Você está visualizando atualmente Quando suplementar a melatonina?

Quando suplementar a melatonina?

Nosso corpo produz naturalmente a melatonina. E por isso, é comum as pessoas que sofrem com distúrbios do sono pensarem que suplementar a melatonina pode ser uma solução

Diante da descoberta de seus benefícios para o sono, ela passou a ser produzida artificialmente. E pessoas, principalmente nos Estados Unidos e Europa, passaram consumi-la. A ideia é de que seu uso melhore o sono. Mas, ainda pairam muitas dúvidas sobre sua suplementação.

E para explicar sobre esse hormônio, e se suplementar a melatonina pode ser uma boa opção, preparei esse artigo. Confira!

O que é a melatonina?

A melatonina é um hormônio natural. Ela é produzida pela glândula pineal no cérebro e depois liberada na corrente sanguínea. A escuridão faz com que a glândula pineal comece a produzir melatonina, enquanto a luz faz com que essa produção pare. 

Como resultado, a melatonina ajuda a regular o ritmo circadiano e sincronizar nosso ciclo sono-vigília com a noite e o dia. Ao fazer isso, facilita a transição para o sono e promove um descanso consistente e de qualidade durante a noite.

A melatonina criada dentro do corpo é conhecida como melatonina endógena, mas o hormônio também pode ser produzido externamente. Ou seja, a melatonina exógena é normalmente feito sinteticamente em laboratório. Nesse sentido, tem a função de suplementar a melatonina produzida no corpo.

Suplementar a melatonina melhora o sono?

Está bem estabelecido que a melatonina produzida pelo corpo desempenha um papel fundamental na obtenção de um sono de qualidade. Por isso, é natural considerar que os suplementos de melatonina podem ser usados ​​para tratar as dificuldades de sono.

As pesquisas feitas até agora mostraram que os suplementos de melatonina podem ser úteis em certas situações para adultos e crianças.

Melatonina em Adultos

Em adultos, as pesquisas descobriram que os benefícios potenciais mais claros da melatonina são para pessoas que têm problemas de sono relacionados. Tais como o Transtorno da Fase Vigília-Sono e jet lag.

O transtorno é um distúrbio do ritmo circadiano em que o horário de sono de uma pessoa é alterado, causando dificuldades em dormir. Para pessoas com essa programação, pode ser difícil dormir o suficiente se houver obrigações, como trabalho ou escola, que os obriguem a acordar cedo pela manhã. 

Estudos indicam que baixas doses de melatonina tomadas antes da hora de dormir desejada podem ajudar pessoas que sofrem com esse transtorno a ajustar seu ciclo de sono.

Por sua vez, o jet lag pode ocorrer quando uma pessoa viaja rapidamente em vários fusos horários. Isso desalinha o relógio interno de seu corpo com o ciclo dia-noite local. As evidências apontam para suplementos de melatonina como potencialmente auxiliares para reiniciar o ciclo sono-vigília e melhorar o sono em pessoas com jet lag.

Os trabalhadores que trabalham à noite muitas vezes lutam com dificuldades de sono relacionadas a um ritmo circadiano desalinhado. Os estudos da melatonina em trabalhadores por turnos tiveram resultados inconclusivos, embora algumas pessoas relatem um benefício.

Benefícios

Há um debate sobre se a melatonina é benéfica em adultos saudáveis ​​que têm insônia, uma condição persistente marcada por dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo. 

As pesquisas existentes não são conclusivas. Alguns especialistas estão revisando encontrar alguma evidência a favor da melatonina, enquanto organizações como a Academia Americana de Medicina do Sono (AAMS) concluíram que há não há suporte científico suficiente para a melatonina na redução da insônia.

Para a maioria dos adultos, a melatonina tem poucos efeitos colaterais notáveis. Portanto, mesmo quando seus benefícios podem não estar claramente estabelecidos, algumas pessoas com problemas de sono podem se inclinar a experimentá-la. 

A melhor prática é consultar um médico e ter uma conversa aprofundada sobre os benefícios e riscos antes de tomar melatonina.

Melatonina em Crianças

A melatonina pode ser útil em crianças com problemas de sono. Várias pesquisas indicaram que a melatonina pode ajudar crianças a adormecer mais rapidamente. 

Também pode melhorar seu tempo total de sono. Por exemplo, as evidências de pequenos estudos indicaram que a melatonina pode ser especialmente útil em crianças. Em especial aquelas com certas condições, incluindo epilepsia e alguns distúrbios do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Quase todas as revisões da ciência existente reconhecem que pesquisas adicionais serão necessárias para esclarecer questões-chave sobre o uso de melatonina em crianças. Isso inclui dosagem ideal e a duração do uso, bem como os riscos de efeitos colaterais de longo prazo.

LEIA TAMBÉM>>> Como tratar problemas respiratórios melhora seu sono

Etapas adicionais para melhorar o sono

Pessoas com problemas de sono podem se beneficiar tomando medidas para desenvolver hábitos de sono saudáveis. Mesmo que suplementar a melatonina ofereça alívio, melhorar suas rotinas de sono e o ambiente podem promover uma melhoria duradoura da qualidade do sono.

Por isso, conversar com um médico também pode ajudar a revelar se uma pessoa tem um distúrbio do sono latente. Por exemplo, levantar problemas de sono insuficiente ou sonolência excessiva pode revelar um problema como a apneia do sono

Portanto, suplementar a melatonina precisa considerar diversos aspectos, que apenas seu médico saberá informar com precisão. E se gostou do artigo, me siga também nas redes sociais. Em meus canais no Facebook, Instagram e YouTube estou sempre compartilhando informações para sua melhor qualidade de vida.

Um abraço e até a próxima!