Você está visualizando atualmente <strong>Sensibilidade ao glúten: sintomas e sinais para ficar de olho</strong>

Sensibilidade ao glúten: sintomas e sinais para ficar de olho

A sensibilidade ao glúten é um assunto que tem causado bastante polêmica nos últimos anos. Popularmente associada à doença celíaca, o glúten tem sido considerado um dos grandes vilões da alimentação na vida moderna. 

Um dos motivos para isso está na contaminação que ocorre no glúten. Para você ter ideia, a legislação brasileira permite contaminação por insetos muito maior que nos outros países. E isso sem falar nas diversas alterações genéticas feitas no glúten ao longo dos anos. Tais modificações fazem com que esse composto se multiplique no nosso intestino, alterando inclusive, a permeabilidade desse órgão.

Continue a leitura deste artigo para entender melhor o que significa a sensibilidade ao glúten!

Sensibilidade ao glúten ou doença celíaca?

A doença celíaca é uma doença autoimune que causa intolerância ao glúten. Os seus sintomas começam a aparecer ainda na primeira infância, porém, adultos também podem desenvolver essa patologia. 

Os seus sintomas podem incluir:

  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Dor abdominal
  • Inchaço
  • Alterações na permeabilidade do intestino
  • Dificuldade na absorção dos nutrientes
  • Perda de peso

Ainda, o diagnóstico pode ser trabalhoso. Visto que envolve a biópsia do intestino, exames de sangue e o acompanhamento da resposta do organismo a uma dieta sem glúten. 

Outro ponto importante sobre essa condição é que celíacos podem sofrer com contaminação cruzada. A qual é caracterizada pela ingestão de alimentos que foram, por exemplo, preparados em um recipiente em que havia um alimento com glúten. 

Sensibilidade ao glúten

A sensibilidade ao glúten pode apresentar sintomas parecidos aos da doença celíaca, mas geralmente não há problemas relacionados à imunidade nem alterações tão graves no trânsito intestinal

Geralmente essa sensibilidade causa sintomas como:

  • Dores de estômago
  • Prisão de ventre ou diarréia
  • Fadiga
  • Náusea, principalmente após uma refeição com glúten
  • Dores de cabeça

Dessa forma, em linhas gerais, a sensibilidade ao glúten corresponde ao desconforto intestinal crônico quando um indivíduo ingere algum alimento com essa proteína. E o seu diagnóstico é feito a partir da retirada do glúten da dieta e investigação dos sintomas. 

Infelizmente, diversas pessoas passam uma vida toda sofrendo com tais problemas sem receberem o diagnóstico correto. Muito disso se deve ao fato de que, ao perceber os sintomas, as pessoas buscam apenas amenizá-los ao invés de buscar uma investigação profunda dos sinais. 

Você pode gostar também::: 5 alimentos que prejudicam o seu organismo

Por isso é tão importante ouvir o seu corpo e respeitar os seus limites. Digo isso porque não é normal conviver com desconfortos abdominais ou dificuldades em ir ao banheiro. 

E se você suspeita que há algo errado, o melhor profissional para ajudá-lo é um médico nutrólogo. Ele propicia um tratamento especializado e integrado. Dessa forma, nenhum sintoma será tratado de forma isolada, resultando em um tratamento que busca não só amenizar os desconfortos, mas também devolver sua qualidade de vida. Para isso, eu posso ajudá-lo!

Para agendar uma consulta comigo é só clicar no link abaixo. 

francis agendar