Você está visualizando atualmente 3 maneiras de reduzir a ansiedade através de hábitos diários

3 maneiras de reduzir a ansiedade através de hábitos diários

Aposto que você conhece alguém que sofre de ansiedade. Ou talvez essa pessoa seja você.

Isso porque a ansiedade é um dos males do século que acontece quando a pessoa antecipa uma situação que pode nunca acontecer, fazendo o seu corpo reagir e muitas vezes acaba perdendo o senso e pensamento claro.

A ansiedade acontece a qualquer hora ou em qualquer lugar e é uma doença de caráter psicológico que demanda atenção e, em casos mais sérios, tratamento médico.

Mas existem maneiras de reduzir a recorrência de quadros de ansiedade através da adoção de alguns hábitos simples na sua vida. E é sobre eles que vou falar nesse artigo. 

Uma ótima leitura para você.

O que é ansiedade

Muito além daquele friozinho na barriga antes de um momento muito especial ou a falta de sono antes daquela viagem dos sonhos, a ansiedade que estamos falando aqui é extremamente intensa e frequente.

Isso porque é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Bascaimente um medo muito forte de uma possibilidade que a pessoa ansiosa cria em sua mente.

Durante crises de ansiedade, a pessoa não consegue se ater ao presente e sente uma grande tensão, às vezes sem um motivo aparente. 

E, além disso, esse problema pode manifestar sintomas físicos também, como sudorese, nervosismo extremo e arritmia cardíaca.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de indivíduos vivem com transtornos de ansiedade no mundo. 

Só no nosso país, a ansiedade atinge 9,3% da população, o que faz do nosso país o líder no ranking mundial.

O que causa a ansiedade

A verdade é que a origem dos transtornos de ansiedade varia bastante de indivíduo para indivíduo. 

Eles podem aparecer por desequilíbrios químicos do cérebro, pela falta de suporte familiar ou por traumas, principalmente na infância. 

Além disso, pode ser pela mistura desses fatores. Dessa forma, a melhor maneira de descobrir e tratar o caso é com acompanhamento médico e psicoterápico.

Mas existem medidas capazes de diminuir a incidência de crises… 

Como reduzir a ansiedade através de hábitos diários

Meditação

A meditação é uma grande aliada no combate à ansiedade e ainda ajuda a evitar uma série de doenças causadas pelo estresse.

Isso porque a meditação é um hábito gratuito, sem contraindicações e cheio de benefícios. A meditação deve ser um compromisso consigo mesmo.

Por isso pesquise sobre o assunto, entenda como funciona e busque a meditação ideal para você.⠀

Inclusive, você já encontra livros e videoaulas que ensinam como meditar, sem falar dos aplicativos que contêm meditações guiadas.

Quando você tornar a meditação um hábito, vai perceber que a sua qualidade de vida irá melhorar muito. ⠀

Leia também: Meditação melhora a saúde mental.

Atividade física

Canso de falar dos benefícios da atividade física para a saúde física e mental do nosso corpo.

Para reduzir as crises de ansiedade, a atividade física de intensidade moderada, feita regularmente, ajuda a controlar os sintomas, porque faz a mente focar no cuidado com o corpo. 

Depois do exercício físico você costuma se sentir como? Feliz e com sentimento de dever cumprido, certo? Isso porque durante o exercício físico seu corpo passa por reações químicas e a liberação de certos hormônios.

Dança, caminhada, corrida, yoga, musculação… independente da modalidade, atividades físicas fazem maravilhas pela sua saúde e pela sua mente.

Mas lembre-se: é importante realizar uma avaliação clínica e funcional com profissional de saúde antes de iniciar qualquer atividade física.

Leia também: Como o ômega-3 afeta o cérebro e a saúde mental.

Tenha uma rotina organizada

A pessoa ansiosa tem uma sensação de descontrole, que pode ser surpreendida por situações inesperadas a qualquer momento e é isso que causa seus sintomas.

Por isso, quanto mais preparado para cada atividade do dia, menor será o sofrimento antes de partir para cada uma delas. 

Saber organizar a agenda e fazer check-lists são atividades que te colocam no controle da situação, melhorando o desempenho no dia a dia. 

Ah, mas cuidado para não se sobrecarregar e fazer mais coisas do que realmente consegue, o que pode gerar tensão, o que definitivamente estamos tentando evitar.

E não esqueça de encontrar espaço na sua agenda para a meditação diária, preferencialmente ao acordar, e de praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana.

Conclusão

A ansiedade é uma condição muito séria onde o indivíduo leva o seu corpo a reagir a situações hipotéticas.

Essa condição demanda tratamentos médicos, mas alguns simples hábitos diários como organizar a rotina, exercitar-se e meditar podem trazer grandes benefícios aos seus portadores.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre a ansiedade e as maneiras de reduzir suas crises através de hábitos diários. 

Deixo abaixo também um vídeo meu que fala mais sobre a importância da meditação no controle da ansiedade. Já aproveito para pedir que você se inscreva no meu canal.

Até a próxima.

Francis Vinicius