Você está visualizando atualmente Metabolismo lento x ganho de peso: qual a relação?

Metabolismo lento x ganho de peso: qual a relação?

Se você já teve problemas com os números na balança, provavelmente culpou seu metabolismo. Mas qual é exatamente a relação entre metabolismo lento x ganho de peso? E como isso funciona?

O termo metabolismo se refere a todos os processos do corpo que usam energia. Mas a palavra é mais comumente usada quando falamos sobre peso. 

Por exemplo, quando alguém diz: “Tenho um metabolismo rápido” ou “Tenho um metabolismo lento”, geralmente está se referindo à capacidade de perder peso ou manter um peso normal.

Porém, o que pouca gente sabe é que a maioria das pessoas pode aumentar ou diminuir a taxa de queima de calorias ao longo do dia. Mas muitas não sabem como. Ficou interessado em saber? Então confira o artigo abaixo!

O que é metabolismo?

O metabolismo ou taxa metabólica é definido como o processo pelo qual seu corpo converte o que você come e bebe em energia. 

Durante esse processo, as calorias dos alimentos e bebidas são combinadas com o oxigênio para liberar a energia de que seu corpo precisa para funcionar. 

Entretanto, mesmo quando você está em repouso, seu corpo precisa de energia para todas as suas funções “ocultas”, como respiração, circulação do sangue, ajuste dos níveis hormonais e crescimento e reparo de células. 

O número de calorias que seu corpo usa para realizar essas funções básicas é conhecido como taxa metabólica basal (TMB). Sua TMB é parcialmente determinado pelos genes que você herda.

Outros fatores determinam sua TMB individual, tais como:

Tamanho e composição corporal

Pessoas que são maiores ou têm mais músculos queimam mais calorias, mesmo em repouso.

Sexo

Os homens geralmente têm menos gordura corporal e mais músculos do que as mulheres da mesma idade e peso, o que significa que eles queimam mais calorias.

Idade

Conforme você envelhece, a quantidade de músculo tende a diminuir e a gordura é 

responsável por uma parte maior do seu peso, diminuindo a queima de calorias.

Processamento de alimentos (termogênese)

Além disso, digerir, absorver, transportar e armazenar os alimentos que você consome também consome calorias. Por exemplo, cerca de 10% das calorias dos carboidratos e proteínas que você ingere são usadas durante a digestão e absorção dos alimentos e nutrientes.

Atividade física

Aliás, a atividade física e os exercícios, como jogar futebol, ir até a loja, correr atrás do cachorro e qualquer outro movimento, são responsáveis ​​pelo restante das calorias que seu corpo queima a cada dia. A atividade física é de longe o fator mais variável que determina quantas calorias você queima por dia.

Leia também::: Bebidas alcoólicas atrapalham o emagrecimento?

Seu corpo é um motor

Uma maneira de pensar sobre o metabolismo é ver seu corpo como um motor de carro que está sempre funcionando. 

Quando você está sentado quieto ou dormindo, seu motor está ligado como um carro em um semáforo. Uma certa quantidade de energia está sendo queimada apenas para manter o motor funcionando. 

Claro, para os humanos, a fonte de combustível não é a gasolina. São as calorias encontradas nos alimentos que comemos e nas bebidas que bebemos — energia que pode ser usada imediatamente ou armazenada (especialmente na forma de gordura) para uso posterior.

A velocidade com que o “motor” do seu corpo funciona, em média, determina quantas calorias você queima. Se o seu metabolismo estiver “alto” (rápido), você vai queimar mais calorias em repouso e durante a atividade. 

Um metabolismo elevado significa que você precisará ingerir mais calorias para manter o peso. Essa é uma das razões pelas quais algumas pessoas podem comer mais do que outras sem ganhar peso. 

Uma pessoa com metabolismo lento queima menos calorias em repouso e durante a atividade. Portanto, tem que comer menos para evitar o excesso de peso.

Metabolismo é a chave do peso?

Parte da verdade e parte do mito é que o metabolismo é a chave para o peso. A crescente onda de obesidade neste mundo não pode ser atribuída inteiramente a uma tendência hereditária de ter um metabolismo lento. 

Algo ambiental (mudanças na dieta e poucos exercícios físicos) são os culpados muito mais prováveis.

Independentemente de seu metabolismo ser rápido ou lento, nossos corpos são projetados para armazenar o excesso de energia nas células de gordura. 

Portanto, se você comer e beber mais calorias do que o seu corpo gasta, você ganhará peso. Por outro lado, se você comer e beber menos calorias do que as queimadas nas atividades diárias (incluindo exercícios, descanso e sono), você perderá peso. 

Nossos corpos também são programados para sentir a falta de comida como fome. Em resposta, nossa TMB desacelera, o que significa menos calorias queimadas ao longo do tempo. Essa é uma das razões pelas quais perder peso costuma ser difícil.

Leia também::: Jejum intermitente faz perder a massa muscular?

Queime calorias para perder peso

Embora você não tenha muito controle sobre a velocidade de seu metabolismo basal, pode controlar quantas calorias queima por meio de seu nível de atividade física. 

Quanto mais ativo você for, mais calorias você queima. Na verdade, algumas pessoas que dizem ter um metabolismo rápido são provavelmente apenas mais ativas — e talvez inquietas mais — do que outras.

Você pode queimar mais calorias com:

Exercícios físicos regulares

Igualmente, o exercício aeróbico é a forma mais eficiente de queimar calorias e inclui atividades como caminhar, andar de bicicleta e nadar. Ou seja, como meta geral, inclua pelo menos 30 minutos de atividade física em sua rotina diária. 

Se você deseja perder peso ou atingir metas específicas de condicionamento físico, pode ser necessário aumentar ainda mais o tempo gasto em atividades físicas. 

Treinamento de força

Em princípio, os especialistas recomendam exercícios de treinamento de força, como levantamento de peso, pelo menos duas vezes por semana. O treinamento de força é importante porque ajuda a neutralizar a perda muscular associada ao envelhecimento. 

E como o tecido muscular queima mais calorias do que o tecido adiposo, a massa muscular é um fator chave na perda de peso.

Estilo de vida

Qualquer movimento extra ajuda a queimar calorias. Procure maneiras de caminhar e se movimentar alguns minutos a mais a cada dia do que no dia anterior. 

Além disso, subir escadas com mais frequência e estacionar mais longe são maneiras simples de queimar mais calorias. Ou seja, até atividades como jardinagem, lavar o carro e tarefas domésticas queimam calorias e contribuem para a perda de peso.

Componente genético

Quando se trata de peso, o metabolismo é importante e tem um componente genético. Se você pode alterar sua taxa metabólica, no entanto, é uma questão de considerável debate. 

Sobretudo, você pode mudar a forma como equilibra as calorias ingeridas em relação às queimadas durante a atividade física, o que pode alterar seu peso.

Portanto, não existe uma maneira fácil de perder peso. Ou seja, a atividade física e a dieta balanceada seguem como base para a perda de peso. Ingira menos calorias do que queima e perde peso.

Por isso, ao invés de jogar a culpa no metabolismo lento por seu excesso de peso, exercite-se e queime mais calorias. Uma vida ativa é o melhor caminho para se ter qualidade de vida!

Por fim, se gostou do artigo sobre metabolismo lento x perda de peso, confira o vídeo que gravei para meu canal sobre alimentos que aceleram o metabolismo. É só dar o play abaixo!