Você está visualizando atualmente O que é e como alcançar a longevidade saudável

O que é e como alcançar a longevidade saudável

Que bom que você está interessado em entender e buscar a sua longevidade saudável. Posso te garantir que não há perdas nesse processo, só ganhos em todos os aspectos da vida.

Ah, e já adianto que o conceito de longevidade vai muito além de uma vida sem doenças ou então com pouquíssimo uso de remédios e uma longa expectativa de vida.

A saúde é o ponto chave, mas é preciso buscar o equilíbrio entre vários aspectos, como físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Tudo gira em volta da busca da qualidade de vida!

Se você quiser saber o que é e como alcançar a longevidade saudável, leia o artigo até o final.

O termo “Longevidade saudável”

A longevidade saudável é fruto de uma atitude preventiva e intervencionista quando o assunto é nossa saúde e bem-estar.

Afinal, do que adiantaria chegar aos 100 anos sem a capacidade física e mental de aproveitar cada momento da vida?

Para isso, é necessária uma mudança de atitude, saindo de uma posição passiva para a ativa. É parar de esperar e agir. Mas como agir?

A verdade é que não temos controle sobre algumas coisas que acontecem conosco, mas podemos fazer muitas coisas para garantir uma boa saúde durante toda a vida. 

Por isso, não importa a sua idade, é sempre hora de cuidar do seu corpo e da sua mente para ter uma longevidade saudável. Quer descobrir como envelhecer cheio de energia e saúde?

Separei 5 dicas importantíssimas e que você pode começar a aplicar já:

1 – Alimente-se bem.

A maneira como você se alimenta é um dos fatores externos que exerce mais influência na sua saúde ao longo da vida.

Os efeitos de uma alimentação inadequada, tanto por excesso quanto por déficit de nutrientes, são extremamente prejudiciais. 

Ou seja, quando comemos de uma forma equilibrada e saudável, com ingestão calórica correta, rica em nutrientes, com uma alta ingestão de fibras e agua, nós favorecemos a nossa saúde e longevidade. 

Enquanto uma dieta desregulada e hipercalórica acelera o processo oxidativo e o envelhecimento das nossas células.

Anote aí: alimentação adequada é aquela que fornece ao organismo os nutrientes necessários para a manutenção, reparo e crescimento dos tecidos, sem que haja excesso no consumo alimentar.  

2- Durma bem

O sono é imprescindível para manter a saúde. E já falei sobre isso no meu outro artigo ”A importância do sono reparador para o bom funcionamento do corpo”.

Isso porque durante a noite são produzidos hormônios importantes para o metabolismo, inclusive para o apetite. 

Além disso, a pressão arterial é regulada, a memória é arquivada e diversas outras funções acontecem.

Dessa forma, a privação do sono compromete o estado geral de uma pessoa, além de deixá-la de mau humor, irritada e com baixa produtividade durante o dia.

Leia também: 4 benefícios da melatonina, o hormônio do sono.

3 – Faça exercícios físicos

Básico do básico para uma boa saúde global. A prática de atividades físicas é muito importante em qualquer idade e não importa se você ainda não pratica nada, nunca é tarde para iniciar. 

Realizar apenas 30 minutos de exercícios por dia já é o suficiente para elevar a qualidade de vida. Isso porque a prática de exercícios é capaz de melhorar a saúde de maneira geral.

4 – Faça o manejo do estresse

Na realidade que estamos inseridos, é difícil fugir de episódios estressantes no nosso dia a dia. Por isso é muito importante aprender a manejar esse estresse e não deixar que esse tipo de episódio se torne recorrente.

Treinar nossa capacidade de resiliência, praticar momentos de relaxamento profundo, praticar um hobby e entender qual é o agente estressor vai ajudar o corpo com sua capacidade de autorregulação, eliminando o estresse crônico e desnecessário.

Dormir bem e praticar atividades físicas também são incríveis controladores de estresse. é o combo perfeito.

Leia também: A relação entre o estresse e doenças do coração.

5 – Mantenha seus check-up em dia

Check-ups médicos são uma forma de prevenção e autocuidado, devendo ser feito por homens e mulheres, principalmente após os 35 anos de idade.

Nele, são feitos diversos exames básicos, dependendo da saúde da pessoa, sua idade, suas doenças já conhecidas e do médico.

Portanto, esse é um método muito eficaz para encontrar doenças em sua fase inicial, diagnosticá-las e tratá-las sem grandes prejuízos. 

Além disso, pode-se prevenir o aparecimento de outras doenças apenas corrigindo o que o exame aponta como insuficiente.

Lembre-se: prevenir é sempre melhor do que remediar.

Conclusão

A longevidade saudável deve ser uma busca constante e um propósito na vida de todos nós. 

Portanto, usar artifícios básicos como os que citei para manter o seu corpo saudável é o mínimo que você pode fazer por você e pelas pessoas que te querem bem.

Faça a sua parte e busque ajuda caso o seu corpo emite sinais de que algo está errado. A longevidade saudável e a qualidade de vida só dependem de você.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil a você. Estou sempre nas minhas redes sociais compartilhando conteúdos exclusivos sobre saúde e longevidade saudável. Me acompanhe por lá!