A alimentação desempenha um papel central na nossa saúde! É através dela que o nosso corpo consegue os nutrientes, minerais e vitaminas necessários para o seu pleno funcionamento.
Porém, você já pensou sobre como a sua alimentação também afeta a sua saúde mental?
Podendo, por exemplo, ajudar no controle de sintomas como a ansiedade e o estresse?
Qual a relação entre dieta e os transtornos de ansiedade e estresse?
A alimentação já é considerada um fator determinante na qualidade de vida de um indivíduo. E essa relação já é tema de diversos estudos.
Por exemplo, em uma pesquisa realizada em um grupo de idosos foi constatada a relação entre o alto consumo de gorduras saturadas e açúcar refinado e no agravamento de quadros de ansiedade e até mesmo depressão.
Isso acontece porque alimentos ricos nesse tipo de ingrediente – como fast food – são pobres em nutrientes como os antioxidantes. Os quais são fundamentais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso.
Você pode gostar também::: Açafrão: uma especiaria com alto poder antioxidante
Quando nós temos uma dieta baseada em alimentos de baixa qualidade, acontece um desequilíbrio na microbiota intestinal. Dessa forma, as populações de bactérias boas acabam ficando em número inferior às bactérias ruins, causando a disbiose intestinal.
E isso afeta um mecanismo poderoso no nosso corpo, o chamado eixo cérebro-intestino. Ele é um sistema de comunicação entre o cérebro e o intestino que fica prejudicado pela disbiose e nos torna mais propensos aos distúrbios de saúde mental.
Qual a dieta ideal para diminuir a ansiedade e o estresse?
Como médico nutrólogo, estudar padrões de alimentação e a forma como eles afetam nossa saúde é um assunto de grande estima para mim.
E foi através de meus estudos e conheci a dieta cetogênica.
A base da dieta cetogênica é o consumo de gorduras de boa qualidade e proteínas, em detrimento de carboidratos e açúcares.
Aliás, além de ser excelente para a sua saúde mental, ela também é um poderoso aliado no controle de peso.
Você deseja cuidar melhor da sua saúde e compreender de forma simplificada e direta como a alimentação pode ser a sua melhor companhia na jornada pela longevidade?
Toque no link abaixo e faça parte do meu mini curso sobre dieta cetogênica! Será um prazer ajudar você na busca por mais qualidade de vida: