Você está visualizando atualmente Os princípios da dieta cetogênica

Os princípios da dieta cetogênica

No mundo das dietas para perda de peso, os planos alimentares com baixo teor de carboidratos e alto teor de proteínas geralmente chamam a atenção. E uma delas é a chamada dieta cetogênica.

Organização Mundial da Saúde estima atualmente que 400 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes – quase meio bilhão de pessoas. Isso ocorre porque comer carboidratos (que se convertem em glicose) aumenta nosso açúcar no sangue, aumenta nossa insulina, leva ao ganho de peso e, eventualmente, a doenças cardíacas e diabetes.

E um dos princípios da dieta cetogênica é eliminar totalmente os carboidratos e consumir apenas proteínas e gorduras, que serão o “combustível” para o nosso corpo.

Para saber mais sobre os princípios da dieta cetogênica, confira o artigo sobre o tema que preparei abaixo!

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é baseada no princípio de que, ao esgotar o corpo de carboidratos, que são sua principal fonte de energia, você pode forçar o corpo a queimar gordura como combustível, maximizando assim a perda de peso. 

Quando você consome alimentos que contêm carboidratos, o corpo converte esses carboidratos em glicose, ou açúcar no sangue, que é usado como energia.

Como a glicose é a forma mais simples de energia para o corpo usar, ela sempre é usada para energia antes que seu corpo se transforme em gordura armazenada como combustível.

Em uma dieta cetogênica, o objetivo é restringir  a ingestão de carboidratos para que o corpo precise quebrar a gordura para obter energia. 

Quando isso ocorre, a gordura se quebra no fígado, produzindo  cetonas, que são subprodutos do seu metabolismo. Essas cetonas são servem para alimentar o corpo na ausência de glicose.

Leia também::: 5 alimentos que pioram o TDAH

Benefícios da dieta cetogênica

Uma dieta cetogênica – ou dieta cetogênica – é uma dieta pobre em carboidratos e rica em gordura. Pode ser eficaz para perda de peso e certas condições de saúde, como mostram muitos estudos.

Uma dieta cetogênica é especialmente útil para perder o excesso de gordura corporal sem fome e para melhorar o diabetes tipo 2 ou a síndrome metabólica.

Por isso, comer uma dieta cetogênica reduz os níveis de insulina, muitas vezes drasticamente, o que pode ajudá-lo a acessar suas reservas de gordura corporal para obter energia.

Muitos estudos mostram perda de peso significativa no ceto, sem ter que contar calorias. As dietas cetogênicas podem ter outros efeitos positivos para a saúde, como reduzir os níveis de açúcar no sangue.

A insulina é um hormônio que permite que seu corpo use ou armazene açúcar como combustível. As dietas cetogênicas fazem você queimar esse combustível rapidamente, então você não precisa armazená-lo. 

Isso significa que seu corpo precisa – e produz – menos insulina. Esses níveis mais baixos podem ajudar a protegê-lo contra alguns tipos de câncer ou até mesmo retardar o crescimento de células cancerígenas. Mais pesquisas são necessárias sobre isso, no entanto.

Boa para o coração

Parece estranho que uma dieta que exige mais gordura possa aumentar o colesterol “bom” e diminuir o colesterol “ruim”, mas as dietas cetogênicas estão ligadas exatamente a isso. 

Pode ser porque os níveis mais baixos de insulina resultantes dessas dietas podem impedir que seu corpo produza mais colesterol. 

Além disso, isso significa que é menos provável que você tenha hipertensão arterial, artérias endurecidas, insuficiência cardíaca e outras doenças cardíacas. 

Não está claro, no entanto; quanto tempo esses efeitos duram. Ou seja, ainda são necessários mais estudos para comprovar tal eficácia.

Leia mais::: Ovo: os benefícios do segundo alimento mais completo do mundo

O que saber antes de começar

Antes de iniciar qualquer dieta, é importante consultar um médico, principalmente pessoas com problemas de saúde, idosos, grávidas, em uso de medicamentos e que têm um trabalho de alta intensidade e dependem de alerta mental ou esforço físico.

Afinal, cada dieta tem suas particularidades e que precisam de análise antes do seu início. Inclusive, como cada organismo é único, isso também precisa ser considerado antes do início de cada dieta mais restritiva.

Espero que tenham compreendido os princípios da dieta cetogênica e, para compreender um pouco mais sobre o tema, confira também o vídeo que preparei para o meu canal do Youtube. É só dar o play abaixo!