Você está visualizando atualmente Testosterona e a saúde do coração: qual é a relação?

Testosterona e a saúde do coração: qual é a relação?

O hormônio testosterona é muito mais importante do que apenas proporcionar “características masculinas”. Mas qual será a relação entre a testosterona e a saúde do coração?

Com o passar da idade, principalmente após os 30 anos, o homem começa a reduzir a produção desse importante hormônio.

Assim como, pelos mais diversos motivos, muitos começam a suplementação sem acompanhamento médico.

Em síntese, diversos estudos relacionam a deficiência e também o excesso de testosterona com o aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Vamos entender melhor no artigo abaixo:

O que é a testosterona

A testosterona é um hormônio masculino produzido nos testículos e responsável especificamente pela diferenciação sexual.

A ação da testosterona está tradicionalmente relacionada ao desejo e potência sexual masculina, mas também tem atuação em diversos órgãos e sistemas no organismo.

Seu declínio está relacionado às alterações físicas e psíquicas nos homens, associado principalmente ao envelhecimento.

Qual a relação com a saúde do coração?

A testosterona pode influenciar diretamente na saúde cardíaca tanto quando se apresenta em altos índices quanto quando está em baixa.

Leia também: Os 7 melhores alimentos do mundo para a saúde.

Quando a testosterona está abaixo do normal:

É perfeitamente normal que a testosterona em homens de mais de 30 anos apresente declínios em seus níveis. Na verdade, esse declínio segue até o fim da vida.

Os sintomas mais comuns a serem apresentados são o decréscimo da pulsão sexual, disfunção erétil, depressão do humor e dificuldades com a concentração e memória.

Além disso, recentemente foi descoberto que a deficiência da testosterona pode estar relacionada com o aumento do risco de desenvolvimento de algumas doenças cardíacas.

Isso porque, a testosterona age diretamente na musculatura cardíaca, mantendo-a forte.

Além disso, ela atua no metabolismo, reduzindo, por exemplo, os níveis de gordura e elevando a sensibilidade do corpo à insulina.

Estes fatores minimizam os riscos cardiovasculares, protegendo o organismo do paciente de um possível acidente vascular e infarto.

Quando a testosterona está acima do normal:

Um estudo feito tanto com homens de várias idades, mostrou um risco aumentado de derrame e infarto como resultado da reposição hormonal de testosterona sem controle médico.

É claro que existe a necessidade de se utilizar a reposição do hormônio em homens com baixa quantidade de testosterona. Como em portadores de doenças genéticas, no uso de quimioterapia, nas doenças endócrinas ou apenas o simples ganho de massa.

Entretanto, o segredo para o sucesso dessa suplementação é estar sempre sob o controle médico.

A utilização da testosterona sem indicação definida, apenas para ganho de massa muscular ou para rejuvenescimento, pode trazer consequências gravíssimas.

O estudo que citei anteriormente mostrou 30% do aumento do risco de derrames, infarto do miocárdio e morte dos pacientes que usaram o hormônio.

Cuide-se!

Sabemos que culturalmente os homens costumam ir menos ao médico e optar muitas vezes pela automedicação. Mas é fato que esse é um costume que deve ser deixado de lado o quanto antes.

A saúde masculina demanda atenção completa, inclusive quando se trata “apenas” de uma nova suplementação, que de cara parece simples.

Hormônios são coisa séria e precisam estar em harmonia para que o corpo funcione bem.

Se você acredita que precisa suplementar testosterona, seja qual for o motivo, procure seu médico e faça isso com segurança.

Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre a síndrome pós-covid.

Me acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos exclusivos sobre saúde e longevidade saudável.

Até breve,

Dr. Francis Vinicius.