Você está visualizando atualmente Como o glúten influencia nas doenças autoimunes?

Como o glúten influencia nas doenças autoimunes?

Você tem lúpus, artrite reumatoide, doença de Hashimoto ou qualquer outra condição autoimune? Se sim, você sabia que o glúten influencia diretamente no agravamento do seu quadro?

O glúten, uma proteína do trigo e de certos grãos, e está em quase toda parte em nosso mundo moderno. Não é apenas em alimentos à base de farinha, como massas e pães, também em alimentos industrializados, medicamentos e suplementos.

Além disso, o glúten está em produtos para o corpo, como pasta de dente, e pode até chegar a alimentos “sem glúten” por meio de contaminação cruzada.

Mas o que pouca gente sabe é que ele influencia nas doenças autoimunes, como compartilho com vocês no artigo abaixo.

O glúten moderno

O glúten moderno não é o mesmo que seus avós comiam. Os cientistas desenvolveram cepas híbridas de trigo contendo novas formas com as quais nossos corpos não estão familiarizados.

A proteína de glúten modificada causa problemas tanto para a saúde intestinal quanto para o sistema imunológico.

É a tempestade perfeita para o desenvolvimento e progressão da inflamação e doença autoimune.

Mesmo que você não tenha uma doença autoimune, comer glúten ainda pode ser prejudicial à sua saúde — já foi associado a mais de 55 doenças.

Leia também::: Como identificar distúrbios hormonais?

A causa da inflamação

Se você tem uma doença autoimune, isso significa que em algum lugar ao longo do caminho, seu sistema imunológico falhou e começou a atacar os próprios tecidos do seu corpo.

Essa mudança de saudável para autoimune não é instantânea. Acontece ao longo dos anos.

A inflamação é a resposta natural do seu sistema imunológico a qualquer coisa que considere perigosa, seja um corte, um vírus ou o glúten em um pedaço de bolo de aniversário.

Estima-se que 1% da população tenha doença celíaca e uma em cada 30 pessoas tenha sensibilidade ao inflamatório.

Comer glúten causa inflamação não apenas em pessoas com doença celíaca e intolerância – a inflamação de um intestino permeável pode acontecer com qualquer pessoa.

Além disso, quando seu sistema imunológico está continuamente criando inflamação em resposta ao glúten, um intestino permeável e bactérias nocivas e toxinas estão inundando sua corrente sanguínea, você pode desenvolver inflamação crônica.

Seu sistema imunológico estressado é menos capaz de atacar patógenos e invasores com precisão. Em vez disso, começa a enviar indiscriminadamente onda após onda de ataque.

Eventualmente, os próprios tecidos do seu corpo acabam no lado receptor do ataque, levando a doenças autoimunes.

A única maneira de dar ao seu sistema imunológico a pausa necessária para recuperar sua precisão é ficar totalmente sem.

Essa última palavra – totalmente – é importante. Pesquisas mostraram que comer glúten pode elevar seus anticorpos contra ele por meses. Isso significa que, mesmo que você comesse glúten apenas quatro vezes por ano, estaria em estado de inflamação o ano todo.