Você está visualizando atualmente Os efeitos da falta de vitamina D no corpo

Os efeitos da falta de vitamina D no corpo

A falta de vitamina D no corpo pode afetar uma série de funções corporais. As deficiências podem surgir se uma pessoa não ingerir vitamina D suficiente ou sua pele tiver uma capacidade prejudicada de sintetizá-la a partir do Sol.

Uma pessoa também pode se tornar deficiente se o corpo não for capaz de absorver a vitamina ou convertê-la em sua forma ativa no fígado e nos rins. Níveis baixos de vitamina D podem levar a uma série de problemas, especialmente relacionados aos ossos e músculos.

No artigo abaixo, detalho quais as consequências da falta de vitamina D no corpo, e como fazer para corrigir isso. Siga a leitura e confira!

Efeitos da falta de vitamina D

Os efeitos da falta de vitamina D incluem dor óssea, fraqueza muscular, fadiga e alterações de humor.

Muitas pessoas não apresentam sintomas de deficiência de vitamina D ou podem se queixar apenas de sintomas vagos, como cansaço ou dores gerais.

Mas como os sintomas da deficiência de vitamina D são muitas vezes muito inespecíficos ou vagos, o problema geralmente é ignorado.

O diagnóstico é mais facilmente alcançado em deficiências graves com alguns dos sintomas clássicos e deformidades ósseas.

Muitas pessoas têm baixos níveis de vitamina D, mas não o suficiente para serem classificadas como deficientes na vitamina.

Se seus níveis de vitamina D estiverem acima dos níveis deficientes, mas ainda abaixo do normal, você ainda deve aumentar sua vitamina D, mesmo que não tenha sintomas.

Leia também::: Ovo: os benefícios do segundo alimento mais completo do mundo

Causas da deficiência de vitamina D

A ingestão diária de vitamina D que uma pessoa precisa para que seu corpo funcione de maneira ideal depende de fatores como idade, peso, cor da pele e saúde geral.

As pessoas cujos corpos requerem uma maior ingestão de vitamina D correm maior risco de apresentar deficiência de vitamina D.

Ser uma criança ou uma pessoa idosa, ser obeso, ter a pele mais escura e/ou ter uma condição de saúde que comprometa a capacidade de absorver as vitaminas adequadamente (como doença celíaca ou doenças inflamatórias intestinais) são fatores que podem aumentar a quantidade diária de vitamina D um indivíduo requer.

Fatores que aumentam a probabilidade de ser afetado pela deficiência de vitamina D incluem:

• Viver em regiões onde há pouco sol durante todo o ano
  • Ter a pele mais escura (quanto mais pigmentada a pele de uma pessoa, melhor ela é capaz de produzir melanina, que absorve a radiação UVB e reduz a síntese de vitamina D)
  • Usar protetor solar de alto fator
  • Passar a maior parte do tempo dentro de casa
  • Má absorção como resultado de condições como a doença celíaca, que impedem a absorção normal de nutrientes
  • Evitar alimentos que fornecem uma fonte de vitamina D, como peixes gordurosos e laticínios
  • Ser obeso
  • Ser idoso

A principal fonte de vitamina D é a exposição à radiação solar UVB. Quando o corpo é exposto à luz solar, pode fabricar vitamina D a partir do colesterol, uma substância gordurosa sintetizada pelo fígado e encontrada em alguns alimentos.

A saber, qualquer coisa que reduza o acesso de uma pessoa à radiação solar UVB comprometerá a capacidade do corpo de fabricar níveis suficientes de vitamina D, causando deficiência de vitamina D.

Como é o diagnóstico da falta de vitamina D?

Se houver suspeita de deficiência de vitamina D, é importante consultar um médico para confirmar o diagnóstico. Dessa forma, ele poderá iniciar o tratamento o mais rápido possível e corrigir os problemas decorrentes da deficiência.

Não é prática médica padrão rastrear pessoas assintomáticas para deficiência de vitamina D. Portanto, é comum que as pessoas desconheçam que são deficientes em vitamina D, ou que precisam tomar suplementos, até que comecem a apresentar problemas de saúde relacionados à deficiência de vitamina D, como queda de cabelo, dores ósseas e/ou musculares, fadiga ou depressão.

Para confirmar um diagnóstico suspeito de deficiência de vitamina D, o médico solicitará um exame de sangue, medindo os níveis séricos vitamina D no sangue. Isso determinará se uma pessoa tem níveis suficientes ou insuficientes do nutriente.

Ao diagnosticar a deficiência de vitamina D, um profissional de saúde também avaliará o histórico médico, a dieta e o estilo de vida de uma pessoa.

Além disso, poderá verificar se ela tem um histórico de problemas de saúde que podem estar relacionados à deficiência de vitamina D, como doença hepática crônica ou doença renal crônica. Igualmente, qual a probabilidade eles devem ter acesso a fontes suficientes de vitamina D no dia-a-dia.

Em caso de se verificar a falta de vitamina D no corpo, o médico pode indicar a suplementação. Ela pode variar de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.