Quem não deseja chegar ao final do dia e tomar uma taça de vinho para relaxar? Essa bebida resultante da fermentação da uva, além de saborosa, é responsável por melhorias em no organismo. Mas você sabe quais os benefícios do vinho para a saúde?
O vinho é o centro da felicidade. Relaxa nossa mente e traz sorrisos para os rostos. Além da felicidade mental, beber álcool pode ser bom para sua saúde física quando se trata de moderar o consumo de vinho.
Todos nós já ouvimos dizer que um copo de vinho aqui e ali é bom, mas como exatamente isso contribui para o corpo? Confira a seguir quais os efeitos do vinho na saúde
Os benefícios e efeitos do vinho na saúde
Os caminhos parecem quase infinitos. Novos estudos parecem estar constantemente apoiando os benefícios para a saúde ao beber vinho de forma moderada. Da diminuição da taxa de mortalidade ao ataque às células cancerígenas, um pouco de vinho no final do dia pode percorrer um longo caminho quando se trata de efeitos benéficos.
Os principais responsáveis pelos efeitos benéficos do vinho no organismo são os polifenóis, por possuírem potente efeito antioxidante e ação antibiótica. E entre esses polifenóis, destaca-se o resveratrol, que possui ação protetora em relação às doenças cardiovasculares.
Além disso, o consumo de vinho está diretamente ligado a benefícios sobre o coração e circulação, digestão, osteoporose, obesidade, entre outros. Mas é sempre bom reforçar: é necessário moderação, com uma ou duas taças de vinho.
1. Contém antioxidantes
Na batalha contra os radicais livres que causam terríveis problemas de saúde como o câncer, o vinho pode ser sua resposta. O vinho está cheio de antioxidantes que atacam os radicais livres quando eles aparecem à espreita. Ao escolher o seu vinho para antioxidantes, prefira o branco.
2. Ele estimula o sistema imunológico
Embora você provavelmente não deva parar de tomar suas vitaminas diárias, beber um copo de vinho diariamente pode dar um impulso ao seu sistema imunológico. O consumo moderado de álcool pode evitar infecções e manter seu sistema imunológico sob controle.
3. Aumenta a densidade óssea
À medida que envelhecemos, nossos ossos ficam mais frágeis. Você pode aumentar sua ingestão de cálcio bebendo leite ou pode fazer um favor a si mesmo e saborear um copo de vinho relaxante. O vinho tinto possui altos níveis de silício, o que é ótimo para a densidade mineral óssea. Aumenta a densidade e reduz a chance de osteoporose.
CLIQUE E VEJA: Relação entre álcool e refluxo
4. Reduz o risco de acidente vascular cerebral
O consumo moderado de vinho – e álcool em geral – pode impedir a coagulação do sangue. O vinho age como um diluente natural do sangue, rompendo qualquer coágulo sanguíneo que possa levar a um derrame. Esse menor risco de coagulação sanguínea é mais benéfico para as mulheres do que para os homens.
O vinho tinto, em particular, contêm fenóis que agem como um afinador do sangue em um aspecto semelhante à aspirina. Um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade John Hopkins descobriu que o resveratrol encontrado nas peles de uvas vermelhas pode proteger contra derrame quando as uvas são transformadas em vinho.
5. Reduz o risco de doença cardíaca
Na batalha contra doenças cardíacas, vale a pena tomar todas as precauções necessárias – especialmente quando se trata de vinho. Os taninos encontrados no vinho tinto contêm procianidinas – fenóis que neutralizam os radicais livres – que demonstraram ser eficazes na prevenção de doenças cardiovasculares.
Mas evite o excesso!
Como você viu, o vinho é responsável por inúmeros efeitos benéficos na saúde, mas seu consumo deve ser moderado. O excesso de álcool no organismo pode ter um efeito mais devastador do que os benefícios que o vinho proporciona.
Os riscos do uso excessivo de álcool incluem:
- Problemas cardíacos
- Derrame
- Doença hepática
- Dano ao fígado
- Condições de saúde mental
- Certos cânceres
- Pancreatite
As pessoas também podem apresentar intoxicação e transtorno por uso de álcool. Mesmo vinho, independentemente dos possíveis benefícios para a saúde, beber em excesso pode fazer mais mal do que bem.
Portanto, muitos dos benefícios associados ao vinho são devidos às propriedades benéficas do resveratrol. Comer uvas e frutas vermelhas pode, portanto, ser uma opção mais saudável.