Você está visualizando atualmente Os primeiros sinais da intolerância ao glúten

Os primeiros sinais da intolerância ao glúten

Um distúrbio no qual o corpo não tolera o glúten, pessoas com intolerância ao glúten geralmente costumam apresentar sintomas gastrointestinais. 

Mas, como sabemos, esses sinais são super comuns e também aparecem em diversas doenças. Por isso, muitas vezes a intolerância acaba não sendo corretamente diagnosticada.

O que sabemos é que o número de pacientes que chegam aos consultórios médicos com intolerância ao glúten cresce a cada dia. No Brasil, por exemplo, já passa de 1 milhão o número de pessoas diagnosticadas.

Por isso a importância de conhecer essa condição médica, assim como os seus sintomas. Vou falar sobre tudo isso neste artigo. Vamos lá?

O que é o glúten

​O glúten é um tipo de proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio ou cevada, que ajuda os alimentos a manter sua forma.

Exemplos básicos de alimentos que contêm glúten são bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas, cervejas e qualquer massa que leve farinha de trigo em sua composição.

Ou seja, sabemos que na nossa alimentação consumimos muitos alimentos com trigo, fazendo com que o consumo de glúten seja muito alto. 

Por isso a popularidade das dietas sem glúten, pois muitas pessoas sentem melhoras na saúde, especialmente na regulação do intestino, quando reduzem o consumo desse nutriente.

O que é a intolerância ao glúten

A intolerância ao glúten acontece quando o nosso organismo “perde” a capacidade ou apresenta dificuldade em digerir o glúten.

Então são nesses casos que o glúten, ao invés de passar normalmente pelo intestino, acaba por não ser corretamente digerido e danifica as paredes do intestino delgado, provocando os sintomas incômodos.

Esses sintomas acabam por prejudicar bastante a qualidade de vida do indivíduo. Além de provocar perda de peso e anemia quando mais graves ou o tratamento não for adotado.

Leia também: Hábitos diários poderosos para prevenir o câncer de intestino.

Mas quais são esses sintomas?

Desconforto abdominal e alterações intestinais

A dor na região abdominal e as alterações intestinais são o topo do funil quando falamos sobre intolerância ao glúten. 

Isso porque logo após consumir alimentos que contém a proteína, quem sofre de intolerância pode sentir excesso de gases, barriga inchada, diarreia ou prisão de ventre, variando de pessoa para pessoa.

E além do mal estar abdominal, as células do intestino também ficam danificadas, causando má absorção de vitaminas e minerais.

Tonturas e problemas neurológicos

A ingestão de glúten pode provocar tonturas, confusão mental, desorientação ou sensação de cansaço após a refeição.

Porém é extremamente comum que esses sintomas passem despercebidos.

Pessoas com diagnóstico de sensibilidade ao glúten também relatam sentimentos de depressão e ansiedade induzidas pelo glúten. 

Sintomas de pele

A inflamação no intestino causada pela intolerância pode provocar erupções, coceiras e ressecamento na pele. 

Mudanças bruscas de humor

Como já falamos antes, o intestino é considerado o segundo cérebro do nosso corpo, sendo um importante produtor de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Leia também: Entenda a fantástica ponte entre intestino e cérebro.

Portanto, devido ao mal-estar intestinal, é comum que ocorram alterações no humor principalmente após as refeições, com sintomas de irritabilidade, ansiedade ou tristeza.

Intolerância à lactose

É comum que a intolerância à lactose se apresente juntamente com a intolerância ao glúten. 

Isso porque pessoas que já têm o diagnóstico de intolerância à lactose têm mais chances de apresentar intolerância a alimentos com trigo, cevada e centeio, devendo estar mais atentas aos sintomas.

Dores nas articulações

Além disso, foram observadas que muitas pessoas experimentam anemia, dores nas articulações e formigamento ou dormência nas extremidades do corpo após a ingestão de glúten.

Fique atento!

O diagnóstico da intolerância ao glúten, por mais que seja uma condição cada vez mais comum, pode ser difícil e levar tempo. 

Por isso, a minha dica é fazer um diário dos seus sintomas, anotar suas refeições e o que sentiu após cada uma delas. 

Ao levar isso ao seu médico de confiança, ele poderá solicitar os exames necessários para detectar se as causas são referentes à sensibilidade ao glúten, ou se é resultado de alguma outra condição.

Também vale fazer o teste de uma dieta sem glúten e observar a reação do seu corpo, mas claro, sempre com o seu nutricionista.

Se você busca mais conteúdos sobre saúde e vida saudável, se inscreva no meu canal do Youtube.

Até breve!

Francis Vinícius.