Se você já se perguntou se o anticoncepcional atrapalha o ganho da massa muscular, saiba que você não está sozinha!
Essa é uma dúvida mais comum do que se imagina e muitas mulheres que desejam aumentar o tamanho dos seus músculos questionam qual o impacto que os métodos contraceptivos hormonais impactam em seu progresso.
A resposta direta é que realmente o anticoncepcional atrapalha o ganho de massa muscular. E para saber como isso ocorre, confira o artigo abaixo!
O ciclo menstrual e os níveis hormonais associados
Primeiro, vamos rever brevemente o ciclo menstrual. O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação (o período) e continua por cerca de 28 dias em média.
Da mesma forma, durante esse tempo uma série de eventos acontece dentro do corpo para preparar o útero para a concepção. Por exemplo, a ovulação, quando os ovários de uma mulher liberam um óvulo para possivelmente ser fertilizado, ocorre normalmente por volta do dia 14 do ciclo.
Neste momento os hormônios sexuais estradiol e testosterona atingem o pico. A testosterona faz com que o desejo sexual, os níveis de energia, a nitidez mental e o humor aumentem.
Ao mesmo tempo, o aumento do estradiol faz com que o revestimento endometrial (o interior do útero) fique espesso caso o óvulo e o esperma se encontrem, de modo que o útero seja preparado com um revestimento macio e nutritivo para o embrião.
Após a ovulação, a progesterona, outro hormônio sexual, aumenta. Se ocorrer a concepção, a progesterona permanece alta. Caso contrário, a progesterona cai abruptamente, fazendo com que o revestimento do útero se desprenda e a menstruação comece.
Leia também::: Os benefícios da Maca Peruana para a libido
O que faz o anticoncepcional?
A saber, os anticoncepcionais geralmente são compostos de um estrogênio e progestina sintéticos que são tomados por 2,5 a 3 semanas, seguidos por 4 a 7 dias, durante os quais uma pílula placebo é tomada e ocorre um “período”.
Não existe um “período” real. Esse sangramento ocorre apenas como resultado da liberação dos hormônios sintéticos.
Essas pílulas combinadas funcionam impedindo que o corpo ovule e engrosse o muco cervical, bloqueando assim o esperma de chegar ao óvulo e evitando que a mulher venha a engravidar.
Os efeitos do anticoncepcional no ganho da massa muscular
Se uma mulher não quer engravidar, ela toma essas pílulas que suprimem a ovulação. Mas ao fazer isso, o corpo não recebe esse aumento de testosterona.
Para aquelas que desejam aumentar seus níveis de massa muscular, esse aumento da testosterona pode ser um problema.
Sem testosterona, ou sem quantidades adequadas, é difícil construir força, massa muscular e muito difícil manter uma composição corporal favorável. Não é impossível; apenas muito mais difícil.
Além disso, quando você não recebe esse aumento de testosterona, seu humor e libido são afetados negativamente.
Aliás, tomar pílulas anticoncepcionais também tem o efeito colateral de fazer com que algo chamado globulina de ligação aos hormônios sexuais (SHBG) aumente.
O fígado produz isso em resposta à ingestão de estrogênio oral e tem uma alta afinidade de ligação para a testosterona.
Então, não só os ovários não estão produzindo tanta testosterona por causa da supressão da ovulação, mas o pouco que está circulando provavelmente está ligado à SHBG, reduzindo ainda mais os níveis no corpo.
Leia também::: 3 maneiras de reduzir a ansiedade através de hábitos diários
Qual a melhor escolha?
Escolher o seu método de contracepção é uma decisão muito pessoal. Para algumas mulheres, os benefícios da conveniência podem superar em muito os possíveis efeitos colaterais.
Portanto, como alternativa às pílulas hormonais, a mulher pode adotar como método contraceptivo os DIUs (Dispositivo Intrauterino) de cobre. Ou então por algum método hormonal que não impacte em seus níveis de testosterona.
Mas para isso, é fundamental que ela converse com seu ginecologista sobre as opções existentes, e qual é a mais indicada para seus objetivos.
Espero que o artigo sobre como o anticoncepcional atrapalha o ganho de massa muscular tenha sido útil. E para mais dicas e informações sobre Saúde, siga meu canal do Youtube!