Você está visualizando atualmente Como o ômega-3 afeta o cérebro e a saúde mental

Como o ômega-3 afeta o cérebro e a saúde mental

Ao contrário do que muitos pensam, nem todo o tipo de gordura (em boa quantidade) é ruim para o nosso organismo. Inclusive, você já ouviu falar em ômega-3?

Aposto que sim, e para sua informação, o ômega-3 é um tipo de gordura que tem funções importantíssimas no nosso corpo. Isso porque é um poderoso aliado na nossa saúde mental e cerebral.

Por isso, que tal entendermos mais sobre o ômega-3 e todos os seus benefícios na saúde do nosso cérebro? É só continuar lendo este artigo.

O que é o ômega-3?

Conhecido como “óleo de peixe”, o ômega-3 foi descoberto lá na na região Ártica da Groenlândia, onde foi observado que as pessoas daquele local apresentavam baixíssimos índices de doenças cardiovasculares.

A partir dessa conclusão, nossos queridos cientistas foram pesquisar o porque desse fenômeno. Foi então que descobriram que o alto consumo de plantas marinhas e peixes blindava o corpo contra essas enfermidades.

O ômega-3 é um lipídio da família das gorduras poli-insaturadas – as mais saudáveis. E nosso organismo não consegue formar este tipo de ácido graxo, por isso precisamos garantir a sua ingestão por meio dos alimentos. 

A verdade é que existem três tipos de ômega-3: 

Ácido docosahexaenoico (DHA): encontrado principalmente nos peixes de águas geladas;

O Ácido eicosapentaenoico (EPA): contido nos peixes; 

Ácido Alfa-Linolênico (ALA): gordura de fonte vegetal encontrada na linhaça, chia, oleaginosas e algas.

Os principais benefícios do ômega 3 são a sua ação anti-inflamatória e o seu poder de atuação no nosso cérebro.

Como o ômega-3 influencia no meu cérebro?

O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente ômega 3. 

Dessa forma, aumentar o consumo de ômega 3 pode ajudar a proteger as células cerebrais garantindo seu bom funcionamento, melhorando a memória e o raciocínio.

Enquanto a deficiência dessa gordura pode estar associada a menor capacidade de aprendizado ou memória, além de estar diretamente ligado às doenças neurológicas.

Benefícios do ômega-3 para o cérebro e saúde mental

Melhora a memória

O ômega-3 protege as membranas cerebrais contra lesões ocasionadas pelo envelhecimento. Isso porque esse lipídio se acumula em áreas envolvidas na memória e atenção, como o córtex cerebral e o hipocampo.

Além disso, estudos indicam que consumir alimentos ricos em ômega-3 duas ou mais vezes por semana diminui em 50% a probabilidade de desenvolver a doença de alzheimer, caracterizada pela perda de memórias. 

Leia também: 10 alimentos que auxiliam a memória.

Combate a depressão e ansiedade

O ômega-3 também atua contra os males do século, a depressão e a ansiedade.

Isso porque o ômega-3 protege as células do cérebro, melhorando sua atividade e levando a um aumento de substâncias responsáveis pelas emoções, pelo humor e bem estar como serotonina, dopamina e noradrenalina. 

Assim, o ômega 3 ajuda a prevenir, combater e auxiliar no tratamento da depressão e ansiedade, diminuindo os seus sintomas.

Leia também: A alimentação saudável no combate à depressão.

Controla o déficit de atenção e hiperatividade

Muitos estudos mostram que a deficiência de ômega 3 está associada ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças.

Por isso, o aumento do consumo de ômega 3, pode ajudar a controlar os sintomas desse transtorno, melhorando a sua atenção, conclusão de tarefas e reduzindo a hiperatividade, impulsividade, agitação e agressividade.

Onde encontrar ômega-3?

A principal fonte de ômega 3 na dieta são os peixes de água do mar, como sardinha, atum e salmão. 

Além disso, esse nutriente também está presente nas sementes como chia e linhaça, castanhas, nozes e azeite de oliva.

A suplementação também é uma solução encontrada por quem, por alguma razão, não consome nenhum dos alimentos que citei acima. Se esse for o seu caso converse com o seu médico para a escolha adequada.

Um gordura que vale consumir

O ômega-3 é um nutriente indispensável em uma dieta rica e balanceada, pois apresenta diversos benefícios para o nosso organismo, incluindo a saúde do nosso cérebro e a tão importante saúde mental.

Basicamente, esse lipídio desempenha um papel central no crescimento neuronal e no desenvolvimento do cérebro humano e possui um importante papel antioxidante dessas células. Portanto, que tal inserir alimentos ricos em ômega-3 na sua dieta?

Espero que tenha gostado deste artigo e entendido um pouco mais sobre a influência do ômega-3 no nosso cérebro e saúde mental. 

Caso queira aprofundar e entender mais sobre o assunto, deixo abaixo um vídeo sobre o consumo de gorduras boas. Já aproveito também para pedir que me acompanhe no meu canal do Youtube e redes sociais.

Até mais!