Você está visualizando atualmente Açafrão: uma especiaria com alto poder antioxidante

Açafrão: uma especiaria com alto poder antioxidante

O açafrão da terra já é um velho conhecido nosso na cozinha: usado para o preparo de carnes e até mesmo na pipoca, você sabia que ele também é um poderoso antioxidante?

O poder antioxidante vem dos óleos essenciais que compõem essa especiaria, bem como da cúrcuma, responsável pela coloração amarela do açafrão. Além disso, ele é um valioso aliado na prevenção de doenças crônicas como câncer, justamente por proteger nossas células dos radicais livres em excesso.

Neste artigo eu te explico o que é o açafrão da terra, formas de consumi-lo e como funciona o seu poder antioxidante. 

Um antioxidante milenar 

Obtido através das flores de  Crocus Sativus, o açafrão é considerado um “tesouro gastronômico”, visto que para fabricarmos 1kg dessa especiaria precisamos de cerca de 75 mil flores. 

Originário da região mediterrânea, o açafrão já foi usado para o tingimento de roupas, como forma de perfumar ambientes e até mesmo em rituais budistas. E hoje em dia o seu uso mais comum está associado à preparação de pratos culinários. 

Além de dar um sabor muito especial, o açafrão é conhecido por seus benefícios para nossa saúde como a melhora da memória, auxílio na saúde cardiovascular e é até considerado um ansiolítico natural. Mas talvez o seu benefício mais famoso seja o seu poder antioxidante.  

Leia também::: O que é e como alcançar a longevidade saudável?

O poder antioxidante do açafrão

O açafrão é rico em carotenóides, crocina e safranal. Substâncias que agem como coletores seletivos de radicais livres, neutralizando a oxidação das nossas células.  

Os antioxidantes funcionam “doando” um elétron para estabilizar aquelas moléculas instáveis resultantes dos nossos processos metabólicos. Dessa forma, elas se mantêm estáveis e interrompem o processo de oxidação. 

O que são radicais livres?

O nosso corpo está em constante produção de reações químicas para garantir o seu funcionamento. Dentre elas temos as reações que fazem parte do metabolismo.

Quando essas reações acontecem, liberam algumas moléculas instáveis que precisam obrigatoriamente se associar a outras moléculas para atingir a estabilidade. Esse processo resulta na oxidação da célula. 

E isso gera o famoso estresse oxidativo, o qual o nosso organismo conseguiria combater naturalmente em uma situação ideal. Isso através da produção de moléculas antioxidantes que manteriam os radicais livres sob controle. Mas, por inúmeros fatores, muitas vezes o organismo pode não dar conta sozinho de combater essas moléculas. 

Isso pode acontecer, por exemplo, devido à alimentação pobre em nutrientes, tabagismo, falta de exercício físico regular e até mesmo poluição.

E a falta de um controle sobre o estresse oxidativo gera sequelas graves, sendo as mais conhecidas o envelhecimento precoce e a inflamação crônica. 

Como usar o açafrão na nossa alimentação

Além de usá-lo para temperar peixes, carnes e até mesmo na preparação de risotos, eu gosto muito de indicar um shot matinal à base de curcuma, encontrado no açafrão.

Além de ter os benefícios antioxidantes, ele auxilia na melhora do sistema  imunológico, limpeza do organismo e auxilia nos processos de emagrecimento. E para começar o seu dia com muita saúde e disposição, você vai precisar de:

  • Água fervida com gengibre
  • Gotas de limão
  • Chlorella em pó
  • Cúrcuma em pó
  • Gramíneas de trigo
  • Moringa

Agora é só montar o seu shot! Mas sabe o que pode melhorar ainda mais o poder de todos esses ingredientes? Ter a orientação correta do seu médico. Ele poderá te ajudar a incluir outros ingredientes ao analisar a sua saúde de forma individualizada. 

E se você leu até aqui e gostaria de ter acesso a mais conteúdos sobre saúde, longevidade e alimentação saudável, abaixo você encontra os links para minhas redes sociais. Lá eu compartilho diariamente conteúdos relacionados a todos esses temas e muito mais!

Minha página no Facebook | Meu perfil no Instagram