Você está visualizando atualmente Alimentação para combater a ansiedade: por onde começar?

Alimentação para combater a ansiedade: por onde começar?

A hora das refeições é o momento ideal para se desconectar de todas as fontes de estresse. Neste sentido, adicionar uma alimentação para combater a ansiedade em sua rotina nutricional pode proporcionar inúmeros benefícios. 

Isso mesmo! Existem alimentos que, além de serem altamente nutritivos, liberam substâncias relaxantes que previnem a ansiedade e a depressão.

A ansiedade é uma das condições de saúde mental mais prevalentes, afetando aproximadamente 7,6% da população global. Ou seja, é um termo genérico usado para descrever vários distúrbios — como transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade social e fobias — e geralmente é caracterizado por sentimentos constantes de tensão, preocupação e nervosismo que podem interferir na vida diária.

Mas a boa notícia é a alimentação para combater a ansiedade é real e de fácil acesso. Abaixo, listo alguns dos principais itens que você pode adicionar à sua rotina, se sofre com tal distúrbio. Vamos conferir?

1. Carboidratos complexos

Os “fast foods” naturais como batata-doce, banana, arroz integral, quinoa, feijão e lentilha são ricos em fibras e carboidratos lentos que o corpo aprecia e sabe metabolizar.

Afinal, sendo não processados, esses carboidratos são naturalmente embalados com minerais e nutrientes, como vitaminas do complexo B, que ajudam o corpo a se decompor e usar a energia contida nesses alimentos.

Leia também::: Quais são os sintomas do cortisol baixo no corpo?

2. Ovos

Os ovos não são apenas uma fonte de proteína, eles também contêm lecitina e cotina necessárias para a metilação do DNA e a função do sistema nervoso.

A saber, a colina é um nutriente chave para o neurotransmissor acetilcolina — que é constantemente usado pelo corpo para funções motoras e de memória no sistema nervoso.

Por exemplo, uma das características da doença de Alzheimer é a diminuição visível nas concentrações de acetilcolina.

3. Nozes e sementes de linhaça

Alimentos ricos em ômega-3 (como nozes, sementes e peixes, como sardinha e salmão) diminuem a inflamação e demonstraram reduzir os níveis de ansiedade em adultos jovens.

4. Chá

A L-teanina no chá é um composto para aliviar o estresse que se liga aos receptores GABA e induz mudanças nas ondas cerebrais que promovem o relaxamento.

Além disso, substitua o café do meio-dia — um estimulante que interfere com o açúcar no sangue e irrita os hormônios — por infusões de camomila ou chá verde, que foram estudados por suas propriedades ansiolíticas.

5. Vegetais de folhas verdes

Seu corpo usa magnésio em mais de 300 reações bioquímicas, incluindo liberação de neurotransmissores e função nervosa. POr isso, baixos níveis de magnésio foram mostrados para contribuir para a ansiedade. 

Por isso, coma mais vegetais de folhas verdes, sementes de abóbora, amêndoas, abacate e… chocolate amargo! 

6. Óleo de coco

Seu cérebro é feito de gordura, então alimente-o com o mesmo cimento com o qual foi construído. Os MCTs (Mediun Chain Triglycerides ou triglicerídeos de cadeia média) encontrados no óleo de coco demonstraram melhorar o funcionamento cognitivo. 

7.  Iogurte

Se você sofre de ansiedade, o iogurte é um ótimo alimento para incluir em sua dieta. Por exemplo, os probióticos, ou bactérias saudáveis, encontrados em alguns tipos de iogurte podem melhorar vários aspectos do seu bem-estar, incluindo a saúde mental.

Embora ainda seja um campo emergente de pesquisa, os probióticos podem apoiar o eixo intestino-cérebro – um sistema intrincado entre o trato gastrointestinal e o cérebro. Em particular, pesquisas sugerem que bactérias intestinais saudáveis ​​podem estar ligadas a uma melhor saúde mental.

Leia também::: Como ler corretamente os rótulos dos alimentos?

Se preocupe com seu bem-estar

Portanto, a ansiedade é um transtorno de saúde mental complicado que requer uma infinidade de abordagens para gerenciá-la de forma eficaz.

Além disso, juntamente com a medicação e a terapia, os alimentos que você come podem ajudar a melhorar sua saúde mental, reduzir os sintomas de ansiedade e promover uma melhor saúde do cérebro. 

Em resumo, alimentos integrais e minimamente processados, ricos em antioxidantes, parecem benéficos.

No entanto, não há pesquisas suficientes para apoiar o uso de alimentos como tratamento de primeira linha para a ansiedade e, portanto, não deve substituir nenhum medicamento ou terapia recomendado pelo seu médico.

No entanto, adicionar esses alimentos à sua dieta é uma ótima maneira de apoiar a saúde do cérebro e o bem-estar geral.

Espero que tenham gostado do artigo sobre alimentação para combater a ansiedade e, para mais dicas e muita informação, siga também meu canal do Youtube!