Você está visualizando atualmente Quais são os sintomas do cortisol baixo no corpo?

Quais são os sintomas do cortisol baixo no corpo?

O cortisol é um hormônio esteroide que regula uma ampla gama de processos em todo o corpo, incluindo o metabolismo e a resposta imunológica.

Devido sua importância, é fundamental conhecer os sintomas do cortisol baixo no corpo. Além disso, também tem um papel muito importante em ajudar o corpo a responder ao estresse.

Os motivos que levam aos baixos níveis de cortisol no corpo são variados, e por isso é fundamental saber identificar rapidamente quais as causas para um melhor tratamento.

No artigo abaixo apresento quais os sintomas mais comuns do cortisol baixo no corpo. Vamos conferir?

O que é cortisol?

O cortisol é um hormônio esteroide, um dos glicocorticoides, produzido no córtex das glândulas supra-renais e liberado no sangue, que o transporta por todo o corpo.

Quase todas as células contêm receptores para o cortisol e, portanto, o cortisol pode ter várias ações diferentes, dependendo do tipo de célula sobre as quais atua.

Esses efeitos incluem controlar os níveis de açúcar no sangue do corpo e, assim, regular o metabolismo, atuando como um anti-inflamatório, influenciando a formação da memória, controlando o equilíbrio de sal e água, influenciando a pressão arterial e ajudando no desenvolvimento do feto.

Aliás, em muitas espécies, o cortisol também é responsável por desencadear os processos envolvidos no parto.

Além disso, uma versão semelhante desse hormônio, conhecida como corticosterona, é produzida por roedores, pássaros e répteis.

Leia também::: A importância de incentivar hábitos saudáveis na infância

Como o cortisol é controlado?

Os níveis sanguíneos de cortisol variam ao longo do dia, mas geralmente são mais elevados pela manhã, ao acordar, e caem ao longo do dia. Isso é chamado de ritmo diurno.

Em contrapartida, em pessoas que trabalham à noite, esse padrão é revertido, de modo que o momento da liberação do cortisol está claramente relacionado aos padrões de atividade diária.

Além disso, em resposta ao estresse, cortisol extra é liberado para ajudar o corpo a responder apropriadamente.

A secreção de cortisol é controlada principalmente por três regiões intercomunicantes do corpo:

• o hipotálamo no cérebro
  • a glândula pituitária
  • a glândula adrenal

Isso é chamado de eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Ou seja, quando os níveis de cortisol no sangue estão baixos, um grupo de células em uma região do cérebro chamada hipotálamo libera o hormônio liberador de corticotrofina.

Isso faz com que a glândula pituitária secrete outro hormônio, chamado de adrenocorticotrópico, na corrente sanguínea.

Além disso, altos níveis de hormônio adrenocorticotrópico são detectados nas glândulas adrenais e estimulam a secreção de cortisol, fazendo com que os níveis sanguíneos de cortisol aumentem.

Mas à medida que os níveis de cortisol aumentam, eles começam a bloquear a liberação do hormônio liberador de corticotrofina do hipotálamo e do hormônio adrenocorticotrópico da hipófise.

Como resultado, os níveis do hormônio adrenocorticotrópico começam a cair, o que leva a uma queda nos níveis de cortisol. Isso é chamado de ciclo de feedback negativo.

O que acontece se eu tiver pouco cortisol?

Cortisol insuficiente pode ser devido a um problema na glândula pituitária ou na glândula adrenal (doença de Addison).

O início dos sintomas costuma ser muito gradual e eles podem incluir:

• Fadiga extrema
  • Perda de peso
  • Desidratação
  • Apetite diminuído
  • Irritabilidade
  • Depressão
  • Escurecimento da pele (conhecido como hiperpigmentação)
  • Pressão sanguínea baixa
  • Possível desmaio
  • Desejo de sal
  • Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue)
  • Náusea
  • Diarreia
  • Vômito
  • Dor no abdômen
  • Dores musculares ou articulares
  • Perda de pelos do corpo
  • Irregularidades do ciclo menstrual

Sem tratamento, esta é uma condição potencialmente fatal. Por isso, a avaliação urgente por um médico é necessária para identificar as causas e iniciar o tratamento o mais rapidamente possível.