4 benefícios da melatonina, o hormônio do sono

Você já ouviu falar nos benefícios da melatonina mas não faz ideia do que se trata? Saiba que você faz mais uso dela do que imagina. Afinal, a melatonina é o hormônio do sono.

Infelizmente, com o passar do tempo nosso corpo diminui essa produção natural.

Por isso, se você já passou dos 40 anos e percebeu episódios mais frequentes de insônia, provavelmente esta é a razão.

Por estar totalmente relacionada ao sono, e o bom sono é um dos determinantes de uma boa qualidade de vida, a melatonina passou a ser produzida em uma versão sintética e comercializada como suplemento.

Enfim, temos muito o que aprender sobre as funções deste importante hormônio. Vamos juntos nesse artigo?

O que é a melatonina?

Este hormônio é produzido pela glândula pineal. Porém, o detalhe é que essa glândula só é ativada quando não há estímulos luminosos, ou seja, a produção de melatonina só ocorre à noite.

Por isso, a melatonina também é conhecida como hormônio do sono, por se tratar de um hormônio que o nosso corpo produz naturalmente e uma de suas funções básicas é nos induzir a dormir. 

Além disso, a melatonina é um hormônio ligado ao ciclo circadiano (período de 24 horas sobre o qual se baseia o nosso ciclo biológico, sendo influenciado principalmente pela variação de luz). 

Ou seja, a melatonina influencia na forma como o organismo organiza suas funções tanto quando estamos acordados e durante o momento do sono.

Benefícios da Melatonina

Como podemos perceber, a melatonina vai muito além de um simples hormônio que nos faz dormir. Por isso vamos conhecer 5 fatos e benefícios sobre esse hormônio tão poderoso.

Melhora a qualidade do sono

Novidade para ninguém, não é? É um dos pontos principais que viemos falando até agora. 

A melatonina contribui para uma melhor qualidade do sono e ajuda a tratar a insônia.

Isso porque ela aumenta o tempo total de sono e diminui o tempo necessário para adormecer em crianças e adultos.

Automaticamente, com o nascer do sol e a volta da claridade, a glândula pineal reduz a sua produção de melatonina, o que sinaliza ao nosso corpo que é o momento de acordar.

Leia também: A importância do sono reparador para o bom funcionamento do corpo

Possui ação antioxidante e imunológica

A melatonina é um poderoso antioxidante, pois protege a célula dos radicais livres produzidos no metabolismo. 

Devido a esse efeito, ainda contribui para o fortalecimento do sistema imune, às vezes com ações estimuladoras da função imune, outras com função anti inflamatória, ajudando a prevenir diversas doenças.

Estudos prévios ainda sugerem que o hormônio tem também funções anti-virais, antibióticas e anti-parasitárias.

Assim, a melatonina pode ser indicada para auxiliar no tratamento e prevenção do glaucoma, retinopatia, degeneração macular, enxaqueca, fibromialgia, câncer de mama e de próstata e Alzheimer, por exemplo.

Reduz a acidez do estômago

Para pessoas que sofrem de azia, a melatonina pode contribuir para a redução da produção de ácido no estômago,

Além disso, para pacientes que sofrem de refluxo gastroesofágico, esse hormônio também contribui para a diminuição da produção de óxido nítrico. Substância que induz o relaxamento do esfíncter do esôfago, assim reduzindo o refluxo gastroesofágico.

Ajuda a melhorar a depressão sazonal

A depressão sazonal é um tipo de depressão que acontece durante o período de inverno. Dias mais curtos e a sua falta de luminosidade são alguns dos principais motivos que influenciam a alteração do humor e o seu surgimento.  

Essa depressão provoca sintomas tradicionais como tristeza, sono em excesso, aumento do apetite e dificuldade de concentração.

Ué, mas a pessoa já apresenta mais sono, o que a melatonina tem a ver com isso? 

Nestes casos, a ingestão de melatonina entra para regular o ritmo circadiano, que citamos anteriormente, organizando o organismo do paciente e diminuindo os sintomas da doença.

Conclusão

A melatonina é importantíssima para o nosso corpo, visto que influencia em vários fatores, incluindo o nosso sono.

Por isso, se você apresenta dificuldades para dormir, insônia, ou sono muito leve, consulte um médico. É normal a produção de melatonina diminuir ao longo da vida e em alguns casos é necessário suplementar.

Outra possibilidade para aumentar a concentração de melatonina no organismo é através da alimentação! Consumir alimentos que contribuam para a sua produção, como arroz integral, banana, nozes, laranja e espinafre.

Leia também: Quando suplementar a melatonina?

Espero ter esclarecido um pouco sobre a melatonina e seus benefícios! Me acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos exclusivos sobre saúde e longevidade saudável.