A meditação é um grande aliado daqueles que sofrem com ansiedade e têm dificuldade em relaxar a mente e o corpo. Essa técnica ajuda a interromper o ciclo de pensamentos negativos para que você consiga gerenciar seus sentimentos.
Essa é uma prática milenar e acessível para todos. E a meditação tem o poder de reduzir o estresse, aumentar a calma e a clareza, promover a felicidade e aliviar os sintomas da ansiedade. Aprender a meditar é simples e você sente os benefícios já ao fim da primeira sessão.
O que é ansiedade?
A ansiedade é um sentimento de medo, pavor e desconforto de alguma coisa que, às vezes, você não consegue entender o que é. E isso pode fazer com que você sue, sinta-se inquieto, tenso e tenha um batimento cardíaco acelerado.
Ela é geralmente uma reação ao estresse. Por exemplo, você pode se sentir ansioso quando enfrenta um problema difícil no trabalho, antes de fazer um teste ou antes de tomar uma decisão importante. Nesses momentos a ansiedade pode lhe dar um impulso de energia ou ajudá-lo a se concentrar.
Porém, o perigo acontece quando esse sentimento se mantém persistente, transformando-se em um transtorno de ansiedade.
E embora os tratamentos medicamentosos sejam amplamente difundidos, práticas como a meditação podem ser tão poderosas quanto, principalmente em casos mais amenos do transtorno.
Como a meditação pode amenizar o transtorno de ansiedade
O principal pilar da meditação é colocar o seu foco no agora. Nesse sentido, é tomar consciência daquilo que você está fazendo, do seu corpo e da sua mente.
E quando alguém sofre de transtorno de ansiedade, a intensidade e a duração das emoções negativas são impulsionadas e aumentadas pelo pensamento excessivo. Ou seja – você não consegue deixar de lado os pensamentos negativos e foca toda a energia em imaginar os piores cenários que só aumentam a ansiedade.
E ao focar a sua energia em si mesmo e relaxar sua mente e corpo, você consegue desacelerar esses pensamentos negativos e diminuir as reações ansiosas.
Como meditar?
Existem alguns pontos básicos na hora de iniciar uma meditação e abaixo eu listo alguns ítens que podem te ajudar a começar a sua prática:
- Procure um lugar calmo e sem estímulos visuais ou sonoros. Uma dica aqui é usar fones de ouvido com cancelamento de ruído.
- Escolha uma posição confortável sentado. É importante que você não fique deitado, pelo menos no início da sua prática, pois essa posição pode fazer com que você adormeça.
- Foque os seus pensamentos no seu corpo e comece a prestar atenção na sua respiração: inspire e expire lentamente.
- Relaxe o seu corpo músculo por músculo, sempre focando a sua atenção onde você quer relaxar
Você pode começar com sessões de 10 ou 15 minutos e é muito normal você ter problemas em manter o foco. Por isso, não desista: sempre que sentir que você está sendo invadido por outros pensamentos, comece de novo.
Você pode gostar também::: 3 maneiras de combater a ansiedade através de hábitos diários
Além disso, para os iniciantes, pode ser mais fácil usar meditações guiadas. As quais você encontra em diversos aplicativos de meditação e até mesmo no youtube!
A meditação é uma prática que trabalha a disciplina da mente, por isso, encare as sessões como um treinamento, o qual irá se aprimorar conforme você for ficando mais experiente.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre saúde e longevidade saudável, acesse o meu canal no youtube para ver mais conteúdos!