Você está visualizando atualmente Como o tabagismo prejudica o coração e os vasos sanguíneos?

Como o tabagismo prejudica o coração e os vasos sanguíneos?

O tabagismo afeta quase todos os órgãos do corpo. Pode causar muitos riscos e complicações para a saúde, incluindo o sistema cardiovascular, no qual estão o coração e os vasos sanguíneos.

Segundo dados do Ministério da Saúde de 2020, o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,5%, sendo 11,7% entre homens e 7,6% entre mulheres.

Ou seja, temos praticamente uma proporção de uma pessoa para cada grupo de 10 fumando no Brasil. Sem contar os problemas do fumo passivo, igualmente prejudiciais.

Os efeitos colaterais cardiovasculares do fumo podem ser graves. Com o tempo, eles podem causar problemas de saúde graves, como derrame ou insuficiência cardíaca.

No artigo abaixo, falo sobre como o tabagismo prejudica o coração e os vasos sanguíneos. Vamos conferir?

Como o tabagismo prejudica o coração?

Doença cardiovascular (DCV) é um termo genérico para doenças que afetam o coração ou os vasos sanguíneos.

Como a DCV se refere a qualquer doença que envolve o coração ou os vasos sanguíneos, a maioria dos problemas ligados ao tabagismo relacionados ao coração se enquadram nesta categoria.

Abaixo, listo as principais doenças que o tabagismo pode causar ao sistema cardiovascular:

Pressão alta

A hipertensão arterial é quando o sangue flui com muita força nas artérias. A nicotina presente no cigarro é uma substância química prejudicial que aumenta a pressão arterial.

Aterosclerose

Na aterosclerose, as artérias tornam-se estreitas e rígidas devido ao acúmulo de placas. A placa é feita de substâncias como colesterol, gordura e tecido cicatricial.

A placa bloqueia o fluxo sanguíneo, tornando difícil para o sangue chegar a outras partes do corpo, e também causa inflamação.

Especificamente, a fumaça do cigarro causa e agrava a aterosclerose, aumentando a inflamação. A inflamação promove o acúmulo de colesterol e placas, que se acumulam nas artérias.

Leia também::: Qual a diferença entre os tipos de açúcar?

Arritmia

Arritmia é um batimento cardíaco irregular. Também é chamado de ritmo cardíaco anormal.

Fumar provoca fibrose cardíaca ou cicatrizes no músculo cardíaco. Isso pode levar a um batimento cardíaco irregular ou acelerado, também conhecido como taquicardia.

A nicotina dos cigarros também aumenta a frequência cardíaca, o que pode levar à taquicardia.

Doença coronariana

A doença cardíaca coronária ocorre quando as artérias do coração, chamadas artérias coronárias, são incapazes de levar sangue suficiente para o coração.

Mas também é chamada de doença isquêmica do coração ou doença da artéria coronária. Fumar pode causar doença coronariana por meio de aterosclerose e hipertensão.

AVC

Fumar promove a formação de placas e coágulos, que podem bloquear os vasos sanguíneos do corpo. Se isso ocorrer no cérebro, pode causar um derrame.

Ou seja, um derrame ou acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido. Isso ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado ou se rompe.

Por sua vez, o cérebro é incapaz de obter oxigênio suficiente e as células cerebrais morrem.

Infarto

Se fumar bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração, pode causar um infarto. Sem sangue rico em oxigênio suficiente, o músculo cardíaco começa a morrer.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Muitas condições podem levar à insuficiência cardíaca.

Doença arterial periférica

A doença arterial periférica (DAP) ocorre quando as artérias são estreitas demais para levar sangue aos braços, mãos, pernas e pés.

Fumar pode causar DAP, causando inflamação e aterosclerose. Isso pode impedir que o sangue rico em oxigênio alcance seus membros.

Aneurisma da aorta abdominal

A aorta é a principal artéria que distribui sangue por todo o corpo. Ele está localizado no abdômen.

Mas os produtos químicos da fumaça do cigarro podem levar ao aumento da formação de placas, inflamação e estreitamento da aorta. Como resultado, a aorta pode desenvolver um ponto fraco ou protuberante denominado aneurisma da aorta abdominal.

O aneurisma da aorta abdominal pode ficar maior com o tempo. Se estourar, pode ser fatal.