Você está visualizando atualmente Dieta cetogênica: o que é? Quais os benefícios?

Dieta cetogênica: o que é? Quais os benefícios?

Se você está em busca da boa forma e alguma vez já buscou por dietas na internet (lembrando que isso não é recomendado de forma alguma), provavelmente já se deparou com a chamada dieta cetogênica.

Apesar do nome não lembrar nenhuma palavra específica, você provavelmente já tentou aderir à dieta cetogênica.

Digo isso porque a dieta cetogênica basicamente se caracteriza pela eliminação de quase todos os alimentos ricos em carboidratos, e reduzir drasticamente esse consumo é uma das estratégias mais clássicas para emagrecer.

Mas como qualquer outra dieta, a dieta cetogênica pode apresentar alguns riscos e efeitos colaterais importantes. Acompanhe o artigo abaixo para entender mais sobre ela.

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica, como já citei anteriormente, trata-se de um regime alimentar que prevê uma baixa ingestão de carboidratos e um alto consumo de gordura e de proteína.

Essa dieta é defendida como uma forma eficaz de emagrecer rapidamente, visto que, quando feita da maneira correta, sua taxa de sucesso é alta.

Entretanto, seus efeitos no longo prazo, inclusive à saúde, são desconhecidos. Ou seja: é preciso fazer algumas considerações antes de decidir aderir, e vamos falar sobre isso mais tarde.

Leia também: Jejum intermitente: emagrece e melhora a saúde de forma global?


Quais os benefícios

Favorece a perda de peso

Ao reduzir o consumo de carboidratos, que é o principal fornecedor da glicose que dá energia para as células, o organismo busca outras fontes de combustível para se manter ativo, principalmente a gordura: o nutriente mais ingerido na dieta cetogênica.

Ajuda no controle do colesterol

Um aumento no colesterol HDL (colesterol bom) ajuda a eliminar as reservas de colesterol ruim no nosso organismo.

Isso porque quando seu corpo produz energia através de gorduras, os níveis de triglicerídeos do seu corpo diminuem e os níveis de colesterol HDL aumentam.

Controla o açúcar no sangue

Quando você elimina o consumo de carboidratos e doces da sua alimentação, o corpo não precisa de tanta insulina para controlar a glicemia.

Diminui os sintomas da síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco que se manifestam e aumentam as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas, derrames e diabetes…

Os sintomas da síndrome metabólica incluem obesidade abdominal, pressão arterial alta, níveis elevados de açúcar no sangue em jejum, aumento dos níveis de triglicerídeos e diminuição dos níveis de HDL.

No entanto, com a implementação da dieta cetogênica, todos esses sintomas podem ser tratados e melhorados.

Melhora a atenção e concentração 

Uma dieta regular de carboidratos faz com que seu cérebro lide com aumentos e diminuições nos níveis de açúcar o tempo todo. 

Os níveis inconsistentes de energia também podem prejudicar a concentração do cérebro.

Durante a dieta cetogênica, no entanto, os níveis de energia permanecem constantes, fazendo com que o seu cérebro mantenha um nível de atenção e foco maior.

Leia também: 10 alimentos que auxiliam a memória.

Aumenta os níveis de energia

Quando você segue uma dieta regular, ou dieta nenhuma, seu corpo está sempre prestes a ficar sem energia. 

É por isso que você sente que precisa comer o tempo todo.

Entretanto, com uma dieta cetogênica, o corpo aproveita seus estoques de gordura, uma fonte quase infinita de energia, mantendo a sua constância.

Perigos da dieta cetogênica

Aumento no nível do colesterol

Apesar da dieta cetogênica incentivar o alto consumo de gorduras boas, chegando a 70% da alimentação diária, é muito mais provável, e fácil, que você acabe aderindo a alimentos processados e gorduras ruins.

Eventualmente acontecerá o aumento do LDL que não é saudável, e sim preocupante para quem apresenta algum problema cardiovascular. Por isso, fique atento ao seu colesterol.

Deficiência de vitaminas e minerais

Outra preocupação que você deve ter é que, se você aderiu à dieta cetogênica sozinho, provavelmente decidiu limitar a ingestão de vegetais e o encorajamento ao não consumo de frutas. 

Entretanto, vegetais e frutas são as fontes mais saudáveis de fibras, antioxidantes e outros nutrientes essenciais. 

É preciso cuidado para não terminar a dieta deficiente de vitaminas e minerais.

Desidratação

Quando o corpo tira energia da gordura ao invés da glicose, esse processo se chama cetose. Em alguns casos, ele pode causar uma condição chamada cetoacidose, que acumula cetonas no sangue e, por isso, aumenta a acidez sanguínea e causa a desidratação do corpo. 

Em casos extremos, a desidratação pode levar ao coma ou à morte.

Distúrbios alimentares

Se você tem um histórico de distúrbios alimentares, a dieta cetogênica não é para você.

Isso porque, ela é muito restritiva e elimina grupos inteiros de alimentos da dieta.

Preciso enfatizar que todos os alimentos são seguros e podem se encaixar em uma alimentação saudável. 

Conclusão

A dieta cetogênica apresenta bons resultados para quem quer emagrecer de maneira eficiente, além de apresentar certos benefícios para a saúde.

Porém, deve ser sempre recomendada e organizada por um profissional adequado, visto que apresenta riscos sérios para a saúde se feita de maneira errada. 

Além disso, algumas pessoas podem ser geneticamente predispostas a não metabolizarem bem as gorduras, mesmo as gorduras boas, o que pode resultar em déficits nutricionais e acabar trazendo prejuízos à saúde. 

Na verdade, esse aviso vale para qualquer tipo de dieta: consulte sempre um profissional capacitado.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo sobre dietas cetogênicas. Estou sempre nas minhas redes sociais compartilhando conteúdos exclusivos sobre saúde e longevidade saudável. Me acompanhe por lá!

Um abraço!

Dr. Francis Vinícius.