O álcool é um problema em qualquer idade, ainda mais quando consumido da forma errada. E os perigos do álcool na juventude são ainda piores.
Conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o consumo de álcool é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos. Além disso, 40% dos adolescentes experimentaram álcool pela primeira vez entre 12 e 13 anos, dentro da própria casa.
E a maioria deles bebe entre familiares e amigos, e em geral são estimulados por familiares ou amigos que já bebem. Dessa forma, o resultado é que entre adolescentes de 12 a 18 anos que estudam nas redes pública e privada de ensino brasileiras, 60,5% declararam já ter consumido álcool.
E as consequências, de curto e médio prazo, são terríveis!
Como o álcool afeta nosso corpo
O álcool é um depressor, o que significa que retarda o funcionamento do sistema nervoso central. Na verdade, o álcool bloqueia algumas das mensagens que tentam chegar ao cérebro. Isso altera as percepções, emoções, movimentos, visão e audição de uma pessoa.
Em quantidades muito pequenas, o álcool pode até ajudar a pessoa a se sentir mais relaxada ou menos ansiosa. Porém, mesmo quantidades pequenas causam mudanças no cérebro, resultando em intoxicação.
Pessoas que usam álcool em excesso podem cambalear, perder a coordenação e falar mal. Eles provavelmente ficarão confusos e desorientados. Dependendo da pessoa, a intoxicação pode tornar alguém muito amigável e falante ou muito agressivo e zangado.
Os tempos de reação diminuem drasticamente – é por isso que as pessoas são orientadas a não beber e dirigir. As pessoas que estão intoxicadas podem pensar que estão se movendo corretamente quando não estão. Eles podem agir totalmente fora de si.
Quando grandes quantidades de álcool são consumidas em um curto período de tempo, pode ocorrer intoxicação por álcool. O envenenamento por álcool é exatamente o que parece — o corpo foi envenenado por grandes quantidades de álcool.
Por exemplo, o vômito violento geralmente é o primeiro sintoma de intoxicação por álcool. Além disso, podem ocorrer sonolência extrema, inconsciência, dificuldade em respirar, níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue, convulsões e até morte.
LEIA TAMBÉM>>> Qual a relação entre álcool e refluxo
Porque os adolescentes bebem?
A experimentação com álcool durante a adolescência é comum. Alguns motivos pelos quais os adolescentes usam álcool e outras drogas são:
- Curiosidade
- Para se sentir bem, reduzir o estresse e relaxar
- Se encaixar na sociedade
- Sentir-se mais velho
Desde muito cedo, as crianças veem mensagens publicitárias que mostram pessoas bonitas aproveitando a vida — e o álcool. E porque muitos pais e outros adultos usam álcool socialmente, beber cerveja ou vinho no jantar, por exemplo, pode fazer parecer que o álcool é inofensivo.
Embora seja ilegal comprar álcool no Brasil até os 18 anos de idade, a maioria dos adolescentes pode ter acesso a ele com a ajuda de amigos ou mesmo familiares.
Por isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, regulamentado pela Lei 13.106/ 2015, deixa claro que vender ou oferecer bebida alcoólica para menores de 18 anos é crime que pode resultar em detenção de dois a quatro anos do vendedor, aplicação de multa de até R$ 10 mil ou interdição do local de venda.
E a lei não é exclusiva aos comerciantes: qualquer pessoa, inclusive familiares ou amigos que oferecem bebidas alcoólicas a criança ou adolescente, está sujeito às sanções.
Os problemas do álcool na juventude
Vários estudos descobriram que o consumo precoce de álcool está relacionado ao risco de maiores problemas de abuso de substâncias mais tarde na vida.
Mas quanto mais cedo um jovem começar a beber álcool, maiores serão os problemas que ele enfrentará na vida adulta. Não apenas com o abuso de substâncias, mas também com o cumprimento de metas de vida importantes, como educação e carreira.
Portanto, é importante que os pais e a sociedade façam todo o possível para prevenir o início do hábito de beber na infância.
Cuide de seus filhos
Os pais precisam saber que o uso de álcool também pode ser um sinal de alerta ou um pedido de ajuda de que algo está muito errado na vida dos jovens. Ele pode causar, entre outros problemas já citados:
Desentendimentos familiares
- Uso de drogas ilícitas
- Fracasso escolar
- Suicídio
- Violência
Portanto, não permita que seu filho menor de idade beba álcool. Procure sempre manter uma conversa franca sobre os problemas que o álcool causa o organismo e as consequências que pode trazer à sua vida.
Espero que tenha gostado do artigo sobre os perigos do consumo de álcool na juventude. Além disso, recomendo também que conheça meu ebook sobre Alcoolismo: como consumir prejudicando minimamente a saúde? Ele é gratuito e conta com informações importantíssimas sobre o tema!