Ler rótulos dos alimentos pode ser complicado. O motivo principal é as várias informações, nem sempre claras, que eles trazem.
E para quem está preocupado com a saúde e quer saber exatamente o que está comendo, saber ler corretamente os rótulos dos alimentos pode ser um grande diferencial. Afinal, assim é possível saber o que faz bem, e o que deve ser evitado.
Por conta de tantas dúvidas em relação às informações que os rótulos trazem, preparei o artigo abaixo para lhe ensinar como ler corretamente os rótulos dos alimentos. Confira!
Evite ler a parte da frente
Na verdade, na parte da frente dos rótulos estão as informações usadas pela equipe de marketing para tornar o produto atrativo.
Ali pode dizer que ele é saudável, que tem menos sódio, que pode até fazer bem à saúde. Mas será que isso é verdade?
Assim que você aprender a ler corretamente os rótulos dos alimentos, verá que não é bem assim. É por isso que você deve ficar o produto e ler a parte de trás dos rótulos, onde está realmente o que interessa.
A lista de ingredientes
Os ingredientes do produto são listados por quantidade – da maior para a menor quantidade. Isso significa que o primeiro ingrediente é o que o fabricante mais usou.
Uma boa regra é verificar os três primeiros ingredientes, pois eles compõem a maior parte do que você está comendo.
Se os primeiros ingredientes incluem grãos refinados, um tipo de açúcar ou óleos hidrogenados, você pode concluir que o produto não é saudável.
Em vez disso, tente escolher itens que tenham alimentos integrais listados como os três primeiros ingredientes.
Além disso, uma lista de ingredientes com mais de duas a três linhas sugere que o produto é altamente processado.
Leia também::: Ovo: os benefícios do segundo alimento mais completo do mundo
Fique atento às porções
Os rótulos nutricionais também indicam quantas calorias e nutrientes estão em uma quantidade padrão do produto — geralmente uma única porção sugerida.
No entanto, esses tamanhos de porção são frequentemente muito menores do que o que as pessoas consomem de uma só vez.
Por exemplo, uma porção pode ser meia lata de refrigerante, um quarto de biscoito, meia barra de chocolate ou um único biscoito.
Ao fazer isso, os fabricantes tentam fazer os consumidores pensarem que o alimento tem menos calorias e menos açúcar.
Muitas pessoas desconhecem esse esquema de tamanho de porção, assumindo que todo o recipiente é uma única porção, quando na verdade pode consistir em duas, três ou mais porções.
Mas se você estiver interessado em saber o valor nutricional do que está comendo, precisa multiplicar a porção dada no verso pelo número de porções que você consumiu.
Nomes diferentes para o açúcar
O açúcar tem inúmeros nomes – muitos dos quais você pode não reconhecer.
Mas os fabricantes de alimentos usam isso a seu favor, adicionando propositalmente muitos tipos diferentes de açúcar aos seus produtos para ocultar a quantidade real.
Ao fazer isso, eles podem listar um ingrediente mais saudável no topo, mencionando o açúcar mais abaixo. Portanto, mesmo que um produto possa ser ter muito açúcar, ele não aparece necessariamente como um dos três primeiros ingredientes.
Para evitar o consumo acidental de muito açúcar, preste atenção aos seguintes nomes de açúcar nas listas de ingredientes:
- xarope de milho rico em frutose
- dextrano
- etil maltol
- frutose
- galactose
- glicose
- dissacarídeos
- maltodextrina
- maltose
Existem muitos outros nomes para o açúcar, mas estes são os mais comuns. Se você vir algum deles nos primeiros lugares nas listas de ingredientes — ou vários tipos ao longo da lista — então o produto é rico em açúcar adicionado.
Leia também::: Quais são os sintomas do cortisol baixo no corpo?
Prefira alimentos integrais
A melhor maneira de evitar ser enganado pelos rótulos dos produtos é evitar completamente os alimentos processados. Afinal, alimentos integrais não precisam de lista de ingredientes.
Ainda assim, toda vez que você for ao supermercado comprar alimentos, dê uma olhada no rótulo e veja quais os ingredientes que ele possui. Se a lista for muito grande, é sinal de que ele não é nada saudável.
Portanto, espero que agora saiba como ler corretamente os rótulos dos alimentos e, para mais dicas sobre alimentação saudável, medicina integrativa e longevidade, siga também meu canal do Youtube!