Você está visualizando atualmente Hábitos diários poderosos para prevenir o câncer de intestino

Hábitos diários poderosos para prevenir o câncer de intestino

Quando falamos de câncer logo nos vêm a mente o de próstata e o de mama. Mas há um outro tipo de câncer que também está entre os mais frequentes e acaba sendo esquecido: o câncer de intestino. A boa notícia é que é possível prevenir o câncer de intestino através da adoção de hábitos saudáveis.

O câncer é o conjunto de mais de 100 doenças, que são caracterizadas pelo crescimento desordenado e anormal de células nos mais variados tecidos e células no nosso corpo.

Todo ano, cerca de 1,4 milhão de pessoas descobrem o casos de câncer de intestino em todo o mundo e aproximadamente 700 mil mortes são associadas a ele. 
A prevenção desse tipo de câncer se baseia em evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença. Para que isso aconteça, muitas vezes, é preciso modificar os nossos hábitos. Vamos aprender como?

O que é o câncer de intestino e quais os seus sintomas?

O câncer de intestino são tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino) e ânus. Esse câncer é tratável e, se descoberto de maneira precoce, na maioria dos casos é passível de cura. 

Grande parte desses tumores se iniciam a partir de pólipos. Os pólipos são lesões que podem crescer na parede interna do órgão, e que, caso não sejam removidos, podem se transformar em câncer.

À primeira vista, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de sangue em pequena quantidade e imperceptível a olho nu nas fezes.

Além disso, diarreias frequentes, dores na barriga, alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados), fraqueza, anemia e perda de peso sem causa aparente podem fazer parte dos sintomas.

Os sintomas também podem variar de acordo com a localização do tumor e avanço da doença. Por isso, é recomendado visitar o médico se persistirem por mais de 1 mês.

Por ser uma doença com sinais de fácil confusão com problemas comuns, prevenir o câncer de intestino é sempre o melhor remédio.

Como prevenir o câncer de intestino

Estão expostas ao maior risco de desenvolver câncer do intestino: pessoas acima de 50 anos, pessoas acima do peso e pessoas que não praticam bons hábitos alimentares.

Por isso, uma alimentação saudável e bons hábitos de vida são armas poderosíssimas contra o câncer do intestino. Anote aí:

Invista em alimentos ricos em fibras

Quanto mais frutas, verduras e grãos estiverem presentes no seu dia a dia, menos espaço haverá para gorduras e carnes processadas. 

Além disso, as fibras dos cereais e de vegetais, como brócolis, couve e espinafre, aceleram o trânsito intestinal e agridem menos as células da mucosa do intestino.

Portanto, limitar esse consumo de alimentos nocivos e ingerir maiores quantidades de fibras podem ajudar a diminuir o risco da doença.

O que você não pode esquecer é de beber muita água para que as fibras tenham o efeito esperado. Caso contrário, o excesso dessa substância pode causar prisão de ventre, que é um fator de risco para a doença.

Pratique atividade física

Exercícios físicos diminuem o risco da formação de pólipos e do câncer colorretal. Sobretudo atividades que exigem maior esforço físico pois apresentam ainda mais efeitos positivos.

Além disso, uma boa dose se exercícios regulares diminuem a resistência à insulina. Um dos agentes responsáveis pelo estímulo do crescimento das células, inclusive as cancerígenas. E também liberam a endorfina, hormônio que fortalece o sistema imunológico.

Aumente seus níveis de Vitamina D

A vitamina D, normalmente obtida através da exposição solar e alimentação, é cheia de benefícios , inclusive à redução de riscos de desenvolvimento de câncer de intestino. 

Por isso, procure se expor nos períodos recomendados, evitando sol entre as 10 e as 16 horas.

Abandonar hábitos nocivos previne o câncer

O vício do tabagismo e o uso abusivo de álcool, a longo prazo, estão associado a um risco aumentado de várias doenças e tipos de câncer, incluindo o câncer colorretal.

Portanto, parar de fumar e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas pode diminuir o risco de câncer de intestino e de outros tipos de câncer.

Faça o rastreamento para completa prevenção do câncer de intestino

O rastreamento do câncer de intestino é extremamente importante na prevenção da doença. 

A partir do momento em que as primeiras células anormais começam a formar pólipos até se tornarem de fato câncer colorretal, normalmente levam mais de 10 anos. 

O rastreamento regular pode, em muitos casos, prevenir completamente o câncer de intestino ou diagnostica-lo em estágio inicial, quando é altamente curável.

Previna-se e fique atento aos sinais

O câncer de intestino afeta milhares de brasileiros todos os anos e está ligada a dietas pobres em fibras, obesidade, consumo excessivo de carnes processadas e de cigarro, sedentarismo e genética. 

A alimentação inadequada é responsável por cerca de 20% dos casos de câncer no país, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). 

Por isso, vale a pena ficar atento ao que levamos até o nosso prato, pois, hoje em dia a maioria das doenças que o nosso corpo desenvolve estão diretamente ligadas aos nossos hábitos alimentares e de vida.

Fique atento: qualquer alteração intestinal significativa precisa de acompanhamento médico.
Espero que tenha gostado do artigo sobre como prevenir o câncer de intestino. E já aproveito para convidar para que me siga nas redes sociais. Tenho canais no Facebook, Instagram e Youtube, com muita novidade sobre saúde e qualidade de vida!