Você está visualizando atualmente Qual a relação entre dificuldade de perder peso e desequilíbrio hormonal?

Qual a relação entre dificuldade de perder peso e desequilíbrio hormonal?

O desequilíbrio hormonal faz com que o nosso metabolismo se desregule, o que dificulta a perda de peso. É por isso, por exemplo, que muitas pessoas que seguem em déficit calórico relatam não conseguir perder peso.

Antes de mais nada precisamos entender que perder peso é um processo, o qual não depende exclusivamente de um aspecto único como o déficit calórico. Ou seja, quem busca um emagrecimento efetivo precisa se atentar ao processo como um todo, o que inclui rotina de exercícios, questões relacionadas à saúde mental, genética e também, a saúde metabólica

O que é o desequilíbrio hormonal?

Este termo designa um conjunto de alterações na nossa produção hormonal natural. Por exemplo, podemos apresentar excesso ou falta de algum hormônio, o que causa diversos problemas nas funções básicas do organismo.

E alguns hormônios específicos se conectam diretamente com a dificuldade em perder peso. Dentre eles:

• Insulina
  • Tireoide
  • Cortisol
  • Testosterona
  • Estrogênio

Chamamos os hormônios de “mensageiros do corpo” por eles viajarem pela nossa corrente sanguínea regulando as funções dos tecidos e órgãos. E nós os produzimos nas glândulas endócrinas.

Normalmente, os níveis hormonais flutuam ao longo da vida e podem ser apenas o resultado do envelhecimento natural, caso do climatério, por exemplo.

Porém, alguns comportamentos que temos podem desregular nossa produção hormonal e afetar diretamente o emagrecimento.

Você pode gostar também::: Como identificar distúrbios hormonais?

Qual a relação entre dificuldade de perder peso e desequilíbrio hormonal?

Um caso muito comum de dificuldade de perder peso associada ao desequilíbrio hormonal é o hipotireoidismo. Condição que nos impede de produzir hormônios da tireoide suficientes e atrapalha na perda de peso.

Isso acontece porque o hipotireoidismo causa lentidão no intestino, falta de energia e principalmente, lentidão no metabolismo.

Outro tipo de desequilíbrio hormonal muito comum é ocasionado pelo climatério. Nesse sentido, a diminuição do estrogênio no corpo resulta em maior acúmulo de gordura corporal. E isso, combinado aos outros sintomas do climatério, podem tornar a perda de peso um verdadeiro desafio.

Já condições como o estresse excessivo aumentam os nossos níveis de cortisol no organismo, o que também causa uma desaceleração das funções metabólicas. Mesmo caso de outros hormônios como a testosterona e o cortisol.

O que causa o desequilíbrio?

O desequilíbrio hormonal tem diversas razões para acontecer, as quais variam dependendo de quais glândulas são afetadas.

Nesse sentido, a melhor forma de evitar o desequilíbrio hormonal é apostar em um estilo de vida que busque cuidar da saúde mental e física. Ainda, doenças autoimunes como a doença de Hashimoto também ocasionam desordem na produção de hormônios.

Alguns medicamentos também podem prejudicar nossa saúde hormonal, como alguns remédios usados no tratamento da diabetes, anticoncepcionais e antidepressivos.

Muitas vezes eu vejo pessoas tratando diversos tipos de sintomas sem realmente buscar a raiz desses problemas, a qual pode ser a saúde hormonal. E pessoas que têm muita dificuldade em perder peso que, ao invés de buscarem o tratamento adequado, acabam caindo de dietas “milagrosas”. Esse tipo de comportamento pode fazer uma pessoa desistir de cuidar da sua saúde.

É por isso que eu tenho como minha missão profissional facilitar o seu acesso a informações corretas sobre sua saúde. E se você quer saber mais sobre saúde metabólica, emagrecimento e longevidade saudável ou tem alguma dúvida, o link para agendar uma consulta comigo está logo abaixo!