este comportamento pode ser o resultado das oscilações de humor combinadas às tendências à violência de alguns homens.
  1. Trabalhar excessivamente: como forma de evitar pensar sobre a vida pessoal, alguns homens podem usar o trabalho como um escapismo da depressão. 
  1. Tentativas de suicídeo: por terem mais tendência em não procurarem ajuda, os homens podem ser mais propensos ao suicídeo.

Você pode gostar também::: Qual a relação entre antidepressivos e aumento de peso?

Porque os homens têm tendências comportamentais diferentes das mulheres?

Como eu citei anteriormente neste artigo, um dos motivos pelos quais os índices de depressão entre homens são mais baixos pode acontecer por muitos não procurarem tratamento. 

Uma das explicações para isso seria a de que os homens são menos incentivados a procurarem ajuda médica. Ainda, pessoas do sexo masculino também podem se sentir envergonhados na hora de conservar sobre problemas de saúde mental. 

Logo, em uma tentativa de apagar os sintomas e sinais, os comportamentos destrutivos e tendências violentas aparecem. 

Quando é hora de procurar o médico?

Como médico de medicina integrativa, me sinto no dever de explicar que sempre é hora de procurar o seu médico. Com isso, quero dizer que, tanto homens quanto mulheres, precisam manter um cronograma de exames e consultas. 

Dessa forma fica muito mais fácil de se abrir com o seu médico e conversar sobre sua saúde mental e prevenir comportamentos destrutivos que podem prejudicar gravemente sua vida pessoal e profissional. 

Espero que esse artigo tenha sido relevante e que tenha respondido suas dúvidas sobre o assunto!  E para ter acesso a mais conteúdos sobre saúde, inscreva-se no meu canal no youtube!

Meu canal no Youtube