Você está visualizando atualmente Agrotóxicos: 4 dicas para reduzir os danos a saúde

Agrotóxicos: 4 dicas para reduzir os danos a saúde

Os agricultores dependem de agrotóxicos para proteger suas plantações de insetos destrutivos, ervas daninhas, bactérias e outras pragas. 

Mas os produtos químicos potentes que eles usam também podem afetar os seres humanos. 

A exposição a pesticidas pode deixá-lo doente, e alguns produtos têm sido associados a câncer e problemas neurológicos em crianças.

Além disso, os agrotóxicos são produtos químicos e outras substâncias que matam insetos, plantas, fungos e animais indesejados – e são especialmente importantes para a agricultura. 

Mas infelizmente eles também contaminam os alimentos e, saber como neutralizá-los, ou evitá-los, pode ser um grande diferencial. Para saber como fazer isso, confira o artigo que preparei abaixo!

1. Compre frutas e legumes orgânicos

Comprar produtos orgânicos da estação no mercado local é a melhor garantia de produtos livres de agrotóxicos. 

Para identificar as frutas cultivadas organicamente, observe o pequeno adesivo verde que identifica como orgânico. 

Como alternativa, também vá à feira livre da sua cidade por exemplo, onde geralmente pequenos produtos rurais vendem sua produção diretamente ao consumidor final.

Leia também::: Os efeitos da falta de vitamina D no corpo

2. Lave frutas e vegetais antes de comer

Estão disponíveis lavagens comerciais de vegetais e frutas que são formuladas para remover resíduos químicos do produto. 

Mas também pode-se usar iodo 2% (5 ml em 1 litro de água), bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água) ou vinagre (1 parte para 2 de água). 

Em todos esses casos, deixe de molho em média por 30 minutos e depois lave. Ferva ou remova a casca sempre que possível.

3. Saiba quais frutas e vegetais têm mais agrotóxicos

Muitos dos riscos para a saúde associados aos resíduos de agrotóxicos nos produtos estão concentrados em um número relativamente pequeno de frutas e vegetais. 

Por exemplo, ao saber quais frutas e legumes apresentam os maiores riscos, você pode tomar as precauções adequadas, como lavar os alimentos com mais cuidado, descascar frutas ou evitar fontes comerciais. 

São eles: abacaxi, alface, arroz, alho, batata-doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, manga, pimentão, tomate e uva. 

4. Cultive seus próprios produtos

Um terreno de quintal pequeno pode fornecer grande parte da produção necessária para uma família de quatro pessoas. 

Além disso, os métodos orgânicos podem substituir a necessidade de pesticidas e fertilizantes químicos, e cuidar do jardim é uma atividade saudável para as crianças. 

E mesmo os produtos cultivados em casa devem ser lavados antes de comer. 

Leia também::: Nootrópicos e seu papel no desempenho cognitivo e mental

Tenha mais saúde

Os agrotóxicos fazem parte da produção em escala de frutas, legumes e grãos, mas também fazem mal à saúde se consumidos em excesso.

Por isso, procure seguir as dicas que dei acima, como forma de reduzir ou eliminar totalmente a ingestão de tais produtos químicos.

Por fim, espero que tenha compreendido as dicas para reduzir o consumo de agrotóxicos e, para mais dicas e informações sobre saúde, siga meu canal do Youtube!